Nomeando a dor da engenharia de requisitos no domínio de sistemas robóticos

  • Tayse Virgulino Ribeiro UFPE
  • Laura María Palomino Mariño UFPE
  • Fabio Queda Bueno da Silva UFPE
Palavras-chave: Sistemas Robóticos, Definição de Requisitos, Engenharia de Requisitos

Resumo

A pesquisa no campo da engenharia de software tem sido explorada com maior ênfase nos últimos anos, dado o crescente aumento das tecnologias no mercado; o que fortalece sua demanda precisando de qualidade. A fim de contribuir para este último aspecto, é tido como conceito essencial a aplicação de práticas de engenharia de requisitos. No âmbito da Robótica, torna-se relevante uma vez que existem muitos tipos de robô que intervêm em atividades vitais ou que podem ter alguma repercussão para o ser humano. Nesse sentido, é imprescindível estudar como potenciais desenvolvedores nessa área, tendem a desenvolver seus projetos. Assim, o estudo visa explorar como ocorre este processo no grupo de pesquisa RobôCIn - UFPE, Brasil, enfocada especificamente em aspectos que são levados em consideração para a definição de requisitos. Isso, com a intencionalidade de avaliar o grau de correspondência entre o modelo proposto por Albuquerque, Castro, & Sousa (2018) e a dinâmica de desenvolvimento no grupo. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas durante dois meses (outubro e novembro de 2018) e aplicação de questionários. Depois de analisar as entrevistas e os questionários, apresentamos resultados que avaliam características do modelo, descrevendo em que medida eles corroboram ou não o mesmo.

Biografia do Autor

Tayse Virgulino Ribeiro, UFPE

Mestranda em Ciência da Computação no CIn-UFPE, na Área de Engenharia de Requisitos e pesquisadora no Requirements Engineering Laboratory - LER (http://www.cin.ufpe.br/~ler/). Graduada em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Luterano de Palmas - TO. Com mais de 4 anos de experiência no mercado, centraliza suas atividades na área de Engenharia de Software e afins (Líder de projetos, Scrum Master, Desenvolvedora Web).

Laura María Palomino Mariño, UFPE

Mestranda em Ciência da Computação no CIn-UFPE. Possui graduação em Engenharia da Informática pela Universidad de las Ciencias Informáticas in La Habana.

Fabio Queda Bueno da Silva, UFPE

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Campinas (1987). É PhD em Ciência da Computação pelo Laboratory for Foundations of Computer Science, University of Edinburgh, Escócia (1992). Possui pós-doutorado na Universidade de Toronto, Canadá, na área de engenharia de software (2011-2012). Entre 2016 e 2017, trabalhou como Senior Visiting Research Scientist na University of Maryland Baltimore County, Estados Unidos. É Professor Titular do Centro de Informática da UFPE, onde trabalha desde 1993. Participa como revisor de diversas revistas internacionais, incluindo IEEE Software, IEEE Transactions on Software Engineering, Empirical Software Engineering Journal, Information and Software Technology Journal, Journal of Systems and Software, e Journal of Computer Standards \& Interface.

Publicado
2019-02-18