
Plano de Ensino
Turma 7015 - Comunicação e Expressão - 2010/2
Curso: Eixo Básico
Período: 2
Professor(es): Maria de Fátima Rocha Medina
Carga Horária: 68 h
Ano/Semestre: 2010/2
Ementa
Linguagem, língua e fala. Funções da linguagem. Oralidade, escrita e variação linguística. Leitura e estratégias de leitura. Escrita e estratégias de escrita. Paragrafação. Coesão e coerência textuais. Paráfrase e retextualização. Argumentação e persuasão. Particularidades léxicas e gramaticais.
Competências
Esta disciplina contribui para o desenvolvimento das seguintes competências:
1.desenvolver as múltiplas competências na área da compreensão, interpretação e produção textual para uma efetiva comunicação e expressão de nossa cultura;
2.usar a língua em suas manifestações orais e escritas, em suas dimensões receptivas e produtivas, em diferentes situações ou contextos, com diversos interlocutores ou públicos, como meio de organização cognitiva da realidade, constituição de significados e realização de práticas sócias;
3.respeitar falantes de todas as variedades lingüísticas, especialmente aquela vinculada ao nível social que põe as pessoas de baixa renda em situação de marginalidade (preconceito lingüístico).
4.ser ético, pontual, interessado e comprometido com a prática e a vivência acadêmicas.
Habilidades
1.conceituar linguagem, língua e fala;
2.reconhecer as variedades linguísticas e os níveis de linguagem a partir de textos e de situações concretas da cultura local;
3.identificar funções da linguagem e aplicá-las em textos produzidos;
4.conhecer a estrutura de diferentes tipos e gêneros de textos;
5.empregar adequadamente elementos anafóricos e articuladores para promover a coesão e a coerência em textos produzidos.
6.compreender e interpretar adequadamente diferentes textos;
7.interpretar elementos semânticos, gramaticais e pragmáticos no texto;
8.distinguir fala e escrita, destacando aspectos estilísticos e discursivos da escrita;
9.identificar, distinguir e empregar corretamente os conceitos: argumentar, convencer e persuadir;
10.transpor textos da oralidade para a escrita e de um gênero textual para outro (retextualização);
11.produzir e corrigir parágrafo, paráfrase e resumo de acordo com a teoria, com a variante padrão e com os critérios definidos nesta disciplina.
Programa
1.conceito, níveis e funções de linguagem;
2.oralidade, escrita e variação linguística;
3.estratégias de leitura e de escrita;
4.tipologias e gêneros textuais;
5.paragrafação;
6.coesão e coerência textuais;
7.compreensão e interpretação de textos;
8.argumentação e persuasão;
9.paráfrase, retextualização e resumo;
10.revisão gramatical.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura.19. Ed. São Paulo: Brasiliense, 2005.
ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. 6. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. 29. ed. São Paulo: Loyola, 2004.
Metodologia
A pretensão é desenvolver uma metodologia pautada nos princípios pedagógicos de Paulo Freire, sobretudo quanto à atenção aos conhecimentos prévios do acadêmico e à realidade em que ele está inserido a fim de que seja capaz de contextualizar textos e ações (Edgar Morin) para intervir coerentemente na sociedade como cidadão. Para concretizar a metodologia, é indispensável a cumplicidade entre acadêmicos e professora no árduo e necessário trabalho de compreensão e interpretação como também de produção de textos orais e escritos com vistas a uma comunicação e expressão produtiva nas diversas áreas do conhecimento oferecidas pelos cursos da Instituição. Assim, os textos deverão ser produzidos oralmente por meio de técnicas que priorizem o envolvimento de todos os alunos na sistematização reflexiva de informações para a produção gradativa do conhecimento: discussão circular, GV-GO, seminários, Phillips 66 e mesa redonda. Serão realizadas, também, aulas expositivas. E quanto à escrita, prioritariamente individual, os alunos produzirão parágrafo padrão, paráfrase, retextualização e resumo que exigem correções e reescritas constantes. Além disso, haverá interação com o grupo nos momentos das atividades de leitura. Nas aulas, de acordo com o conteúdo, com os objetivos traçados e, dentro do possível, serão utilizados recursos como: quadro, retroprojetor, cartazes, datashow, músicas, revista, dvd, aparelho de televisão e de som.
Avaliação
O processo de avaliação será contínuo, por meio de observação, no que diz respeito à participação, ao interesse, à responsabilidade e pontualidade em que os alunos deverão apresentar trabalhos individuais e em grupos; orais e/ou por escrito, demonstrando conhecimento do conteúdo, coerência e consciência crítica sobre o que dizem. Os textos e as referências bibliográficas serão disponibilizados no portal e na reprografia. A produção escrita que não for inédita e pessoal será desconsiderada. Após seminários e apresentações orais, os alunos saberão as notas conquistadas e, caso discordarem do valor atribuído, poderão questionar, imediatamente.
Produção textual, valendo nota, será realizada em sala de aula.
Atenção!
Os acadêmicos que apresentarem dificuldades na escrita deverão frequentar o Laboratório de Produção Textual.
Compõe G1:
- Leitura e discussão da obra O que é leitura. (v.1,0)
- Leitura e apresentação oral do livro Preconceito Linguístico: o que é, como se faz: (v.1,5). O livro será dividido por capítulos.
- Produção textual (v.1.0), de acordo com os critérios estabelecidos;
- Participação em sala de aula: (0,5)
- *Prova dissertativa (v.6,0), de acordo com o calendário acadêmico.
Compõe G2:
- Leitura e apresentação oral do livro A arte de Argumentar e o filme Tempo de matar. O aluno deverá apresentar de maneira clara e coerente a relação que há entre a obra e o filme. (v.1,5).
- Produção textual: (v.1,5) de acordo com os critérios estabelecidos;
- Participação em sala de aula (v.1,0)
- *Prova dissertativa (v.6,0), de acordo com o calendário acadêmico.
*Obs: o aluno que faltar à prova deverá substituí-la no fim do semestre, de acordo com a resolução institucional.
Substitutiva de grau:
Avaliação: assunto cumulativo do semestre. Prova dissertativa (v.10,0), conforme resolução institucional.
Etapas de trabalho em grupo:
1- Preliminarmente todos os componentes do grupo deverão ler o texto e fazer seus registros pessoais.
2- Na apresentação oral, todos os componentes do grupo deverão saber o assunto sobre o qual trabalharam, o que significa que as notas poderão variar conforme o nível de participação, considerando o desempenho individual e não o coletivo.
1. Critérios de avaliação oral
Aspectos que serão avaliados desde o primeiro ao último dia:
a)demonstração, por meio de informações precisas, de que fez a leitura do texto;
b)exposição de ideias claras, coerentes e com senso crítico, tanto nos debates em grupos pequenos quanto no grupão;
c)boa entonação, adequado volume de voz e entusiasmo ao fazer exposição oral;
d)apresentação de informações novas e relevantes a partir dos textos lidos (interpretação);
e)atenção e respeito às ideias dos colegas;
f)inscrever-se (sinalizar com a mão) e esperar pelo turno de exposição;
g)criatividade e colaboração na preparação de material e nas apresentações orais;
h)envolvimento e responsabilidade no grupo, especialmente quanto à atividade prática;
i)postura adequada de expositor;
j)uso da norma culta da língua nas modalidades oral e escrita, exceto em situações específicas que exijam outras variantes.
2. Critérios de avaliação escrita
Os textos escritos serão avaliados a partir dos critérios:
1.Quanto à estrutura, o texto: (valor: 30%)
•apresenta características do gênero textual solicitado, de forma que é possível identificá-lo?
•apresenta as ideias centrais (tese e argumentos) quando o texto é argumentativo?
2.Quanto aos aspectos de coesão, coerência, clareza e criticidade, o texto: (valor: 30%)
•apresenta o uso adequado de anafóricos, de elementos coesivos e de articuladores?
•apresenta o assunto de maneira original, crítica e criativa?
3.Quanto a aspectos gramaticais, o texto: (valor: 25%)
•está escrito de acordo com a variante linguística adequada?
•está adequado quanto à ortografia?
•está adequado quanto ä concordância?
•está adequado quanto à pontuação?
•está adequado quanto à sintaxe?
•está adequado quanto ao uso de letras minúsculas e maiúsculas?
4. Quanto a aspectos estéticos, o texto: (valor: 15%)
•apresenta paragrafação correta (distribuída de forma adequada)?
•apresenta letra legível, boa organização estética e título criativo?
Bibliografia
Básica
FULGÊNCIO, Lúcia; LIBERATO, Yara G. Como facilitar a leitura. 3. ed. São Paulo: Contexto, 1998.
BASTOS, Lucia Kopschitz. A Produção escrita e a gramática. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
FARACO, Carlos Roberto e TEZZA, Cristóvão. Prática de Texto: para estudantes Universitários. 17. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
FULGÊNCIO, Lúcia; LIBERATO, Yara G. Como facilitar a leitura. 3. ed. São Paulo: Contexto, 1998.
BASTOS, Lucia Kopschitz. A Produção escrita e a gramática. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
FARACO, Carlos Roberto e TEZZA, Cristóvão. Prática de Texto: para estudantes Universitários. 17. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
FULGÊNCIO, Lúcia; LIBERATO, Yara G. Como facilitar a leitura. 3. ed. São Paulo: Contexto, 1998.
BASTOS, Lucia Kopschitz. A Produção escrita e a gramática. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
FARACO, Carlos Roberto e TEZZA, Cristóvão. Prática de Texto: para estudantes Universitários. 17. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
FULGÊNCIO, Lúcia; LIBERATO, Yara G. Como facilitar a leitura. 3. ed. São Paulo: Contexto, 1998.
BASTOS, Lucia Kopschitz. A Produção escrita e a gramática. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
FARACO, Carlos Roberto e TEZZA, Cristóvão. Prática de Texto: para estudantes Universitários. 17. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
FULGÊNCIO, Lúcia; LIBERATO, Yara G. Como facilitar a leitura. 3. ed. São Paulo: Contexto, 1998.
BASTOS, Lucia Kopschitz. A Produção escrita e a gramática. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
FARACO, Carlos Roberto e TEZZA, Cristóvão. Prática de Texto: para estudantes Universitários. 17. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
FULGÊNCIO, Lúcia; LIBERATO, Yara G. Como facilitar a leitura. 3. ed. São Paulo: Contexto, 1998.
BASTOS, Lucia Kopschitz. A Produção escrita e a gramática. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
FARACO, Carlos Roberto e TEZZA, Cristóvão. Prática de Texto: para estudantes Universitários. 17. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
FULGÊNCIO, Lúcia; LIBERATO, Yara G. Como facilitar a leitura. 3. ed. São Paulo: Contexto, 1998.
BASTOS, Lucia Kopschitz. A Produção escrita e a gramática. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
FARACO, Carlos Roberto e TEZZA, Cristóvão. Prática de Texto: para estudantes Universitários. 17. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
FULGÊNCIO, Lúcia; LIBERATO, Yara G. Como facilitar a leitura. 3. ed. São Paulo: Contexto, 1998.
BASTOS, Lucia Kopschitz. A Produção escrita e a gramática. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
FARACO, Carlos Roberto e TEZZA, Cristóvão. Prática de Texto: para estudantes Universitários. 17. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
FULGÊNCIO, Lúcia; LIBERATO, Yara G. Como facilitar a leitura. 3. ed. São Paulo: Contexto, 1998.
BASTOS, Lucia Kopschitz. A Produção escrita e a gramática. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
FARACO, Carlos Roberto e TEZZA, Cristóvão. Prática de Texto: para estudantes Universitários. 17. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
Complementar
FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Para entender o texto. 6. ed. São Paulo: Ática, 1998.
BAGNO, Marcos. A Língua de Eulália: novela sociolingüística. 14. ed. São Paulo: Conteto, 2005.
DELL´ISOLA, Regina Lúcia Péret. Retextualização de gêneros escritos. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
FAULSTICH, Enilde L. de J. Como ler, entender e redigir um texto. Petrópolis: Vozes, 2001.
SAVIOLI, Francisco Platão. Gramática em 44 lições. 15. Ed. São Paulo: Ática, 1998.
FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Para entender o texto. 6. ed. São Paulo: Ática, 1998.
BAGNO, Marcos. A Língua de Eulália: novela sociolingüística. 14. ed. São Paulo: Conteto, 2005.
DELL´ISOLA, Regina Lúcia Péret. Retextualização de gêneros escritos. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
FAULSTICH, Enilde L. de J. Como ler, entender e redigir um texto. Petrópolis: Vozes, 2001.
SAVIOLI, Francisco Platão. Gramática em 44 lições. 15. Ed. São Paulo: Ática, 1998.
FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Para entender o texto. 6. ed. São Paulo: Ática, 1998.
BAGNO, Marcos. A Língua de Eulália: novela sociolingüística. 14. ed. São Paulo: Conteto, 2005.
DELL´ISOLA, Regina Lúcia Péret. Retextualização de gêneros escritos. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
FAULSTICH, Enilde L. de J. Como ler, entender e redigir um texto. Petrópolis: Vozes, 2001.
SAVIOLI, Francisco Platão. Gramática em 44 lições. 15. Ed. São Paulo: Ática, 1998.
FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Para entender o texto. 6. ed. São Paulo: Ática, 1998.
BAGNO, Marcos. A Língua de Eulália: novela sociolingüística. 14. ed. São Paulo: Conteto, 2005.
DELL´ISOLA, Regina Lúcia Péret. Retextualização de gêneros escritos. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
FAULSTICH, Enilde L. de J. Como ler, entender e redigir um texto. Petrópolis: Vozes, 2001.
SAVIOLI, Francisco Platão. Gramática em 44 lições. 15. Ed. São Paulo: Ática, 1998.
FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Para entender o texto. 6. ed. São Paulo: Ática, 1998.
BAGNO, Marcos. A Língua de Eulália: novela sociolingüística. 14. ed. São Paulo: Conteto, 2005.
DELL´ISOLA, Regina Lúcia Péret. Retextualização de gêneros escritos. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
FAULSTICH, Enilde L. de J. Como ler, entender e redigir um texto. Petrópolis: Vozes, 2001.
SAVIOLI, Francisco Platão. Gramática em 44 lições. 15. Ed. São Paulo: Ática, 1998.
FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Para entender o texto. 6. ed. São Paulo: Ática, 1998.
BAGNO, Marcos. A Língua de Eulália: novela sociolingüística. 14. ed. São Paulo: Conteto, 2005.
DELL´ISOLA, Regina Lúcia Péret. Retextualização de gêneros escritos. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
FAULSTICH, Enilde L. de J. Como ler, entender e redigir um texto. Petrópolis: Vozes, 2001.
SAVIOLI, Francisco Platão. Gramática em 44 lições. 15. Ed. São Paulo: Ática, 1998.
FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Para entender o texto. 6. ed. São Paulo: Ática, 1998.
BAGNO, Marcos. A Língua de Eulália: novela sociolingüística. 14. ed. São Paulo: Conteto, 2005.
DELL´ISOLA, Regina Lúcia Péret. Retextualização de gêneros escritos. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
FAULSTICH, Enilde L. de J. Como ler, entender e redigir um texto. Petrópolis: Vozes, 2001.
SAVIOLI, Francisco Platão. Gramática em 44 lições. 15. Ed. São Paulo: Ática, 1998.
FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Para entender o texto. 6. ed. São Paulo: Ática, 1998.
BAGNO, Marcos. A Língua de Eulália: novela sociolingüística. 14. ed. São Paulo: Conteto, 2005.
DELL´ISOLA, Regina Lúcia Péret. Retextualização de gêneros escritos. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
FAULSTICH, Enilde L. de J. Como ler, entender e redigir um texto. Petrópolis: Vozes, 2001.
SAVIOLI, Francisco Platão. Gramática em 44 lições. 15. Ed. São Paulo: Ática, 1998.
FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Para entender o texto. 6. ed. São Paulo: Ática, 1998.
BAGNO, Marcos. A Língua de Eulália: novela sociolingüística. 14. ed. São Paulo: Conteto, 2005.
DELL´ISOLA, Regina Lúcia Péret. Retextualização de gêneros escritos. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
FAULSTICH, Enilde L. de J. Como ler, entender e redigir um texto. Petrópolis: Vozes, 2001.
SAVIOLI, Francisco Platão. Gramática em 44 lições. 15. Ed. São Paulo: Ática, 1998.