Publicado em: 18/09/2019 09:32 - Atualizado em: 18/09/2019 11:02

Odontologia oferece disciplina de Harmonização facial e Implantodontia

Posteriormente o procedimento de harmonização orofacial estará disponível na Clínica Odontológica do Ceulp/Ulbra


Por Raabe Andrade - Estagiária de Jornalismo

É inevitável, quando se fala em dentista a maior parte das pessoas pensa imediatamente no profissional que faz obturações, arranca dentes e coloca aparelho. Porém as habilitações de um cirurgião dentista vão muito além dos cuidados bucais básicos. A cada dia a odontologia se especializa e se aproxima mais da estética facial, especialmente no campo da harmonização orofacial.

 

Essa é uma técnica que busca trazer equilíbrio não só ao sorriso, mas a todas as proporções do rosto, corrigindo assimetrias e produzindo um aspecto de rejuvenescimento. Para conseguir esses efeitos, pode ser realizada a aplicação da toxina botulínica, o famoso “botox”, o preenchimento facial, a escultura labial e a bichectomia, sempre obedecendo a uma rigorosa avaliação, que leva em conta o formato do rosto, a estrutura das arcadas dentárias e os anseios do paciente.

 

De início, um cirurgião dentista aplicando “botox” pode parecer inusitado, mas deve-se levar em conta que ele é o profissional responsável por toda a região da face, cabeça e pescoço. Então ele não apenas pode fazer a aplicação (direito assegurado pela RESOLUÇÃO CFO-198/2019), como também seria o profissional mais qualificado para isso, em virtude de seus conhecimentos de anatomia e fisiologia.

         

Além disso, este é um mercado em constante crescimento no Brasil, que pelas estatísticas é o 2° país no ranking de procedimentos estéticos no mundo. Na visão do professor do curso de Odontologia do Ceulp/Ulbra, Igor Fonseca dos Santos, isso ocorre principalmente em função do envelhecimento da população, "hoje a gente tem um público que não pode ser descartado: o da odontogeriatria e eles têm suas demandas estéticas. A maioria deles já é bem resolvido financeiramente, já resolveram sua vida familiar então investem o dinheiro nisso”.

 

Harmonização Orofacial no Ceulp/Ulbra

Em geral, os cursos de Odontologia não costumam oferecer disciplinas voltadas à harmonização e à implantodontia, sendo estas reservadas para as especializações após a graduação. Porém, por entender que este é um mercado importante e em constante crescimento, o Ceulp/Ulbra decidiu incorporar à sua grade curricular a matéria de Implantodontia e Harmonização Orofacial, como disciplina optativa do curso.

 

A disciplina que já tem a sua primeira turma em andamento, é coordenada pelos professores Igor Fonseca dos Santos e Kaohana Thais da Silva, profissionais altamente gabaritados na área e que costumam dar treinamentos e atualizações sobre o assunto.

 

Além da carga teórica da disciplina, os alunos terão atividades práticas simuladas e posteriormente, o procedimento de harmonização orofacial estará disponível na Clínica Odontológica do Ceulp/Ulbra, como os demais procedimentos já oferecidos pela instituição.

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900 Caixa Postal nº 85
Fone: (63) 3219 8000