Desenvolvimento do Módulo de Pre-processamento da ferramenta SentimentALL

  • Parcilene Fernandes Brito CEULP/ULBRA
  • Luan Gomes CEULP/ULBRA
Palavras-chave: Processamento de Linguagem Natural, SentimentALL, Pos-Tagging, NLTK

Resumo

.

Os sistemas que utilizam em seu processo de análise a linguagem natural (por exemplo, sistemas que analisam comentários de sites, reviews de filmes, posts em redes sociais etc.) geralmente usam técnicas relacionadas ao Processamento de Linguagem Natural (PLN). Neste artigo, serão apresentadas as etapas de PLN utilizadas no desenvolvimento do Módulo de Pré-Processamento da Ferramenta SentimentALL, que tem como propósito realizar análises de textos que emitem opiniões sobre produtos. O módulo foi desenvolvido para ser usado em qualquer contexto, mas neste trabalho foi utilizado na análise dos comentários extraídos do site de turismo TripAdvisor. O módulo é composto das etapas de normalização, correção ortográfica, pos-tagging e identificação de expressões compostas. Para a sua implementação, foi utilizada a biblioteca NLTK, da linguagem de Programação Python.

Biografia do Autor

Parcilene Fernandes Brito, CEULP/ULBRA

Doutora em Psicologia (PUC/GO), Mestre em Ciências da Computação (UFSC), Especialista em Ciências da Computação (UFSC), Especialista em Informática para Aplicações Empresariais (ULBRA), Graduada em Psicologia (CEULP/ULBRA), Graduada em Processamento de Dados (UNITINS). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Engenharia Inteligente de Dados (CEULP/ULBRA). Atualmente é Diretora Acadêmica do Ceulp/Ulbra, Coordenadora e Professora dos cursos de Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Engenharia de Software na mesma IES. Tem experiência na área de Computação e Psicologia, com ênfase em Lógica Formal, Análise de Sentimentos, Ontologias, Psicologia do Consumidor e Informática na Educação.

Luan Gomes, CEULP/ULBRA

Possui graduação em Ciências da Computação (CEULP/ULBRA), Técnico em Informática (IFTO) e Técnico em Mecatrônica (IFTO) e especialização em andamento em Prática de Metodologias Ágeis (UniCesumar). Atualmente trabalha no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desenvolvendo sistemas judiciais.

Publicado
2019-02-19