Curso do Ceulp é destaque em revista internacional e livro nacional

Ambas pesquisas desenvolvidas no curso de Engenharia Civil tiveram classificação na Qualis Capes

08/07/2020 • Atualizado em 08/07/2020 17:21

O curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Luterano de Palmas – Ceulp/Ulbra comemora uma conquista recentemente alcançada. Com o artigo intitulado de “Avaliação da influência do uso do bio-óleo da casca de arroz como adição ao concreto estrutural”, o curso teve uma publicação na  Revista Internacional de Engenharia Avançada (International Journal of Advanced Engineering, Management and Science - IJAEMS), na edição de junho de 2020.

 

O trabalho classificado como Qualis - CAPES A2, foi realizado pelo acadêmico de Engenharia Civil do Ceulp, Vinícius Rodrigues Neres, com a orientação e auxílio dos docentes Dênis Cardoso Parente, Daniel Iglesias e o egresso do curso, Rafael Amorim.

 

O artigo teve como objetivo principal avaliar a influência do óleo extraído da casca de arroz adicionado ao traço de concreto estrutural, no que se refere à resistência mecânica e comportamento no estado plástico (abatimento e tempo de pega). Os resultados são curiosos e apontam potencial retardo de pega do cimento utilizado. “Uma pesquisa como essa é de grande valor científico e servirá de base para futuros trabalhos. No entanto, o mais gratificante é saber que conseguimos, mesmo com todas as limitações, contar com a contribuição de excelentes profissionais e levar o nome de nossa instituição e de nossos alunos à uma literatura técnica com excelente qualificação”, destaca o docente Dênis Parente.

 

Para conferir o artigo, clique aqui.

 

 

Qualis Capes

Qualis Capes é um sistema que faz a classificação da produção científica dos programas de pós-graduação brasileiros, no que diz respeito aos artigos publicados em diversos periódicos, revistas, anais e livros científicos, englobando todas as áreas do conhecimento.

Todo ano, a classificação Qualis passa por um processo de atualização. Porém, existe uma categorização básica, que varia de acordo com indicativos de qualidade. Esses indicadores vão de A1 — mais elevado —, passando por A2, B1, B2, B3, B4, B5, até C — com peso zero.

 

 

Publicação em livro nacional

 

Sob orientação do professor Dênis Parente, a egressa do curso de Engenharia Civil, Sindy Nepumuceno, desenvolveu uma pesquisa que foi publicada como capítulo do livro Meio Ambiente e Saneamento Básico: impactos e desafios no Brasil, 1ª edição, Editora Conhecimento Livre, 2020.

 

O trabalho teve como objetivo avaliar a potencialidade do uso de Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) no levantamento de serviços para orçamentação de obras de saneamento (redes coletoras de esgoto e redes de abastecimento de água). A aeronave não tripulada com câmera acoplada faz o imageamento da área contemplada pelo projeto de rede de esgoto ou água e após tratamento das imagens são identificados e quantificados os cortes e recomposições de calçadas e asfalto.

 

O uso de VANTs, também chamados de DRONEs, até então tem grande destaque na agricultura de precisão, em ações militares, periciais etc., e isso motivou ainda mais a pesquisa. Voltar os sensores dessa ferramenta para as obras de construção civil e de saneamento deram muita visibilidade ao projeto da Sindy e fez com que fosse publicado como capítulo de livro e artigo da revista DAE (QUALIS B1) editada pela SABESP, concessionária de saneamento do estado de São Paulo, destaca Dênis Parente.

 

O professor acrescenta ainda que as concessionárias de saneamento básico têm investido de forma a obter maior controle de seus processos e reduzir seus custos de operação e de obras. “Os resultados obtidos com essa pesquisa demonstraram precisão e agilidade no processo de levantamento proposto, contribuindo de forma a incentivar o investimento em tecnologia”, diz Parente.

 

Interessados podem ter acesso ao livro aqui. O trabalho se encontra no capítulo 5.

 

Parabenizamos todos os envolvidos pelo excelente trabalho desempenhado.

 

#OgulhoDaCasa #SomosUlbra

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento