Modelando um esconde-esconde no Minecraft utilizando Hidden Markov Model

  • Ronaldo e Silva Vieira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Matheus Rodrigues Leal Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luiz Chaimowicz Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Agentes Inteligentes, Minecraft, Hidden Markov Model

Resumo

A criação de agentes inteligentes é uma área da inteligência artificial que busca construir entidades capazes de desempenhar ações semelhantes aos seres humanos. Dessa forma, é possível modelar cenários e avaliar a tomada de decisão de entidades envolvidas nesses cenários. Este trabalho consiste na construção de agentes inteligentes para participarem da brincadeira de esconde-esconde. Para isso, é desenvolvida uma abordagem probabilística baseada em um Hidden Markov Model, que utiliza o jogo Minecraft como plataforma para sua aplicação. Os experimentos realizados demonstram que a estratégia desenvolvida permite a interação entre os agentes de forma adequada às regras da brincadeira.

Biografia do Autor

Ronaldo e Silva Vieira, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro(2017) e ensino-médio-segundo-grau pelo Instituto Marcos Richardson(2011). Atualmente é mestrando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais, pesquisador, sob a orientação do professor Luiz Chaimowicz, no Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada a Jogos do Departamento de Ciência da Computação na mesma instituição. Tem experiência na área de Inteligência Artificial, com ênfase em Inteligência Artificial Aplicada a Jogos.

Matheus Rodrigues Leal, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2017). Atualmente é mestrando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais, pesquisador, sob a orientação da professora Gisele Lobo Pappa, no Laboratório de Inteligência Computacional do Departamento de Ciência da Computação na mesma instituição. Tem experiência na área de Ciência dos Dados e Aprendizado de Máquina, com ênfase em Processamento de Linguagem Natural e Representação do Conhecimento.

Luiz Chaimowicz, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Associado do DCC - UFMG e Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 2 do CNPq. Ele é doutor em Ciência da Computação pela UFMG (2002) e realizou um pós-doutorado em Robótica na Universidade da Pennsylvania, EUA (2003-2004). Suas áreas de interesse incluem robótica móvel, coordenação de múltiplos robôs, plataformas para programação e simulação de robôs móveis e desenvolvimento de jogos digitais, especialmente inteligência artificial aplicada a jogos.

Publicado
2019-02-19