Seu Pet pode ser um doador de sangue

Programa de Extensão do Hospital Veterinário do Ceulp/Ulbra organiza cadastro de pets doadores

Por Raabe Andrade - Estagiária de Jornalismo – Palmas-TO
15/10/2019 • Atualizado em 15/10/2019 15:05

Além de um gesto de amor, doar sangue é um ato de cidadania, pois uma única doação pode salvar até quatro vidas. Mas você já parou para pensar que os animais também precisam de doação de sangue? Isso mesmo, em alguns casos de anemia grave ou hemorragia, os médicos veterinários precisam recorrer à transfusão de sangue. E nessa hora a doação faz toda a diferença, para aumentar as chances de vida de um pet.

 

Pensando nisso, o Hospital Veterinário do Centro Universitário Luterano de Palmas – Ceulp/Ulbra implantou o programa Meu Pet Doador, um projeto de extensão que mobiliza alunos e professores da instituição. A ideia é criar um banco de dados, com cães e gatos cadastrados, aptos a serem doadores para outros animais. O programa ainda está em fase de implantação e a expectativa é que o número de doadores cresça após a fase de conscientização dos tutores e de divulgação.

 

A professora e orientadora do projeto, Thuanny Nazaret, explica que manter um banco de sangue é algo extremamente dispendioso, além disso, alguns casos exigem que o sangue seja coletado na hora. Por esta razão, o sistema adotado pelo Hospital é o de cadastramento e convocação dos doadores, como explica a professora: “Em um primeiro momento os animais passarão por uma fase de cadastramento online e deverão se enquadrar em alguns pré-requisitos, que são:  para cães: ter entre um e oito anos e peso mínimo de 25kg; para gatos: ter entre um e sete anos e peso mínimo de 4kg”. Em ambos os casos os animais devem estar vacinados, vermifugados, sem pulgas e carrapatos, estar clinicamente saudáveis, não ter feito transfusão há menos de três meses, não estar prenhe ou gestante e ter temperamento dócil. “Após o cadastramento os animais virão até o Hospital Veterinário, onde serão realizadas avaliações clínicas e exames de sangue, para que então seja certificado se ele pode, ou não, ser um doador de sangue”, conclui a professora.

 

Depois de ser oficialmente catalogado com um pet doador, animal fica em espera, até que um amiguinho precise da sua ajuda. “Quando tem animais no Hospital que precisem de sangue, o tutor do Pet Doador é contatado e ele vem até o Hospital Veterinário para que seja realizada a coleta”, explica Thuanny.

 

Apesar de o projeto estar em execução desde julho de 2019, o número de cadastro ainda é pequeno perto da necessidade. “Infelizmente muitas pessoas ainda desconhecem a doação e a transfusão de sangue como uma alternativa capaz de aumentar as chances de vida de muitos pets que necessitam desses procedimentos”, relata a professora. Mas você e seu animalzinho podem ajudar a mudar essa situação! Faça o cadastro do seu Pet Doador aqui e depois é só alegria, igual o Pipoca que veio doar sangue, salvou um companheiro e no final ainda comeu aquela ração no capricho!

 

Para mais informações, ligue (63) 3219-8026 ou acesse o Instagram @meupetdoador.

    

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento