Pesquisa para fiscalização de edificações por meio de drone é premiada em Jornada

O projeto do acadêmico José Vinicius foi destaque na categoria “Engenharias”

Por Raabe Andrade - Estagiária de Jornalismo – Palmas-TO
06/11/2019 • Atualizado em 06/11/2019 11:39

Evento que já é tradição do Centro Universitário Luterano de Palmas, a Jornada de Iniciação Científica acontece uma vez ao ano e recentemente teve sua décima nona edição. O objetivo do evento é estimular, fortalecer e divulgar a produção de pesquisas científicas pelos alunos da instituição. Além de proporcionar o intercâmbio entre pesquisadores e estudantes.

 

Sob o tema “Ciência & Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável”, a jornada premiou jovens pesquisadores nas categorias: Ciências Agrárias e Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Engenharias; Ciências Humanas; Ciências da Saúde e Ciências Sociais Aplicadas. Na categoria de Engenharias, o aluno vencedor do primeiro prêmio foi José Vinicius da Costa Paixão, com o trabalho “Estudo de  compatibilidade e adequação de edificações da região norte de Palmas–TO, ao código de obras por meio de imageamento aéreo”.

 

O acadêmico explica que a construção de qualquer edificação, precisa obedecer a diretrizes preestabelecidas e ao Código de Postura da cidade. E para garantir que essas normas estão sendo cumpridas, é feita uma fiscalização in loco, ou seja, um agente é deslocado até o local “munido de ferramentas topográficas, e se verificam algumas das medidas do terreno, confrontando com informações projetuais do loteamento ou do setor em estudo”, explica José Vinícius.

 

Seu trabalho consiste, basicamente, em verificar a possibilidade de utilizar imagens feitas por um veículo aéreo não tripulado (VANT, popularmente conhecido como DRONE), para realizar essa fiscalização. O estudante comenta que “também é possível utilizar imagens de satélite para realizar este processo, porém, em comparação com o processo tradicional (in loco) e com o processo do imageamento por VANT, a precisão é menor”.

 

O processo aprimorado pelo aluno, juntamente com seu orientador, professor Dênis Parente, também pode ser aplicado para medir o grau de ocupação de um terreno. Com base nos valores percentuais obtidos, pode-se tomar decisões importantes quanto a instalação de infraestrutura de drenagem urbana, por exemplo. Além de poder monitorar os níveis de ocupação urbana, o quanto e em quanto tempo uma quadra está crescendo.

 

José Vinícius Paixão, é acadêmico do 9º período de Engenharia Civil do Ceulp/Ulbra e esta foi sua primeira participação na Jornada de Iniciação Científica. Ele destaca a importância do evento: “Os avaliadores deram sugestões e observações muito válidas, que agregaram muito e só melhoram ainda mais o trabalho, além de poder ver o que os colegas acadêmicos estão produzindo e trocar conhecimento com eles” e aconselha: “É uma experiência que recomendo a todos participarem.”

 

#VemPraUlbra #SomosUlbra

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento