Apresentação

Para estimular a descoberta do saber e do conhecimento científico, o Seminário de Pesquisa Aplicada à Comunicação Social tem como objetivo aproximar a comunidade acadêmica dos trabalhos e pesquisas científicas desenvolvidas na área em questão. Por meio de orientações apontadas, os alunos da disciplina Pesquisa Aplicada à Comunicação - Metodologia são chamados a pensar, planejar e executar as tarefas do referido evento. Cabe os acadêmicos organizar o seminário, a partir de uma temática contemporânea que envolve as questões de comunicação. O seminário é aberto com uma palestra de um pesquisador e/ou profissional da comunicação, e se estende durante toda a semana com a apresentação dos projetos de pesquisa da disciplina, elaborados durante o semestre, como também uma exposição dos resultados das pesquisas realizados pelos alunos em conclusão de curso, dos cursos de Comunicação Social, do CEULP/ULBRA.

Durante o Seminário serão apresentados os trabalhos acadêmicos desenvolvidos por outras disciplinas como: Projetos de Ação Comunitária, Planejamentos de Assessoria e Consultoria em Comunicação e os relatórios finais de estágio em Gestão da Comunicação Integrada, além dos Produtos de Jornalismo e Campanha Publicitária.

A proposta do evento é estimular a comunidade acadêmica às novas descobertas e desafios na área da Comunicação Social, socializando esses conhecimentos com a comunidade em geral, uma vez que todas as atividades previstas no seminário são abertas ao público.

Palestra: Desafios da Comunicação em Tempos de Redes Sociais

Será ministrada pelo jornalista e consultor em mídias digitais Alexandre Inagaki sobre os meios de comunicação na época pré-internet, comparando com os tempos atuais, marcados pela multiplicação de canais de informação e entretenimento, a pulverização de formadores de opinião e os desafios enfrentados por empresas nesta época em que redes sociais chegaram para ficar.

Palestrante:

Alexandre Inagaki - Mora em São Paulo/SP, é formando em jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Libero, além de ministrar palestras e workshops sobre Comunicação Digital, também presta serviços como consultor em projetos de comunicação digital e produção de conteúdos para blogs corporativos e redes sociais, atendendo a clientes como Coca-Cola Brasil, Sony Pictures, Diageo, O Boticário e Nokia desde 2009.

Inagaki é autor do blog "Pensar Enlouquece, Pense Nisso" que está no ar desde agosto de 2002, é um dos blogs mais conhecidos e premiados do Brasil. Seus posts tratam de assuntos como comportamento, cinema, música, política e atualidade, em textos caracterizados por forte conteúdo opinativo, bom humor e citações invariavelmente ligadas à cultura pop.

 

Objetivos

Geral:

  • Estimular os acadêmicos na busca por novas descobertas e desafios na área da Comunicação Social.

Específicos:

  • Promover uma palestra cujo tema é: Desafios da Comunicação em Tempos de Redes Socais, com o palestrante convidado Alexandre Inagaki, jornalista, consultor de mídias digitais e blogueiro do blog Pensar Enlouquece, Pense nisso;
  • Dar visibilidade as pesquisas científicas dos acadêmicos de Comunicação Social, do CEULP/ULBRA, por meio da apresentação dos projetos de pesquisa desenvolvidos na disciplina Pesquisa Aplicada à Comunicação - Metodologia;
  • Fomentar as produções científicas junto à comunidade acadêmica por meio da exposição dos artigos científicos elaborados pelos concluintes do curso de Comunicação Social;
  • Dar suporte para a defesa dos projetos de outras disciplinas do curso de Comunicação Social.

Público Alvo

O IX Seminário de Pesquisa Aplicada a Comunicação Social é voltado para acadêmicos, professores, pesquisadores, profissionais da comunicação e comunidade em geral.

Programação

 

Data Horário  Local  Atividade
02/06 19h Miniauditório 543 Palestra: Desafios da Comunicação em Tempos de Redes Socais
03/06 14h Miniauditório 543 

Apresentação dos projetos de pesquisa desenvolvidos na disciplina de

Pesquisa Aplicada à Comunicação – Metodologia

03/06 19h

Hall do

CEULP/ULBRA

Exposição dos artigos científicos elaborados pelos concluintes do curso

de Comunicação Social.

04/06 14h Miniauditório 543 

Defesa dos projetos desenvolvidos na disciplina

Projeto Experimental II - Ação Comunitária

04/06 19h Miniauditório 543 

Defesa dos planejamentos de comunicação produzidos na disciplina de

Assessoria e Consultoria em Comunicação

04/06 21h Miniauditório 543

Apresentação do relatório final do estágio da disciplina de

Gestão da Comunicação Integrada

05/06 14h Miniauditório 543

Defesa de produtos desenvolvidos na disciplina

Projeto Experimental em Jornalismo I – Produto de Comunicação

05/06 19h Miniauditório 543

Defesa de Campanha Publicitária desenvolvida na disciplina

Projeto Experimental em Publicidade e Propaganda I – Produto

de Comunicação

 

Inscrições

Clique Aqui para realizar sua inscrição.

Organização

Coordenação do Curso

  • Dra. Irenides Teixeira

Coordenação Disciplinar

  • Dra. Valdirene Cássia da Silva

Comitê Organizador:

  • Disciplina Pesquisa Aplicada a Comunicação

Comissão Avaliativa:

  • Irenides Teixeira
  • Valdirene Cássia
  • Adriano Alves
  • Suzi Américo
  • Vladimir Alencastro
  • Jocyelma Santana
  • Fabiano Fagundes

Parceiros

investco Cartão