Publicado em: 19/10/2020 14:40 - Atualizado em: 04/11/2020 10:31

APP da Ulbra é novo aliado na prevenção à Covid-19

Aplicativo traz protocolos de prevenção em instituições de ensino




Todos os setores da sociedade estão trabalhando para superar os desafios da epidemia do novo Coronavírus (COVID-19). Assim, o papel das instituições de ensino se mostra mais importante que nunca, trazendo a pesquisa e a inovação para um cenário de busca pela prevenção e contenção do vírus.

 

Nesse panorama, pensando na segurança não só dos alunos, professores e funcionários da Rede Ulbra de Educação, composta por escolas e campi universitários em cinco estados do Brasil, mas da comunidade como um todo, a Universidade desenvolveu o App UlbraXCovid. Com o aplicativo, é possível determinar quais medidas e precauções são necessárias, auxiliando no direcionamento dos protocolos de cuidados a serem adotados a partir de informações sobre as características das atividades presenciais a serem realizadas, em diferentes ambientes.

 

A ferramenta é pioneira nesse tipo de conteúdo, foi desenvolvida a partir de um estudo que envolveu uma equipe multidisciplinar de especialistas --- contando com profissionais e gestores dos setores pedagógico, especialmente o de ensino da área da Saúde, recursos humanos, jurídico, TI, comunicação e marketing e, inclusive, a pastoral --- e  tem como objetivo oferecer os meios para que a segurança seja mais efetiva. "É uma forma de honrarmos o nosso compromisso institucional e contribuir para a proteção da sociedade e, ao mesmo tempo, oferecer mais tranquilidade operacional nas atividades presenciais. Tranquilidade com responsabilidade. A presencialidade vai acontecer, no momento certo, mas ela não é indicativo de relaxar a proteção das pessoas", ressalta o professor Pedro Antonio González Hernández, diretor de Desenvolvimento Educacional da mantenedora Aelbra.

 

Aplicativo

O professor Jackson Gomes de Souza, da unidade de Palmas/TO, mestre em Engenharia da Computação, destaca que a ferramenta é o resultado de um trabalho realizado de forma conjunta, direcionado pela Comissão Gestão de Risco Coronavírus da mantenedora, que teve a atuação da Fábrica de Software dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Software e Sistemas de Informação do Centro Universitário Luterano de Palmas – Ceulp/Ulbra e das equipes responsáveis em Canoas/RS. De acordo com ele, o UlbraXCovid foi pensado baseado no conjunto de regras de prevenção ao Coronavírus que foi adotado pela Instituição.

 

"Antes de um estudante realizar uma atividade presencial, por exemplo, ele responde cinco perguntas e, com base nelas, o aplicativo indica qual protocolo ele tem que seguir. São quatro níveis e, conforme a descrição ou a característica da atividade, o aplicativo mostra qual deve ser adotado. Temos desde o verde, que é destinado para atividades mais simples, até o vermelho, para as que são mais restritivas." 

 

A ferramenta fornece informação de uma forma moderna, rápida e interativa, apresenta quais materiais e itens de proteção devem ser utilizados para cada situação, além de também disponibilizar o arquivo PDF completo de cada protocolo.

 

Comissão

A Comissão Gestão de Risco Coronavírus cuida da segurança da comunidade Ulbra em relação à pandemia da COVID-19, realiza os planos de contingência e traça estratégias para modificações estruturais que precisam estar prontas para um eventual regresso às atividades presenciais.

 

A presidente da Comissão, médica Miriam Silveira Heine, professora do curso de Medicina, afirma que, mesmo à distância, a Ulbra continua com o aluno. "Quando nós pensamos em retorno, sabemos da insegurança que isso vai causar, porque, em algum momento, nós vamos voltar, mas não será como era antes", destaca. 

 

Em relação ao aplicativo, Miriam ressalta a importância de disponibilizar a orientação adequada de maneira rápida. "É importante salientar também que cada dia estamos aprendendo sobre o vírus, assim a ferramenta também pode ser atualizada caso descobertas novas aconteçam."

 

Para o professor do curso de Medicina, infectologista Claudio Marcel Bedun Stadnik, que também fez parte da construção dos protocolos de segurança e da ferramenta, é fundamental dispormos de informação confiável em um período repleto de incertezas.  "Nosso grande desafio foi transformar a informação científica em algo palatável para que pudéssemos simplificar o conhecimento, transformando dados técnicos em algo compreensível, isso não foi fácil", declarou.

 

Disponível para baixar  

O UlbraXCovid é gratuito e pode ser encontrado nas lojas de aplicativos compatíveis com Android e IOS. É importante ressaltar que, embora seja um conjunto de regras pensadas para funções realizadas nas escolas e campi da Ulbra, ele não necessita de login e senha, ou seja, ele é totalmente aberto e qualquer pessoa pode utilizar.

 Baixe o App:

- Android - clique aqui

- IOS - clique aqui

 

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900 Caixa Postal nº 85
Fone: (63) 3219 8000