Plano de Ensino

Turma 7025 - Instrumentalização Científica - 2013/1

Curso: Eixo Básico

Período: 3

Professor(es): Pierre Soares Brandão

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2013/1

Ementa

Estudo da lógica, dos processos lógicos e as regras da lógica. Estudo de metodologia para compreensão de pesquisa científica. Estrutura básica do conhecimento humano. Etapas de projeto de pesquisa.

Competências

Refletir sobre a pesquisa científica e as possibilidades da construção de novos saberes identificando as fontes de pesquisa e ponderando sobre sua confiabilidade e formas de utilização apropriadas dessas fontes;

Produzir trabalhos científicos, utilizando os conhecimentos e saberes aprendidos na disciplina, relacionando-se de forma ética com os grupos, respeitando as diferenças individuais e as necessidades coletivas.

Habilidades

Desenvolver o senso crítico a cerca dos novos conhecimentos e da relação com os conhecimentos pré-existentes, com precisão e objetividade, articulando-os e possibilitando a construção de outros saberes a partir desta articulação;

Compreender e aplicar os diversos métodos e técnicas da pesquisa científica;

Identificar as fontes de pesquisa e utilizá-las, conforme o trabalho a ser desenvolvido;

Compreender e utilizar técnicas de estudo e organização dos conceitos para a facilitação da construção de novos conhecimentos e para a comunicação eficiente dos mesmos;

Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Programa

O Programa da disciplina conta com:
DEZ (10) ENCONTROS DE AULAS EXPOSITIVAS (com ou sem: atividade prática focalizada e/ou orientação de prática em casa) sobre os seguintes conteúdos:
-- Apresentação da disciplina. Mercado e Processo de Formação. TCC.
-- Etapas Iniciais em Pesquisas Científicas: cadastro nas Plataformas Brasil e Lattes; -- Busca por Revistas Científicas com Qualis, Google Tradutor, Google Docs e Busca de Normas da ABNT.
-- Aula sobre Citações e Fichamentos com orientação para ED.
-- Formatação Inicial de Trabalhos Acadêmicos, Elementos Pré-textuais e Textuais (este último até o Referencial Teórico) de Projeto de Pesquisa.
-- Resumos (simples, críticos e expandido).
-- Metodologia (Detalhamento do Estudo).
-- Elementos Pós-textuais e Encaminhamentos após conclusão do Projeto de Pesquisa.
-- Coleta e Analise de Dados. Redação de Resultados.
-- Confecção de Material Audiovisual de Apoio a Apresentação de Trabalhos Científicos. Protocolo e orientações para Apresentação Oral.
OITO (08) ENCONTROS DE AULAS PRÁTICAS E/OU DE ESTUDO DIRIGIDO:
-- Aula tipo Estudo Dirigido (ED): Busca por Artigos Científicos em Revistas com Qualis A1, A2 e B1. Cada grupo deve buscar um artigo que fale sobre Atividade Física relacionada à Cognição (aprendizado ou função do cérebro), traduzi-lo e preparar uma apresentação de no máximo 15 minutos para explicar o artigo. Devem apresentar na próxima aula (seminário 1) os resultados das práticas do ED tendo como metodologia de comunicação a apresentação oral; como material audiovisual de apoio o uso de cartazes e entrega de um CD contendo os resultados encontrados.
-- Aula Prática sobre Citações: Nesta aula os grupos devem produzir um fichamento dos três (3) artigos destinados ao grupo seguindo as seguintes etapas: traduzir o artigo, ler, identificas as informações mais importantes do texto, transcrever em formato de citação tal qual as normas para fichamento científico, preparar apresentação do seu fichamento para o seminário 2 (que será realizado na próxima aula), mediante slides do PowerPoint, programada para o tempo de 15 minutos.
-- Primeira Atividade Semipresencial: Busca e Seleção de Materiais Teóricos.
-- Segunda Atividade Semipresencial: Pratica na utilização de citações e referência.
-- Seminário 1: Busca e Seleção de Material Teórico.
-- Seminário 2: Citações e Fichamentos.
-- Seminário 3: Metodologia (Desenho do Estudo).
-- Seminário 4: Metodologia (Aspectos Éticos em Pesquisa Científica com e sem envolvimento de Seres Humanos).
TRÊS (03) ENCONTROS PARA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL:
-- Prova de Grau 1.
-- Prova de Grau 2.
-- Substituição de Grau.

Observação: A ordem aqui apresentada não compreende a sequência pedagógica a ser utilizada no semestre.

Metodologia

A metodologia das aulas irá variar desde aula expositiva e dialogada com a participação dos acadêmicos (aproximadamente 55% do total de aulas do semestre), até aulas práticas na construção de novos conhecimentos através da utilização dos instrumentos científicos e da resolução de problemas em diferentes técnicas metodológicas, tais como dinâmicas de grupo, apresentações de seminário e estudos dirigidos que possibilitem a vivência e experiência aos acadêmicos (em aproximadamente 45% do total de aulas do semestre).

Será solicitada a construção de trabalhos (individuais e/ou em grupos) com finalidade conjunta de vivência prática e de avaliação na disciplina. O tema a ser trabalhado será determinado pelo professor na primeira semana de aula.

As atividades semipresenciais consistirão em:
-- Primeira Atividade Semipresencial: Busca e Seleção de Material Teórico. Metodologia: Cada grupo receberá três (3) artigos científicos sobre os quais deverá: 1. Sobre a revista, identificar se: a) Ela tem classificação Qualis? b) Em quais áreas ela recebe classificação? Cite todas. c) Quais as suas classificações Qualis em cada área em que ela foi avaliada? Cite todas. 2. Sobre os autores, buscar conhecer se: a) Eles têm outros trabalhos publicados sobre o mesmo assunto ou tema próximo? Citar os títulos. b) Eles têm currículo na Plataforma Lattes? Postar o link de acesso ao currículo na plataforma. 3. Buscar um novo artigo sobre o tema “Atividade Física e Cognição” e sobre ele responder os itens 1 e 2 acima postados. Critérios de Avaliação: Será avaliada a coerência do texto, bem como o atendimento às normas e orientações dadas pelo professor em sala de aula, nas referências apresentadas no plano de ensino e nos materiais didáticos da disciplina. Tipo de Retorno: Será discutida em sala de aula a avaliação do professor sobre as atividades e os erros mais frequentes apresentados nas postagens.
-- Segunda Atividade Semipresencial: Pratica na utilização de citações e referência. Metodologia: Cada aluno deverá construir três produções, sendo elas um fichamento, um resumo do tipo simples e de classificação do tipo informativo e um esboço de resenha conforme modelo disponibilizado pelo professor. As produções devem estar em conformidade com as normas técnicas e científicas, o fichamento deve conter citações de todos os tipos (citação recuada com referência no início e ao final; citação via "apud" com referência no início e ao final; citação com "grifo nosso" e referência no início e ao final; citação com supressão de palavra ou trecho dentro da citação e referência no início e ao final, etc). Critérios de Avaliação: Será avaliada a coerência das produções quanto aos instrumentos e suas normas, o atendimento às orientações dadas pelo professor em sala de aula, nas referências apresentadas no plano de ensino e nos materiais didáticos da disciplina. Tipo de Retorno: Será discutida em sala de aula a avaliação do professor sobre as atividades e os erros mais frequentes apresentados nas postagens.

OBS: Para retorno aos alunos e ampliação do aprendizado, será realizada discussão em sala de aula sobre a qualidade das atividades semipresenciais, bem como o esclarecimento e correções dos erros mais comuns e dos mais frequentes.

Avaliação

A composição tanto da nota de G1, quanto da nota de G2, se dará através da soma dos itens abaixo especificados:
-- Prova escrita valendo até 6,0 pontos.
-- Seminários valendo até 4,0 pontos (2,0 pontos cada seminário).

1 OBSERVAÇÕES SOBRE PROCESSO DE PROVA:
1.1 Todas as provas são de caráter cumulativo, sendo cobrado todo o conteúdo trabalhado, inclusive as leituras complementares extraclasse, até a data da mesma.
1.2 Durante a aplicação das provas não será permitido à utilização de nenhum aparelho eletrônico de nenhuma natureza, especialmente aparelhos celulares, os quais deverão estar desligados durante a prova.
1.2.1 Caso o mesmo toque durante a prova, por ter causado transtorno, será descontado o valor de 1,0 ponto do aluno, que será solicitado a desliga-lo imediatamente.
1.2.2 Caso o mesmo atenda a ligação ou abra mensagem para leitura, a prova será imediatamente retirada e atribuída à nota “zero” (0,0) a mesma.
1.3 Por ser a prova um documento, esta deverá ser respondida obrigatoriamente a caneta esferográfica azul ou preta. Questões a lápis não serão corrigidas e perdem automaticamente o direito de revisão.
1.4 Não será permitido o uso de corretivos, devendo o acadêmico fazer apenas um risco sobre a palavra ou trecho que queira anular.
1.5 Nas questões objetivas, não serão aceitas rasuras, devendo ser atribuído nota zero (0,0) caso ocorra.
1.6 Os três (3) últimos acadêmicos a terminar a prova devem permanecer na sala até que o último entregue a sua ao professor, o qual irá liberá-los.
1.7 O tempo mínimo de permanência na sala é de 30 minutos e após a saída do primeiro aluno, nenhum outro que chegue atrasado poderá fazer a prova, devendo se enquadrar nas normas da instituição para realiza-la na substituição. Caso isto ocorra na substituição, o aluno perde o direito de realizar a prova, não cabendo substitui-la em nenhuma outra ocasião.
2 OBSERVAÇÕES SOBRE AS AULAS PRÁTICAS E AULAS DE ESTUDO DIRIGIDO:
2.1 Cabe ao professor orientar as atividades que devem ser realizadas nestas aulas. Para que os objetivos destas aulas possam ser atingidos em sua totalidade, o professor compromete-se a não interferir durante as mesmas, forçando os acadêmicos a buscarem sua autonomia, e prestando assistência, orientações e correções apenas após este processo.
2.2 Cabe aos acadêmicos conduzir suas atividades com autonomia, responsabilidade e proatividade, sendo eles próprios responsáveis pelo controle do tempo e da qualidade das produções. Para que os objetivos destas aulas possam ser atingidos em sua totalidade, os acadêmicos comprometem-se a tentar realizar as atividades da melhor maneira possível, sem nenhuma interferência ou assistência do professor neste momento, buscando-a apenas após a conclusão e entrega da mesma.
2.3 Estas aulas tem caráter educativo e avaliativo, pois além da aquisição de conhecimentos, competências e habilidades, servem para avaliar o desempenho dos acadêmicos.
3 OBSERVAÇÕES SOBRE OS SEMINÁRIOS:
3.1 As notas dos seminários serão condicionadas, obrigatoriamente, a entrega dos materiais solicitados pelo professor, sendo geralmente o seguinte: 1. CD com capa no modelo disponibilizado pelo professor contendo a apresentação do seminário, produção textual do conteúdo do trabalho dentro da formatação da ABNT discutida em sala com o professor e cujo modelo foi disponibilizado e as fontes de consulta utilizadas, sendo isto feito dentro do prazo estipulado; 2. Produção textual do seminário em duas vias impressas, uma para o professor e outra para ser colocada na copiadora. Quando diferente disto, os acadêmicos serão devidamente comunicados em sala de aula e com antecedência.
3.2 Conforme informado anteriormente, não serão recebidos trabalhos fora dos prazos estabelecidos para a entrega.
3.2.1 Lembrando-se de que é uma obrigação de todos os componentes do grupo ter uma cópia do trabalho.
3.2.2 Os problemas quanto aos prazos para entrega dos trabalhos devem ser avisados com antecedência para que o professor avalie a situação.
3.2.3 As eventualidades podem ser comunicadas na aula IMEDIATAMENTE APÓS o acontecido, mas tais casos e circunstâncias serão avaliados podendo ou não ser aceitas.
3.3 Os casos de plágio parcial (trecho copiado de outra produção) e plágio total (trabalho copiado de outro autor), quando identificados, serão imediatamente desqualificados e será atribuída nota “zero” (0,0) para O TRABALHO, consequentemente, para todos os seus autores.

Bibliografia

Básica

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p., il.
CHINAZZO, Cosme Luiz. Instrumentalização científica. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2009. 200 p. + 1 DVD
CARVALHO, Maria Cecilia. Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. 15 ed. São Paulo: Papirus, 2003. 175 p., il.
BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 127 p.

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p., il.
CHINAZZO, Cosme Luiz. Instrumentalização científica. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2009. 200 p. + 1 DVD
CARVALHO, Maria Cecilia. Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. 15 ed. São Paulo: Papirus, 2003. 175 p., il.
BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 127 p.

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p., il.
CHINAZZO, Cosme Luiz. Instrumentalização científica. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2009. 200 p. + 1 DVD
CARVALHO, Maria Cecilia. Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. 15 ed. São Paulo: Papirus, 2003. 175 p., il.
BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 127 p.

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p., il.
CHINAZZO, Cosme Luiz. Instrumentalização científica. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2009. 200 p. + 1 DVD
CARVALHO, Maria Cecilia. Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. 15 ed. São Paulo: Papirus, 2003. 175 p., il.
BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 127 p.

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p., il.
CHINAZZO, Cosme Luiz. Instrumentalização científica. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2009. 200 p. + 1 DVD
CARVALHO, Maria Cecilia. Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. 15 ed. São Paulo: Papirus, 2003. 175 p., il.
BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 127 p.

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p., il.
CHINAZZO, Cosme Luiz. Instrumentalização científica. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2009. 200 p. + 1 DVD
CARVALHO, Maria Cecilia. Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. 15 ed. São Paulo: Papirus, 2003. 175 p., il.
BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 127 p.

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p., il.
CHINAZZO, Cosme Luiz. Instrumentalização científica. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2009. 200 p. + 1 DVD
CARVALHO, Maria Cecilia. Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. 15 ed. São Paulo: Papirus, 2003. 175 p., il.
BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 127 p.

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p., il.
CHINAZZO, Cosme Luiz. Instrumentalização científica. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2009. 200 p. + 1 DVD
CARVALHO, Maria Cecilia. Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. 15 ed. São Paulo: Papirus, 2003. 175 p., il.
BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 127 p.

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p., il.
CHINAZZO, Cosme Luiz. Instrumentalização científica. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2009. 200 p. + 1 DVD
CARVALHO, Maria Cecilia. Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. 15 ed. São Paulo: Papirus, 2003. 175 p., il.
BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 127 p.

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p., il.
CHINAZZO, Cosme Luiz. Instrumentalização científica. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2009. 200 p. + 1 DVD
CARVALHO, Maria Cecilia. Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. 15 ed. São Paulo: Papirus, 2003. 175 p., il.
BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 127 p.

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p., il.
CHINAZZO, Cosme Luiz. Instrumentalização científica. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2009. 200 p. + 1 DVD
CARVALHO, Maria Cecilia. Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. 15 ed. São Paulo: Papirus, 2003. 175 p., il.
BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 127 p.

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p., il.
CHINAZZO, Cosme Luiz. Instrumentalização científica. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2009. 200 p. + 1 DVD
CARVALHO, Maria Cecilia. Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. 15 ed. São Paulo: Papirus, 2003. 175 p., il.
BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 127 p.

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p., il.
CHINAZZO, Cosme Luiz. Instrumentalização científica. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2009. 200 p. + 1 DVD
CARVALHO, Maria Cecilia. Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. 15 ed. São Paulo: Papirus, 2003. 175 p., il.
BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 127 p.

Complementar

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 4 ed. São Paulo: Makron, 1996. 209 p.
FLÔRES, Onici. Orientações metodológicas para pesquisa e TCC. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. 60 p., il. (Cadernos universitários; 48).
OLIVEIRA, Silvio Luiz. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 2001. 320 p., il.
DEMO, Pedro. Introdução a metodologia da ciência. 2 ed. São Paulo : Atlas, 1991. 118 p.
THUMS, Jorge. Acesso à realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. 3 ed. Porto Alegre: Ed. ULBRA, 2003. 232 p., il.
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico métodos científicos. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994. 249 p., il.
MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000. 289 p.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 4 ed. São Paulo: Makron, 1996. 209 p.
FLÔRES, Onici. Orientações metodológicas para pesquisa e TCC. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. 60 p., il. (Cadernos universitários; 48).
OLIVEIRA, Silvio Luiz. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 2001. 320 p., il.
DEMO, Pedro. Introdução a metodologia da ciência. 2 ed. São Paulo : Atlas, 1991. 118 p.
THUMS, Jorge. Acesso à realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. 3 ed. Porto Alegre: Ed. ULBRA, 2003. 232 p., il.
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico métodos científicos. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994. 249 p., il.
MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000. 289 p.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 4 ed. São Paulo: Makron, 1996. 209 p.
FLÔRES, Onici. Orientações metodológicas para pesquisa e TCC. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. 60 p., il. (Cadernos universitários; 48).
OLIVEIRA, Silvio Luiz. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 2001. 320 p., il.
DEMO, Pedro. Introdução a metodologia da ciência. 2 ed. São Paulo : Atlas, 1991. 118 p.
THUMS, Jorge. Acesso à realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. 3 ed. Porto Alegre: Ed. ULBRA, 2003. 232 p., il.
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico métodos científicos. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994. 249 p., il.
MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000. 289 p.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 4 ed. São Paulo: Makron, 1996. 209 p.
FLÔRES, Onici. Orientações metodológicas para pesquisa e TCC. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. 60 p., il. (Cadernos universitários; 48).
OLIVEIRA, Silvio Luiz. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 2001. 320 p., il.
DEMO, Pedro. Introdução a metodologia da ciência. 2 ed. São Paulo : Atlas, 1991. 118 p.
THUMS, Jorge. Acesso à realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. 3 ed. Porto Alegre: Ed. ULBRA, 2003. 232 p., il.
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico métodos científicos. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994. 249 p., il.
MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000. 289 p.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 4 ed. São Paulo: Makron, 1996. 209 p.
FLÔRES, Onici. Orientações metodológicas para pesquisa e TCC. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. 60 p., il. (Cadernos universitários; 48).
OLIVEIRA, Silvio Luiz. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 2001. 320 p., il.
DEMO, Pedro. Introdução a metodologia da ciência. 2 ed. São Paulo : Atlas, 1991. 118 p.
THUMS, Jorge. Acesso à realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. 3 ed. Porto Alegre: Ed. ULBRA, 2003. 232 p., il.
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico métodos científicos. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994. 249 p., il.
MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000. 289 p.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 4 ed. São Paulo: Makron, 1996. 209 p.
FLÔRES, Onici. Orientações metodológicas para pesquisa e TCC. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. 60 p., il. (Cadernos universitários; 48).
OLIVEIRA, Silvio Luiz. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 2001. 320 p., il.
DEMO, Pedro. Introdução a metodologia da ciência. 2 ed. São Paulo : Atlas, 1991. 118 p.
THUMS, Jorge. Acesso à realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. 3 ed. Porto Alegre: Ed. ULBRA, 2003. 232 p., il.
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico métodos científicos. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994. 249 p., il.
MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000. 289 p.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 4 ed. São Paulo: Makron, 1996. 209 p.
FLÔRES, Onici. Orientações metodológicas para pesquisa e TCC. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. 60 p., il. (Cadernos universitários; 48).
OLIVEIRA, Silvio Luiz. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 2001. 320 p., il.
DEMO, Pedro. Introdução a metodologia da ciência. 2 ed. São Paulo : Atlas, 1991. 118 p.
THUMS, Jorge. Acesso à realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. 3 ed. Porto Alegre: Ed. ULBRA, 2003. 232 p., il.
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico métodos científicos. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994. 249 p., il.
MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000. 289 p.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 4 ed. São Paulo: Makron, 1996. 209 p.
FLÔRES, Onici. Orientações metodológicas para pesquisa e TCC. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. 60 p., il. (Cadernos universitários; 48).
OLIVEIRA, Silvio Luiz. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 2001. 320 p., il.
DEMO, Pedro. Introdução a metodologia da ciência. 2 ed. São Paulo : Atlas, 1991. 118 p.
THUMS, Jorge. Acesso à realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. 3 ed. Porto Alegre: Ed. ULBRA, 2003. 232 p., il.
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico métodos científicos. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994. 249 p., il.
MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000. 289 p.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 4 ed. São Paulo: Makron, 1996. 209 p.
FLÔRES, Onici. Orientações metodológicas para pesquisa e TCC. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. 60 p., il. (Cadernos universitários; 48).
OLIVEIRA, Silvio Luiz. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 2001. 320 p., il.
DEMO, Pedro. Introdução a metodologia da ciência. 2 ed. São Paulo : Atlas, 1991. 118 p.
THUMS, Jorge. Acesso à realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. 3 ed. Porto Alegre: Ed. ULBRA, 2003. 232 p., il.
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico métodos científicos. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994. 249 p., il.
MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000. 289 p.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 4 ed. São Paulo: Makron, 1996. 209 p.
FLÔRES, Onici. Orientações metodológicas para pesquisa e TCC. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. 60 p., il. (Cadernos universitários; 48).
OLIVEIRA, Silvio Luiz. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 2001. 320 p., il.
DEMO, Pedro. Introdução a metodologia da ciência. 2 ed. São Paulo : Atlas, 1991. 118 p.
THUMS, Jorge. Acesso à realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. 3 ed. Porto Alegre: Ed. ULBRA, 2003. 232 p., il.
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico métodos científicos. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994. 249 p., il.
MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000. 289 p.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 4 ed. São Paulo: Makron, 1996. 209 p.
FLÔRES, Onici. Orientações metodológicas para pesquisa e TCC. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. 60 p., il. (Cadernos universitários; 48).
OLIVEIRA, Silvio Luiz. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 2001. 320 p., il.
DEMO, Pedro. Introdução a metodologia da ciência. 2 ed. São Paulo : Atlas, 1991. 118 p.
THUMS, Jorge. Acesso à realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. 3 ed. Porto Alegre: Ed. ULBRA, 2003. 232 p., il.
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico métodos científicos. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994. 249 p., il.
MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000. 289 p.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 4 ed. São Paulo: Makron, 1996. 209 p.
FLÔRES, Onici. Orientações metodológicas para pesquisa e TCC. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. 60 p., il. (Cadernos universitários; 48).
OLIVEIRA, Silvio Luiz. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 2001. 320 p., il.
DEMO, Pedro. Introdução a metodologia da ciência. 2 ed. São Paulo : Atlas, 1991. 118 p.
THUMS, Jorge. Acesso à realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. 3 ed. Porto Alegre: Ed. ULBRA, 2003. 232 p., il.
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico métodos científicos. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994. 249 p., il.
MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000. 289 p.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 4 ed. São Paulo: Makron, 1996. 209 p.
FLÔRES, Onici. Orientações metodológicas para pesquisa e TCC. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. 60 p., il. (Cadernos universitários; 48).
OLIVEIRA, Silvio Luiz. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 2001. 320 p., il.
DEMO, Pedro. Introdução a metodologia da ciência. 2 ed. São Paulo : Atlas, 1991. 118 p.
THUMS, Jorge. Acesso à realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. 3 ed. Porto Alegre: Ed. ULBRA, 2003. 232 p., il.
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico métodos científicos. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994. 249 p., il.
MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000. 289 p.

Material Digital