Jornada Científica premia jovens pesquisadores no Ceulp/Ulbra

Ao todo foram aprovados 160 trabalhos científicos

24/10/2019 • Atualizado em 25/10/2019 09:13

“Ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável” este é o assunto que permeou a XIX Jornada de Iniciação Científica do Centro Universitário Luterano de Palmas. Durante os dias 22 e 23 de outubro de 2019 centenas de pessoas acompanharam a programação do evento que tem o objetivo de oportunizar o desenvolvimento de trabalhos científicos, incentivar a pesquisa, gerar o intercâmbio entre pesquisadores e estudantes das diversas áreas e semear espaços para adquirir novos conhecimentos, dessa vez voltados para a sustentabilidade.

 

No dia 22 o evento contou com a palestra do professor aposentado Eurico Cabral de Oliveira Filho, que explanou sobre desenvolvimento e sustentabilidade. Já no dia 23 os acadêmicos que inscreveram seus trabalhos científicos tiveram a oportunidade de apresentar e serem avaliados pelos consultores durante toda a manhã.

 

Ao todo foram inscritos 160 trabalhos científicos distribuídos nas áreas de  Ciências Agrárias e Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias. Temas voltados para a melhoria na saúde pública, com análises regionais e práticas, desenvolvimento de fórmulas, repercussões sociais, entre outros, destacaram a contribuição dos jovens pesquisadores em suas áreas.

 

A campeã de Ciências Agrárias e Biológicas, Thaina Monteiro Repker, relata o sentimento do momento “ficar em primeiro lugar é a confirmação de que se dedicar aos estudos vale a pena. Deixo um recado para quem está iniciando a faculdade agora, façam tudo que a Ulbra oferece, o conhecimento e o crescimento profissional que terão são únicos e não tem preço”, diz.

 

Acadêmica do último período do curso de Medicina Veterinária do Ceulp/Ulbra, Thaina, de forma voluntária, entrou para o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica - Proict com o intuito de aprender um pouco mais sobre a pesquisa. Para a Jornada apresentou um projeto para quem tem interesse na área ou dispõe de um pet em casa em que ela investigou se o que está descrito nas informações nutricionais dos rótulos de rações é compatível com as análises feitas em laboratório.

 

A Jornada contou com a participação de acadêmicos de outras instituições, com destaque ao alunos do Instituto Federal do Tocantins – Campus Gurupi - TO, Nycolle Alves dos Santos, Emanuella Pereira dos Santos e Israel Lopes Cardoso, que trouxeram o trabalho intitulado de “O ensino de química: um jogo visuoespacial, lúdico e interdisciplinar para educação inclusiva” sob orientação do professor Frankinaldo Pereira. Na ocasião foi apresentada uma tabela periódica em Libras. Durante o evento os discentes receberam uma menção honrosa pelo projeto desenvolvido.

 

O Centro Universitário Luterano de Palmas apoia e incentiva ações voltadas para o ensino, pesquisa e extensão. Os parabéns é dedicado a todos os docentes e discentes que acreditam na pesquisa científica como forma valiosa de contribuição para o crescimento e desenvolvimento social.

 

Confira em anexo os trabalhos vencedores na edição. Para quem se interessar pode verificar aqui os demais trabalhos cadastrados na XIX Jornada de Iniciação Científica. As fotos do evento estão disponíveis no facebook do Ceulp/Ulbra

Anexos

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento