Futuro Design: aproximando a prática profissional

O evento é uma parceria com a loja Empório Design

Por Isabella Santa Rosa - Estagiária de Jornalismo – Palmas-TO
21/11/2019 • Atualizado em 21/11/2019 17:52

No dia 30 de outubro ocorreu o IV Futuro Design, evento da matéria de Arquitetura de Interiores do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Luterano de Palmas - Ceulp/Ulbra em parceria com a loja de móveis de alto padrão Empório Design.

 

O Futuro Design é um evento acadêmico que tem os projetos desenvolvidos pelos alunos na disciplina e os arquitetos tutores. Os estudantes são divididos em grupos onde produzem um ambiente para um cliente, que são convidados pela professora da disciplina, Juliana Cunha, e sorteados entre os grupos. A partir de então os alunos fazem o contato com o cliente, traçam perfis e começam a trabalhar na proposta junto aos arquitetos convidados, profissionais que fazem a tutoria do projeto. Os ambientes são todos planejados dentro desse laboratório que é o Futuro Design e o resultado é reproduzido na loja Empório Design, sob a orientação da professora Juliana. “Lembrando sempre que se trata de um evento acadêmico, o aluno nunca pode fazer um projeto arquitetônico ou de arquitetura de interiores, em hipótese alguma ele pode elaborar um projeto, ele tem que formar, porém é um laboratório que criamos justamente para ter essa aproximação”, ressalta a professora.

 

Cada edição tem um tema, sorteado em sala de aula, e dessa vez os alunos fizeram projetos seguindo o conceito de “Tiny Houses”, que visa o máximo aproveitamento de ambientes pequenos, e foi um desafio para os estudantes, como explica Juliana, “É um tema que hoje está super em voga, porque as pessoas estão cada vez mais morando em espaços compactos. Para o evento fizemos a divisão de sete ambientes e um grande desafio para os estudantes foi projetar em espaços menores. Como há uma tendência de mercado, principalmente nos grandes centros urbanos, temos que buscar soluções que propiciem ambientes de qualidade, com conforto e com a identidade do cliente, mas sempre buscando a questão do regionalismo, da identidade regional aqui do nosso estado”.

 

 

A 4ª edição do Futuro Design contou com sete ambientes produzidos pelos 25 alunos da disciplina e os arquitetos tutores, foram eles: o Hall para Val Fly, proprietária da empresa Val Fly Decor, com a tutoria da Cantos Arquitetura com as arquitetas Cláudia Brito e a Lucirês Barros, o Home para Brunna Mendonça Arruda e Lucas Arruda, proprietários da Rio Construção, sob a tutoria da arquiteta Mônica Avelino, o Estar Contemporâneo, feito para o radialista Marco Poggio, sob a tutoria da arquiteta Kelly Lamamoto, o Jantar Rústico, feito para o Dr. Jonas Lima Junior, cirurgião plástico da JonasMed, sob a tutoria do arquiteto Dário Almeida, o Jantar Clássico para a blogueira Camila Peara, também sob a tutoria do arquiteto Dário Almeida e o Quarto para blogueira Maria Clara Guimarães, sob a tutoria da Artefato Arquitetos com o arquiteto Artur Santiago.

 

A estudante do Ceulp/Ulbra, Ayllany Souza Costa, destaca a integração com profissionais já atuantes no mercado e considera de extrema importância esses momentos de prática durante a graduação, “nos permite o contato com o cliente, com o arquiteto, com os fornecedores, um espaço físico real onde podemos usar nosso processo criativo e montar ali algo planejado apenas na tela do computador. O desafio de desmistificar o gosto do cliente, e ver a satisfação dele é muito gratificante, a sensação de dever cumprido”.

 

Gleisejane Almeida, proprietária Empório Design e co-idealizadora da Futuro Design, também enxerga o evento como uma oportunidade única de prática profissional, “ é o projeto social da loja, e que abraçamos desde o início, com todo o coração, pois acreditamos que devemos abrir espaço para as oportunidades. Muitos acadêmicos têm dificuldade de conseguir estágio e, desta forma, podemos ajudá-los a colocarem em prática o que aprendem em sala de aula e também aproximá-los dos arquitetos já atuantes em Palmas e região, fornecedores e quem sabe possíveis clientes.” salienta.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento