
Plano de Ensino
Turma 7024 - Instrumentalização Científica - 2012/2
Curso: Eixo Básico
Período: 3
Professor(es): Pierre Soares Brandão
Carga Horária: 68 h
Ano/Semestre: 2012/2
Ementa
Estudo da lógica, dos processos lógicos e as regras da lógica. Estudo de metodologia para compreensão de pesquisa científica. Estrutura básica do conhecimento humano. Etapas de projeto de pesquisa.
Competências
Refletir sobre a pesquisa científica e as possibilidades da construção de novos saberes identificando as fontes de pesquisa e ponderando sobre sua confiabilidade e formas de utilização apropriadas dessas fontes;
Produzir trabalhos científicos, utilizando os conhecimentos e saberes aprendidos na disciplina, relacionando-se de forma ética com os grupos, respeitando as diferenças individuais e as necessidades coletivas.
Habilidades
Desenvolver o senso crítico a cerca dos novos conhecimentos e da relação com os conhecimentos pré-existentes, com precisão e objetividade, articulando-os e possibilitando a construção de outros saberes a partir desta articulação;
Compreender e aplicar os diversos métodos e técnicas da pesquisa científica;
Identificar as fontes de pesquisa e utilizá-las, conforme o trabalho a ser desenvolvido;
Compreender e utilizar técnicas de estudo e organização dos conceitos para a facilitação da construção de novos conhecimentos e para a comunicação eficiente dos mesmos;
Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.
Programa
DATA CONTEÚDOS
23/07/2012 Introdução a Disciplina e Apresentação do Cronograma das aulas.
30/07/2012 Formatação Inicial para construção de trabalho científico (Arquivos do Word).
06/08/2012 Citações e Referências (orientação para estudo dirigido).
13/08/2012 Evolução dos Instrumentos: do Fichamento em papel ao eletrônico, Resumos e Resenhas.
18/08/2012 Atividade semipresencial de pratica na utilização de citações e referência.
20/08/2012 Confecção de Material Audiovisual de Apoio a Apresentação de Trabalhos Científicos e Protocolo e orientações para Apresentação Oral.
27/08/2012 O Projeto de Pesquisa: Elementos Pré-textuais, Introdução, Problema de Pesquisa, Hipóteses, Objetivos, Justificativa. Estudo de Viabilidade de Pesquisa.
03/09/2012 Seminário para apresentação de proposta de Projeto de Pesquisa e Estudo de Viabilidade e Correção da Atividade Semipresencial 1.
10/09/2012 Referencial Teórico e Metodologia.
15/09/2012 Atividade semipresencial de pratica de construção de Proposta de Projeto de Pesquisa e Estudo de Viabilidade.
17/09/2012 Prova de Grau 1.
24/10/2012 Seminário sobre “Os dez experimentos mais belos da ciência” e Correção da Atividade Semipresencial 2.
01/10/2012 Seminário sobre Metodologia.
08/11/2012 Cronograma, Orçamento e Elementos Pós-textuais e Coleta de Dados: Procedimentos e Aspectos Éticos.
15/11/2012 Coleta de Dados e Correção da Atividade Semipresencial 3.
22/11/2012 Análise de Dados: Técnicas para organização e análise dos dados coletados na pesquisa.
27/10/2012 Atividade semipresencial de pratica de construção de Metodologia.
29/10/2012 A apresentação dos Resultados de pesquisa.
05/11/2012 Seminário sobre os dados coletados.
12/11/2012 Prova de Grau 2.
19/11/2012 Entrega das Provas de Grau 2 e Avaliação formal da disciplina.
26/11/2012 Substituição de Grau.
Metodologia
A metodologia das aulas irá variar desde aula expositiva e dialogada com a participação dos acadêmicos (aproximadamente 20% do total de aulas do semestre), a aulas práticas na construção de novos conhecimentos através da utilização dos instrumentos científicos e da resolução de problemas em diferentes técnicas metodológicas, bem como dinâmicas de grupo, apresentações de seminário e estudos dirigidos que possibilitem a vivência e experiência aos acadêmicos (em aproximadamente 80% do total de aulas do semestre). Portanto, trata-se de uma disciplina predominantemente prática.
Será solicitada a construção de trabalhos (individuais e/ou em grupos) com finalidade conjunta de vivência prática e de avaliação na disciplina. O tema a ser trabalhado será determinado pelo professor na primeira semana de aula.
As atividades semipresenciais consistirão em:
• Primeira Atividade Semipresencial: Pratica na utilização de citações e referência – Cada aluno deverá selecionar uma referência teórica (livro ou artigo científico) pertinente ao tema definido pelo professor e sobre esta fonte CONSTRUIR UM TEXTO DE UMA A DUAS LAUDAS, o qual deve conter no mínimo dez (10) citações, duas para cada tipo especificado abaixo: Citação indireta com a referência no início; Citação recuada com referência no início; Citação via "apud" com referência ao final; Citação com "grifo nosso" e referência ao final; Citação com supressão de palavra ou trecho dentro da citação e referência no início. Ao final do texto deve ser apresentada a referência da fonte teórica utilizada, nas normas da ABNT e de forma completa (com todos os elementos, incluindo aqueles que a norma apresenta como sendo opcionais). Será avaliado: a coerência do texto, o atendimento às normas e orientações dadas pelo professor em sala de aula, nas referências apresentadas no plano de ensino e nos materiais didáticos da disciplina.
• Segunda Atividade Semipresencial: Pratica de construção de Proposta de Projeto de Pesquisa e Estudo de Viabilidade – Cada aluno deverá postar nesta data uma proposta de projeto de pesquisa sobre o tema disponibilizado pelo professor e um estudo de viabilidade conforme formulário disponibilizado no material didático da disciplina. Será avaliado: a organização do material e postagem correta do mesmo, o atendimento às normas e orientações dadas pelo professor em sala de aula, nas referências apresentadas no plano de ensino e nos materiais didáticos da disciplina.
• Terceira Atividade Semipresencial: Pratica de construção de Metodologia – Cada aluno deverá postar nesta data a metodologia do projeto de pesquisa construído na disciplina. Será avaliado: a coerência da metodologia proposta com o objetivo geral do projeto, o atendimento às normas e orientações dadas pelo professor em sala de aula, nas referências apresentadas no plano de ensino e nos materiais didáticos da disciplina.
OBS: Para retorno aos alunos e ampliação do aprendizado, será realizada discussão em sala de aula sobre a qualidade das atividades semipresenciais, bem como o esclarecimento e correções dos erros mais comuns e dos mais graves.
Avaliação
Para G1:
A composição da nota de G1 se dará através da soma dos itens abaixo especificados:
• Prova escrita sobre todo o conteúdo trabalhado, inclusive as leituras complementares extraclasse, valendo até 6,0 pontos.
• Seminários onde a apresentação valerá 4,0 pontos (2,0 pontos cada seminário) e a entrega dos materiais (CD com capa no modelo disponibilizado pelo professor contendo a apresentação do seminário e as fontes de consulta utilizadas) dentro do prazo estipulado será critério obrigatório para validação da nota.
Para G2:
A composição da nota de G2 se dará através da soma dos itens especificados abaixo:
• Prova escrita sobre todo o conteúdo trabalhado, inclusive as leituras complementares extraclasse, valendo até 6,0 pontos.
• Seminários onde a apresentação valerá 4,0 pontos (2,0 pontos cada seminário) e a entrega dos materiais (CD com capa no modelo disponibilizado pelo professor contendo a apresentação do seminário e as fontes de consulta utilizadas) dentro do prazo estipulado será critério obrigatório para validação da nota.
OBS:
1 – Não serão recebidos trabalhos fora dos prazos estabelecidos para a entrega.
2 – Os problemas quanto aos prazos para entrega dos trabalhos devem ser avisados com antecedência para que o professor avalie a situação.
3 – As eventualidades podem ser comunicadas na aula IMEDIATAMENTE APÓS, mas serão avaliadas podendo ou não ser aceitas.
4 – Os casos de plágio parcial (trecho copiado de outra produção) e plágio total (trabalho copiado de outro autor), quando identificados, serão imediatamente desqualificados e será atribuída nota zero (0,0) para O TRABALHO, consequentemente, para todos os seus autores.
Bibliografia
Básica
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p., il.
CARVALHO, Maria Cecilia. Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. 15 ed. São Paulo: Papirus, 2003. 175 p., il.
CHINAZZO, Cosme Luiz. Instrumentalização científica. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2009. 200 p. + 1 DVD
BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 127 p.
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p., il.
CARVALHO, Maria Cecilia. Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. 15 ed. São Paulo: Papirus, 2003. 175 p., il.
CHINAZZO, Cosme Luiz. Instrumentalização científica. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2009. 200 p. + 1 DVD
BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 127 p.
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p., il.
CARVALHO, Maria Cecilia. Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. 15 ed. São Paulo: Papirus, 2003. 175 p., il.
CHINAZZO, Cosme Luiz. Instrumentalização científica. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2009. 200 p. + 1 DVD
BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 127 p.
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p., il.
CARVALHO, Maria Cecilia. Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. 15 ed. São Paulo: Papirus, 2003. 175 p., il.
CHINAZZO, Cosme Luiz. Instrumentalização científica. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2009. 200 p. + 1 DVD
BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 127 p.
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p., il.
CARVALHO, Maria Cecilia. Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. 15 ed. São Paulo: Papirus, 2003. 175 p., il.
CHINAZZO, Cosme Luiz. Instrumentalização científica. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2009. 200 p. + 1 DVD
BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 127 p.
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p., il.
CARVALHO, Maria Cecilia. Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. 15 ed. São Paulo: Papirus, 2003. 175 p., il.
CHINAZZO, Cosme Luiz. Instrumentalização científica. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2009. 200 p. + 1 DVD
BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 127 p.
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p., il.
CARVALHO, Maria Cecilia. Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. 15 ed. São Paulo: Papirus, 2003. 175 p., il.
CHINAZZO, Cosme Luiz. Instrumentalização científica. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2009. 200 p. + 1 DVD
BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 127 p.
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p., il.
CARVALHO, Maria Cecilia. Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. 15 ed. São Paulo: Papirus, 2003. 175 p., il.
CHINAZZO, Cosme Luiz. Instrumentalização científica. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2009. 200 p. + 1 DVD
BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 127 p.
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p., il.
CARVALHO, Maria Cecilia. Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. 15 ed. São Paulo: Papirus, 2003. 175 p., il.
CHINAZZO, Cosme Luiz. Instrumentalização científica. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2009. 200 p. + 1 DVD
BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 127 p.
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p., il.
CARVALHO, Maria Cecilia. Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. 15 ed. São Paulo: Papirus, 2003. 175 p., il.
CHINAZZO, Cosme Luiz. Instrumentalização científica. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2009. 200 p. + 1 DVD
BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 127 p.
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p., il.
CARVALHO, Maria Cecilia. Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. 15 ed. São Paulo: Papirus, 2003. 175 p., il.
CHINAZZO, Cosme Luiz. Instrumentalização científica. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2009. 200 p. + 1 DVD
BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 127 p.
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p., il.
CARVALHO, Maria Cecilia. Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. 15 ed. São Paulo: Papirus, 2003. 175 p., il.
CHINAZZO, Cosme Luiz. Instrumentalização científica. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2009. 200 p. + 1 DVD
BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 127 p.
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p., il.
CARVALHO, Maria Cecilia. Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. 15 ed. São Paulo: Papirus, 2003. 175 p., il.
CHINAZZO, Cosme Luiz. Instrumentalização científica. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2009. 200 p. + 1 DVD
BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 127 p.
Complementar
DEMO, Pedro. Introdução a metodologia da ciência. 2 ed. São Paulo : Atlas, 1991. 118 p.
THUMS, Jorge. Acesso à realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. 3 ed. Porto Alegre: Ed. ULBRA, 2003. 232 p., il.
FLÔRES, Onici. Orientações metodológicas para pesquisa e TCC. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. 60 p., il. (Cadernos universitários; 48).
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico métodos científicos. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994. 249 p., il.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 4 ed. São Paulo: Makron, 1996. 209 p.
MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000. 289 p.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p.
OLIVEIRA, Silvio Luiz. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 2001. 320 p., il.
DEMO, Pedro. Introdução a metodologia da ciência. 2 ed. São Paulo : Atlas, 1991. 118 p.
THUMS, Jorge. Acesso à realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. 3 ed. Porto Alegre: Ed. ULBRA, 2003. 232 p., il.
FLÔRES, Onici. Orientações metodológicas para pesquisa e TCC. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. 60 p., il. (Cadernos universitários; 48).
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico métodos científicos. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994. 249 p., il.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 4 ed. São Paulo: Makron, 1996. 209 p.
MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000. 289 p.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p.
OLIVEIRA, Silvio Luiz. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 2001. 320 p., il.
DEMO, Pedro. Introdução a metodologia da ciência. 2 ed. São Paulo : Atlas, 1991. 118 p.
THUMS, Jorge. Acesso à realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. 3 ed. Porto Alegre: Ed. ULBRA, 2003. 232 p., il.
FLÔRES, Onici. Orientações metodológicas para pesquisa e TCC. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. 60 p., il. (Cadernos universitários; 48).
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico métodos científicos. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994. 249 p., il.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 4 ed. São Paulo: Makron, 1996. 209 p.
MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000. 289 p.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p.
OLIVEIRA, Silvio Luiz. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 2001. 320 p., il.
DEMO, Pedro. Introdução a metodologia da ciência. 2 ed. São Paulo : Atlas, 1991. 118 p.
THUMS, Jorge. Acesso à realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. 3 ed. Porto Alegre: Ed. ULBRA, 2003. 232 p., il.
FLÔRES, Onici. Orientações metodológicas para pesquisa e TCC. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. 60 p., il. (Cadernos universitários; 48).
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico métodos científicos. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994. 249 p., il.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 4 ed. São Paulo: Makron, 1996. 209 p.
MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000. 289 p.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p.
OLIVEIRA, Silvio Luiz. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 2001. 320 p., il.
DEMO, Pedro. Introdução a metodologia da ciência. 2 ed. São Paulo : Atlas, 1991. 118 p.
THUMS, Jorge. Acesso à realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. 3 ed. Porto Alegre: Ed. ULBRA, 2003. 232 p., il.
FLÔRES, Onici. Orientações metodológicas para pesquisa e TCC. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. 60 p., il. (Cadernos universitários; 48).
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico métodos científicos. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994. 249 p., il.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 4 ed. São Paulo: Makron, 1996. 209 p.
MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000. 289 p.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p.
OLIVEIRA, Silvio Luiz. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 2001. 320 p., il.
DEMO, Pedro. Introdução a metodologia da ciência. 2 ed. São Paulo : Atlas, 1991. 118 p.
THUMS, Jorge. Acesso à realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. 3 ed. Porto Alegre: Ed. ULBRA, 2003. 232 p., il.
FLÔRES, Onici. Orientações metodológicas para pesquisa e TCC. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. 60 p., il. (Cadernos universitários; 48).
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico métodos científicos. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994. 249 p., il.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 4 ed. São Paulo: Makron, 1996. 209 p.
MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000. 289 p.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p.
OLIVEIRA, Silvio Luiz. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 2001. 320 p., il.
DEMO, Pedro. Introdução a metodologia da ciência. 2 ed. São Paulo : Atlas, 1991. 118 p.
THUMS, Jorge. Acesso à realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. 3 ed. Porto Alegre: Ed. ULBRA, 2003. 232 p., il.
FLÔRES, Onici. Orientações metodológicas para pesquisa e TCC. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. 60 p., il. (Cadernos universitários; 48).
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico métodos científicos. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994. 249 p., il.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 4 ed. São Paulo: Makron, 1996. 209 p.
MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000. 289 p.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p.
OLIVEIRA, Silvio Luiz. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 2001. 320 p., il.
DEMO, Pedro. Introdução a metodologia da ciência. 2 ed. São Paulo : Atlas, 1991. 118 p.
THUMS, Jorge. Acesso à realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. 3 ed. Porto Alegre: Ed. ULBRA, 2003. 232 p., il.
FLÔRES, Onici. Orientações metodológicas para pesquisa e TCC. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. 60 p., il. (Cadernos universitários; 48).
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico métodos científicos. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994. 249 p., il.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 4 ed. São Paulo: Makron, 1996. 209 p.
MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000. 289 p.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p.
OLIVEIRA, Silvio Luiz. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 2001. 320 p., il.
DEMO, Pedro. Introdução a metodologia da ciência. 2 ed. São Paulo : Atlas, 1991. 118 p.
THUMS, Jorge. Acesso à realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. 3 ed. Porto Alegre: Ed. ULBRA, 2003. 232 p., il.
FLÔRES, Onici. Orientações metodológicas para pesquisa e TCC. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. 60 p., il. (Cadernos universitários; 48).
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico métodos científicos. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994. 249 p., il.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 4 ed. São Paulo: Makron, 1996. 209 p.
MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000. 289 p.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p.
OLIVEIRA, Silvio Luiz. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 2001. 320 p., il.
DEMO, Pedro. Introdução a metodologia da ciência. 2 ed. São Paulo : Atlas, 1991. 118 p.
THUMS, Jorge. Acesso à realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. 3 ed. Porto Alegre: Ed. ULBRA, 2003. 232 p., il.
FLÔRES, Onici. Orientações metodológicas para pesquisa e TCC. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. 60 p., il. (Cadernos universitários; 48).
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico métodos científicos. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994. 249 p., il.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 4 ed. São Paulo: Makron, 1996. 209 p.
MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000. 289 p.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p.
OLIVEIRA, Silvio Luiz. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 2001. 320 p., il.
DEMO, Pedro. Introdução a metodologia da ciência. 2 ed. São Paulo : Atlas, 1991. 118 p.
THUMS, Jorge. Acesso à realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. 3 ed. Porto Alegre: Ed. ULBRA, 2003. 232 p., il.
FLÔRES, Onici. Orientações metodológicas para pesquisa e TCC. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. 60 p., il. (Cadernos universitários; 48).
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico métodos científicos. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994. 249 p., il.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 4 ed. São Paulo: Makron, 1996. 209 p.
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