Publicado em: 25/11/2019 15:02

Projeto simulador de processos operacionais recebe prêmio em Jornada Científica

Trabalho faz parte da plataforma OSLive, desenvolvida para a disciplina de Sistemas Operacionais


Por Isabella Santa Rosa - Estagiária de Jornalismo

A XIX Jornada de Iniciação Científica movimentou o Centro Universitário Luterano de Palmas durante os dias 22 e 23 de outubro, com a apresentação de trabalhos científicos desenvolvidos por estudantes do Ceulp/Ulbra e de outras instituições.

 

Entre os 160 trabalhos apresentados nas categorias Ciências Agrárias e Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias, o estudante Luan Borghesan do curso de Ciência da Computação levou o 1º lugar com sua pesquisa “ OSLive: módulo de simulação de escalonamento de processos - versão 2”, que venceu na categoria de Ciências Exatas e da Terra.

 

O projeto do Luan faz parte do OSLive, conduzido pela professora Madianita Bogo Marioti, e é uma plataforma desenvolvida para a disciplina de Sistemas Operacionais, para ajudar os alunos a entender como funciona os sistemas operacionais (SO) e como eles gerenciam todos os recursos.

 

Existia uma certa dificuldade para os alunos visualizarem como opera um SO, já que não é possível ver a execução das atividades. Por isso foi criado o simulador que permite observar como são feitos os processamentos no sistema operacional. Assim o aluno pode ter uma amostra visual de toda a execução, o tempo que levou para ser realizado e as escolhas de processos feitas pela CPU. Esses critérios são chamados escalonamento de processos e são usados pelo computador para organizar suas operações.

 

“Primeiramente tive que pesquisar e estudar sobre sistemas operacionais, utilizando livros didáticos, materiais de aulas e tive também aulas mais focadas no assunto de escalonamento de processos e todos os conceitos envolvidos com a própria orientadora que é a professora de Sistemas Operacionais. Em seguida foi necessário aprender sobre o módulo de simulação dos algoritmos de escalonamento de processos. Nesse processo foram percebidas algumas fragilidades”, explica o estudante. “Depois de decidir o que fazer e como fazer, iniciou-se a etapa de implementação, que juntamente com os testes funcionais ficaram em ciclo até que o resultado esperado fosse atingido”.

 

Luan Borghesan relata que a vivência da Jornada possibilita crescimento na vida pessoal e profissional, “foi a minha primeira participação, sem dúvidas uma experiência bastante interessante, poder falar do meu trabalho e conhecer trabalhos de diferentes áreas. É um evento científico que vai somar no currículo acadêmico do aluno e dar visibilidade ao trabalho que ele desenvolveu, uma vez que outras instituições podem participar. Acho que o fato de ser responsável por algo e a cobrança pelos resultados com certeza nos faz evoluir bastante”.

 

A Jornada de Iniciação Científica acontece há dezenove anos e oportuniza aos jovens pesquisadores a experiência de apresentar seus trabalhos científicos desenvolvidos durante a graduação, o incentivo a pesquisa e busca gerar novos conhecimentos, além de proporcionar intercâmbio entre os pesquisadores e estudantes

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900 Caixa Postal nº 85
Fone: (63) 3219 8000