Cursos do Ceulp/Ulbra receberam estrelas no Guia da Faculdade

O projeto é uma parceria entre o ESTADÃO e a startup Quero Educação

09/10/2019 • Atualizado em 09/10/2019 17:38

O Centro Universitário Luterano de Palmas – Ceulp/Ulbra participou da avaliação do Guia da Faculdade Quero | Estadão e 16 cursos da instituição receberam selo de qualidade. Os cursos são classificados de acordo com os seguintes conceitos: 5 estrelas (excelente), 4 estrelas (muito bom), 3 estrelas (bom), não-estrelado.

 

Dos cursos avaliados no Ceulp/Ulbra receberam 5 estrelas Sistemas de Informação, 4 estrelas Ciência da Computação, Direito, Educação Física bacharelado, Educação Física licenciatura, Enfermagem e Psicologia, já com 3 estrelas os cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia de Minas, Farmácia, Fisioterapia e Odontologia.

 

O resultado das avaliações foi disponibilizado na última semana. O Guia da Faculdade utiliza uma metodologia conhecida como “avaliação por pares” para analisar a qualidade de mais de 11 mil cursos superiores em todo o Brasil. Nesse processo, a equipe atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores que atuam no Ensino Superior.

 

Sobre o Guia da Faculdade

O Guia da Faculdade nasceu de uma parceria, fechada no final de 2018, entre o ESTADÃO e uma das principais startups da área educacional do país, a Quero Educação, empresa com sede em São José dos Campos.


No projeto do Guia, coube à equipe da Quero Educação a montagem de todo o processo da avaliação de cursos, incluindo a definição da metodologia utilizada, coleta de informações das instituições de ensino, montagem do banco de avaliadores e tabulação dos dados obtidos. Os resultados finais da avaliação são divulgados com exclusividade pelo Estadão em suas diversas plataformas.

 

Podem participar das avaliações todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação (universidades, centros universitários, faculdades e institutos).

 

Entenda a avaliação

Nem todos os cursos entram no processo de avaliação. Para serem analisados, eles precisam atender aos seguintes critérios: ser presencial; ter a titulação de Bacharelado ou Licenciatura; ter ao menos uma primeira turma com alunos já formados.

 

O coordenador de cada curso que será avaliado recebe um questionário no qual pode apresentar as principais características da sua graduação, com foco em três aspectos: projeto pedagógico - características da proposta de ensino do curso; corpo docente - perfil dos professores vinculados ao curso; infraestrutura - condições de materiais e equipamentos oferecidos.

 

São mais de 6 mil coordenadores e professores do Ensino Superior brasileiro que se cadastraram para atuar como avaliadores do Guia da Faculdade.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento