Apoio à decisão na prevenção de acidentes de trânsito:

Uma aplicação dos métodos AHP e PROMETHEE

  • João Vicente Pereira UNB
  • Rômulo de Medeiros Palmeira UNB
  • Ana Carla Bittencourt Reis UNB
Palavras-chave: Análise multicritério; Apoio à decisão; Acidentes de trânsito; AHP e PROMETHEE.

Resumo

Uma das maiores causas de mortes no mundo é provocada por acidentes de trânsito envolvendo veículos e pedestres. Este artigo apresenta uma aplicação da metodologia multicritério para ordenação das Regiões Administrativas do Distrito Federal-DF, no Brasil, considerando os acidentes de trânsito com mortes e feridos. Identificou-se a variável natureza do acidente para criação dos critérios, tipo de acidente para subcritérios e a regiões administrativas (cidades) para alternativas. Aplicou-se os métodos AHP e PROMETHEE aos dados do Anuário Estatístico do DETRAN-DF de 2016. Os resultados obtidos foram comparados com a Unidade Padrão de Severidade (UPS), que é a medida utilizada pela maioria dos Detrans do país, indicando possibilidade de aperfeiçoamento nos critérios adotados pelos decisores para definição de estratégias, ações e medidas para melhoria da segurança no trânsito.

 

Biografia do Autor

João Vicente Pereira, UNB

Funcionário do Banco do Brasil S.A, atua na área de gerenciamento de riscos e de capital, é graduado em Estatística pela Universidade de Brasília (UnB), e em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Tocantins, com pós-graduação em Estatística pela Universidade Paulista, e MBA em Gestão de Crédito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Trabalhou no Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) como consultor estatístico de 1998-2004. Trabalhou no Departamento de Trâsito do Distrito Federal (Detran-DF) de 2001-2008 como analista de trânsito.

Rômulo de Medeiros Palmeira, UNB

Possui graduação em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário de Brasília - UNICEUB (2001) e pós-graduação em Estatística Aplicada pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal - AEUDF (2013). Gerenciou microempresa do segmento esportivo no período de 1998 a 2003 (Academia de Ginástica NEW LIFE). É funcionário do Banco do Brasil desde abril de 2000 com a seguinte experiência: Escriturário na Agência Setor Militar Urbano, de 2000 a 2003, exercendo atividades de atendimento aos clientes do segmento pessoa física; Analista Júnior na Diretoria de Crédito, na Divisão de Apoio à Gestão, de 2003 a 2005, apoiando a gestão dos recursos humanos, materiais, tecnológicos e orçamentários da dependência; Assessor Pleno na Diretoria de Crédito, na Gerência de Acompanhamento do Risco de Crédito, de 2005 a 2013, com experiência em análise de risco setorial e de precificação do risco de crédito; Assessor Empresarial no Projeto Basileia II Risco de Crédito, na Divisão de Integração dos Parâmetros de Risco IRB na Gestão, de 2013 a 2016, com experiência nos processos de análise do Escopo IRB, estudos de impacto do cálculo de capital (QIS IRB), estruturação/homologação de dados corporativos para capital, modelagem da volatilidade para capital econômico e apoio à integração na gestão dos subprojetos de capital regulatório/econômico, teste de estresse, painel de risco e monitoramento de modelos. Exerce desde janeiro de 2017 a função de Assessor Empresarial na Diretoria de Gestão de Riscos, Gerência de Modelagem do Risco de Crédito.

Ana Carla Bittencourt Reis, UNB

Atua na área de Pesquisa Operacional e Gestão da Produção, possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Pernambuco (2005), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade de Brasília e do mestrado de Computação Aplicada da UnB. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Pesquisa Operacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelos de Decisão, Decisão Multicritério, Programação e Controle da Produção e Melhoria de processos.

Publicado
2019-02-19