Ceulp publica 10 artigos em Congresso de Medicina Veterinária

Em breve os trabalhos estarão disponíveis no anais do evento no site

Por Raabe Andrade - Estagiária de Jornalismo – Palmas-TO
25/09/2019 • Atualizado em 25/09/2019 10:35

Todo o trabalho de uma instituição de ensino na formação de seus acadêmicos está pautado em três pilares: ensino, extensão e pesquisa. Esta última é responsável por cada nova descoberta na medicina, pelas inovações tecnológicas que nos rodeiam e pelos significativos avanços da sociedade nos últimos tempos. A pesquisa nos move! E é justamente nela que o curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Luterano de Palmas - Ceulp/Ulbra tem se destacado com seus alunos.

 

Entre os dias 11 e 14 de setembro de 2019, ocorreu o II Congresso Regional de Sanidade Animal e Saúde Pública e XII Semana Acadêmica de Medicina Veterinária da UFT. O evento reuniu pesquisadores de diversos estados da região Norte e Nordeste e teve ao todo 96 trabalhos apresentados. Destes, 10 eram do Ceulp/Ulbra.

 

Todos os 10 trabalhos submetidos e aprovados para o Congresso foram produzidos por nossos alunos, residentes e professores, nas dependências do Hospital Veterinário. Isso demonstra que o Hospital tem servido não apenas para o ensino e atendimento da comunidade, mas tem contribuído para o aperfeiçoamento das ciências, das técnicas e do exercício da Veterinária em nosso país e no mundo. Além disso, oito trabalhos com maior destaque foram selecionados para apresentação oral em auditório e mais uma vez o Ceulp/Ulbra marcou presença, com o trabalho“Revisão Cirúrgica de Fratura em Metáfise Distal de Rádio e Ulna em Cão com a Utilização de Placa em ‘T’”.

 

A professora e orientadora dos alunos nesse Congresso, Thuanny Lopes Nazaret, comenta a importância da pesquisa e da produção científica, “a participação do aluno dentro da instituição precisa deixar de ser voltada apenas para o ensino. Hoje para um aluno entrar numa seleção de residência, ou num mestrado, doutorado, é muito importante que ele tenha trabalhos publicados, um currículo legal e é isso que a gente tem tentado despertar nos alunos do curso. Para que eles possam participar de congressos não apenas assistindo palestras, mas também produzindo”. E a residente do Hospital Veterinário do Ceulp, Laisa Oliveira Mota conclui: “Além de melhorar meu currículo e isso me possibilitar a entrada no mestrado, é também uma forma de adquirir conhecimento. Participar desses eventos agrega valor sempre”.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento