
Plano de Ensino
Turma 7106 - Comunicação e Expressão - 2011/1
Curso: Eixo Básico
Período: 2
Professor(es): Valquiria de Lima Maranhão
Carga Horária: 68 h
Ano/Semestre: 2011/1
Ementa
Linguagem, língua e fala. Funções da linguagem. Oralidade, escrita e variação linguística. Leitura e estratégias de leitura. Escrita e estratégias de escrita. Paragrafação. Coesão e coerência textuais. Paráfrase e retextualização. Argumentação e persuasão. Particularidades léxicas e gramaticais.
Competências
Esta disciplina contribui para o desenvolvimento das seguintes competências:
1. usar a língua em suas manifestações orais e escritas, em suas dimensões receptivas e produtivas, em diferentes situações ou contextos, com diversos interlocutores ou públicos, como meio de organização cognitiva da realidade, constituição de significados e realização de práticas sociais;
2. ser ético, pontual, interessado e comprometido com a prática e a vivência acadêmicas.
Habilidades
1. conceituar linguagem, língua e fala;
2. reconhecer as variedades linguísticas e os níveis de linguagem a partir de textos e de situações concretas da cultura local;
3. identificar a estrutura de diferentes tipos e gêneros de textos;
4. empregar adequadamente elementos anafóricos, articuladores e conectivos para promover a coesão e a coerência em textos produzidos;
5. compreender e interpretar adequadamente diferentes textos;
6. distinguir fala e escrita, destacando aspectos estilísticos e discursivos da escrita;
7. identificar, distinguir e empregar corretamente os conceitos: argumentar, convencer e persuadir;
8. transpor textos da oralidade para a escrita e de um gênero textual para outro (retextualização);
9. produzir e corrigir parágrafo e paráfrase de acordo com a teoria, com a variante padrão e com os critérios definidos nesta disciplina.
Programa
1. conceito, níveis e funções de linguagem;
2. oralidade, escrita e variação lingüística;
3. estratégias de leitura e de escrita;
4. paragrafação;
5. coesão e coerência textuais;
6. compreensão e interpretação de textos;
7. argumentação e persuasão;
8. paráfrase e retextualização;
9. revisão gramatical.
Metodologia
A disciplina propõe espaço para o processo de reflexão sobre a língua materna e aperfeiçoamento por meio de teoria e atividades práticas de leitura e escrita. Para tanto, nos encontros haverá discussões que desafiem o aluno a ler, elaborar hipóteses e compreender os entrelaces das palavras na constituição do discurso coerente e, sobretudo, na capacidade de utilizá-lo de maneira consciente no dia a dia. O acadêmico será provocado a produzir, autocorrigir e refazer textos significativos. Os conteúdos dos encontros presenciais serão desenvolvidos a partir de dinâmicas diversas tais como GV-GO, discussão circular, Phillips 66, seminários e mesa redonda para que o grupo possa socializar tanto as experiências quanto os conhecimentos prévios e os novos. Serão utilizados recursos como: quadro, retroprojetor, cartazes, datashow, músicas, revista, dvd, aparelho de televisão e de som. Para as aulas semipresenciais será utilizado sistema web, via plataforma da Instituição (www.ulbra-to.br), onde estarão disponíveis atividades da disciplina que envolvam leitura e escrita como também os critérios a serem observados pelo acadêmico ao publicar as respostas solicitadas.
Avaliação
O processo de avaliação será contínuo, por meio de observação, no que diz respeito à participação, ao interesse, à responsabilidade e pontualidade em que os alunos deverão apresentar trabalhos individuais e em grupos; orais e/ou por escrito, demonstrando conhecimento do conteúdo, coerência e consciência crítica sobre o que dizem. Os textos e as referências bibliográficas serão disponibilizados no portal e na reprografia. A produção escrita que não for inédita e pessoal será desconsiderada.
Os acadêmicos que apresentarem dificuldades na escrita deverão frequentar o Laboratório de Produção Textual.
Compõe G1:
- leitura e discussão da obra O que é leitura. (v.1,0)
- leitura e apresentação oral do livro Preconceito Linguístico: o que é, como se faz: (v.1,0).
- produção textual, atividade e participação em sala de aula (v.1,5), de acordo com os critérios estabelecidos;
- participação em sala de aula: (v.0,5)
- *prova (v.6,0), de acordo com o calendário acadêmico.
Compõe G2:
- leitura e apresentação oral do livro A arte de Argumentar e o filme Obrigado por fumar. O aluno deverá apresentar de maneira clara e coerente a relação que há entre a obra e o filme. (v.2,0).
- produção textual, atividade e participação em sala de aula (v.1,5) de acordo com os critérios estabelecidos;
- participação em sala de aula: (v.0,5)
- *prova (v.6,0), de acordo com o calendário acadêmico.
*Obs: o aluno que faltar à prova deverá substituí-la no fim do semestre, de acordo com a resolução institucional.
Substitutiva de grau:
Avaliação- Assunto cumulativo do semestre
Prova (v.10,0), conforme resolução institucional.
NB:
- As atividades serão realizadas a partir de roteiro disponibilizado no Portal e na reprografia. Todos devem ficar atentos ao cronograma.
LEITURAS OBRIGATÓRIAS:
ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. 6. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. 29. ed. São Paulo: Loyola, 2004.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura.19. Ed. São Paulo: Brasiliense, 2005.
1. Critérios de avaliação oral
Aspectos que serão avaliados desde o primeiro ao último dia:
a) demonstração, por meio de informações precisas, de que fez a leitura do texto;
b) exposição de ideias claras, coerentes e com senso crítico, tanto nos debates em grupos pequenos quanto no grupão;
c) boa entonação, adequado volume de voz e entusiasmo ao fazer exposição oral;
d) apresentação de informações novas e relevantes a partir, quando possível, de conhecimentos prévios;
e) atenção e respeito às ideias dos colegas;
f) inscrever-se (sinalizar com a mão) e esperar pelo turno de exposição;
g) criatividade e colaboração na preparação de material e nas apresentações orais;
h) postura adequada quando fizer exposição;
i) uso da norma culta da língua nas modalidades oral e escrita, exceto em situações específicas que exijam outras variantes.
2. Critérios de avaliação escrita
Os textos escritos serão avaliados a partir dos critérios:
1. Quanto à estrutura, o texto: (valor: 30%)
• apresenta características do gênero textual solicitado, de forma que é possível identificá-lo?
• apresenta as ideias centrais (tese e argumentos) quando o texto é argumentativo?
2. Quanto aos aspectos de coesão, coerência, clareza e criticidade, o texto: (valor: 30%)
• apresenta o uso adequado de anafóricos, de elementos coesivos e de articuladores?
• apresenta o assunto de maneira original, crítica e criativa?
3. Quanto a aspectos gramaticais, o texto: (valor: 25%)
• está escrito de acordo com a variante lingüística adequada?
• está adequado quanto à ortografia?
• está adequado quanto ä concordância?
• está adequado quanto à pontuação?
• está adequado quanto à sintaxe?
• está adequado quanto ao uso de letras minúsculas e maiúsculas?
4. Quanto a aspectos estéticos, o texto: (valor: 15%)
• apresenta paragrafação correta (distribuída de forma adequada)?
• apresenta letra legível, organização estética adequada e título criativo?
Bibliografia
Básica
BASTOS, Lucia Kopschitz. A Produção escrita e a gramática. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. 6. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
SERAFINI, Maria T. Como escrever textos. 11. ed. São Paulo: Globo, 2001.
Complementar
FAULSTICH, Enilde L. de J. Como ler, entender e redigir um texto. Petrópolis: Vozes, 2001
FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Para entender o texto. 6. ed. São Paulo: Ática, 1998.
SAVIOLI, Francisco Platão. Gramática em 44 lições. 15. Ed. São Paulo: Ática, 1998.
MARTINS, Maria Helena. O que é Leitura. São Paulo. Brasiliense, 1993.
KOCH, Ingedore. A Coerência Textual. São Paulo: Contexto, 1992.
FARACO, Carlos Roberto e TEZZA, Cristóvão. Prática de Texto: para estudantes Universitários. 17. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
CINTRA, Anna Maria. Português Instrumental. São Paulo: Atlas, 1995.
FULGÊNCIO, Lúcia; LIBERATO, Yara G. Como facilitar a leitura. 3. ed. São Paulo: Contexto, 1998.
KOCH, Ingedore Villaça; Elias, Vanda Maria. Ler e Compreender os sentidos dos textos. São Paulo: Contexto, 2007.