Ceulp realiza solenidade de acolhimento dos novos residentes em Saúde

Ao todo são 120 novos profissionais

05/03/2020 • Atualizado em 05/03/2020 14:28

Nos próximos dias a rede de saúde de Palmas recebe 120 novos residentes dos Programas de Residências oferecidos pela Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) em parceria com o Centro Universitário Luterano de Palmas, por meio da comissão de Residência Multiprofissional em Saúde da instituição (COREMU/Ceulp) e o Sistema Integrado Saúde Escola para o SUS (SISE-SUS).

 

Os profissionais de saúde foram recepcionados na segunda-feira, 02, em uma solenidade de acolhimento que ocorreu no auditório do Ceulp/Ulbra, com a presença da presidente da Fesp, Jaciela Leopoldino, o secretário de Saúde de Palmas, Daniel Borini, coordenadora da comissão de Residência do Centro Universitário, Micheline Pimentel, coordenadores dos Programas de Residência e parceiros da Escola de Saúde.

 

Para dar boas vindas aos novos residentes, Jaciela Leopoldino fez uma retrospectiva sobre a implantação do Plano Integrado de Residências em Saúde e também das perspectivas da Escola para este ano. “Estamos com a sétima turma de residentes, por aqui já passaram muitos profissionais que hoje estão em vários cantos do País. E isso nos enche de muito orgulho. Agora serão mais 120 novos profissionais que ingressam na residência, cheios de expectativas para colocar em prática o ensino e serviço em saúde, que irão interagir no dia a dia com o usuário, recebendo em contrapartida a formação”, destaca a presidente da Fesp. 

                                                                                                                    

O tocantinense Rafael Vazzoller, 25 anos, é odontólogo e fala sobre das perspectivas e das oportunidades que a residência pode oferecer. “Estou certo que vou aprender bastante durante a residência. O trabalho com a comunidade, sendo supervisionada pelos preceptores e tutores trará mais aprendizado na minha área de formação”, relata.

 

A Residência engloba os cursos de Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional distribuídos nos seguintes programas:  Residência Multiprofissional de Saúde da Família e da Comunidade, de Saúde Coletiva, Saúde Mental, Uniprofissional em Clínica Integrada de adultos, em Enfermagem Obstétrica, Medicina da Família e Comunidade e Medicina Veterinária.

 

Complementando a programação de início da Residência e para que os profissionais conheçam os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de Palmas, acontece hoje e amanhã a segunda edição do projeto “Vivências e Estágios na Realidade do SUS” (Viver SUS 2020), integrando ainda o “VI Encontro do Plano Integrado em Residências em Saúde”. As ações complementares são realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de Palmas, a Fesp, Secretaria Municipal de Palmas (Semus) e Ceulp/Ulbra.

 

(Com informações da Prefeitura de Palmas)

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento