
Plano de Ensino
Turma 7021 - Instrumentalização Científica - 2011/1
Curso: Eixo Básico
Período: 3
Professor(es): Conceição Aparecida Previero
Carga Horária: 68 h
Ano/Semestre: 2011/1
Ementa
Estudo da lógica, dos processos lógicos e as regras da lógica. Estudo de metodologia para compreensão de pesquisa científica. Estrutura básica do conhecimento humano. Etapas de projeto de pesquisa.
Competências
Compreender e elaborar argumentos lógicos;
Refletir sobre a pesquisa científica e as possibilidades da construção de novos saberes;
Identificar as fontes de pesquisa e refletir sobre a confiabilidade e formas de utilização apropriadas dessas fontes;
Produzir trabalhos científicos, utilizando os conhecimentos e saberes aprendidos na disciplina;
Relacionar-se de forma ética com os grupos, respeitando as diferenças individuais.
Habilidades
Argumentar de forma crítica, com precisão e objetividade;
Compreender e aplicar os diversos métodos e técnicas da pesquisa científica;
Identificar as fontes de pesquisa e utilizá-las, conforme o trabalho a ser desenvolvido;
Compreender e utilizar técnicas de estudo;
Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.
Programa
I – Teoria e prática científica
- Ciência e conhecimento científico
- O que é ciência?
- Conhecimento científico e conhecimento popular: Diferenças
- Produção do conhecimento científico
- Apresentação de projeto de pesquisa em desenvolvimento no CEULP/ULBRA
- Práticas e resultados desenvolvidos no projeto de pesquisa
- Identificação das áreas de conhecimento com as práticas multidisciplinares do projeto
- O uso da Instrumentalização Científica como ferramenta na construção do conhecimento
- Culinária e ciência – Alquimia
- O agricultor experimentador
- Métodos e técnicas de pesquisa científica
- Pesquisa quantitativa e qualitativa
- Ambientes de desenvolvimento de pesquisa no CEULP/ULBRA
- Trabalho prático - Levantamento sócio-ecônomico do perfil da turma
- Trabalho prático – Propriedades físicas de produtos agrícolas
II – A pesquisa na vida acadêmica
- Observação/Demonstração/Raciocínio/Argumentação
- Prática nas disciplinas especificas – Relatórios técnicos
- Resumos, artigos científicos, resumos expandidos, dissertações, teses
- Programa de Iniciação Científica e Tecnológica do CEULP/ULBRA - PROICT
- Relatório de pesquisa de iniciação científica
- Eventos técnico-científicos – Jornada de Iniciação Científica do CEULP/ULBRA
- Projetos de pesquisa e pesquisadores no CEULP/ULBRA
- Grupos de pesquisa – CEULP/CNPq
- Cadastro do currículo na Plataforma Lattes – CNPq
- Comitê de Ética
- Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
III – Projeto de pesquisa
- Temática central: Meio Ambiente
- Linhas de pesquisa considerando a temática Meio Ambiente
- Delimitação do tema
- Estrutura do projeto de pesquisa
- Fontes de pesquisa
- Levantamento bibliográfico
- Leitura e documentação
- Elaboração do plano de projeto
- Apresentação dos resultados do projeto
- Fomento e fontes de recursos
- Normas da ABNT
Metodologia
A metodologia de trabalho em sala de aula será teórica-prática e articulada a realidade, em direção a uma formação crítica e transformadora, no sentido de favorecer o desenvolvimento profissional do aluno e sua autonomia intelectual.
Avaliação
A disciplina de Instrumentalização Científica será avaliada ao longo do período letivo, através de um processo de contínua verificação do rendimento obtido pelo estudante.
A verificação do rendimento acadêmico será efetuada pela aferição de conhecimentos, habilidades, participação, desempenho, interesse, organização, evolução e aptidão, a fim de verificar o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. A assiduidade e a pontualidade na entrega dos trabalhos também serão observadas na avaliação.
A apresentação oral se dará por meio de seminários com grupos de alunos considerando a área de conhecimento do curso vinculado, a fim de facilitar a apreciação sobre o conteúdo a ser estudado, bem como a relação entre eles. Na produção textual dos trabalhos em grupo todos receberão notas iguais e na apresentação oral as notas serão individualizadas. Todas as avaliações terão um valor de 0 a 10 (de zero a dez) e a nota recebida mutiplicada pelo "peso" equivalente a avaliação.
Pesos referentes às avaliações:
Grau 1
Relatório do levantamento sócio-econômico da turma 7021-A (grupo) (Peso - 0,2)
Resumo sobre textos escritos por cientistas nacionais (individual) (Peso - 0,2)
Trabalho escrito da proposta do plano de projeto (grupo) (Peso - 0,2)
Prova dissertativa/objetiva e sem consulta (11/04/2011) (Peso - 0,4)
Grau 2
Trabalho escrito e seminário do projeto, dia 30/05/2011 (grupo) (Peso - 0,5)
Prova dissertativa/objetiva e sem consulta (06/06/2011) (Peso - 0,5)
Bibliografia
Básica
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. 6. ed. São Paulo : Atlas, 2001. 220 p.
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p.
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo : Atlas, 2003. 311 p.
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. 6. ed. São Paulo : Atlas, 2001. 220 p.
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p.
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo : Atlas, 2003. 311 p.
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. 6. ed. São Paulo : Atlas, 2001. 220 p.
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p.
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo : Atlas, 2003. 311 p.
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. 6. ed. São Paulo : Atlas, 2001. 220 p.
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p.
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo : Atlas, 2003. 311 p.
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. 6. ed. São Paulo : Atlas, 2001. 220 p.
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p.
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo : Atlas, 2003. 311 p.
Complementar
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica:. 5. ed.. São Paulo: Makron. 2005. 242 p.
OLIVEIRA, Silvio Luiz. Tratado de metodologia científica. 2. ed.. São Paulo: Pioneira. 2001. 320 p.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica:. 5. ed.. São Paulo: Makron. 2005. 242 p.
OLIVEIRA, Silvio Luiz. Tratado de metodologia científica. 2. ed.. São Paulo: Pioneira. 2001. 320 p.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica:. 5. ed.. São Paulo: Makron. 2005. 242 p.
OLIVEIRA, Silvio Luiz. Tratado de metodologia científica. 2. ed.. São Paulo: Pioneira. 2001. 320 p.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica:. 5. ed.. São Paulo: Makron. 2005. 242 p.
OLIVEIRA, Silvio Luiz. Tratado de metodologia científica. 2. ed.. São Paulo: Pioneira. 2001. 320 p.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica:. 5. ed.. São Paulo: Makron. 2005. 242 p.
OLIVEIRA, Silvio Luiz. Tratado de metodologia científica. 2. ed.. São Paulo: Pioneira. 2001. 320 p.