
Plano de Ensino
Turma 7027 - Instrumentalização Científica - 2013/1
Curso: Eixo Básico
Período: 3
Professor(es): Micheline Pimentel Ribeiro Cavalcante
Carga Horária: 68 h
Ano/Semestre: 2013/1
Ementa
Estudo da lógica, dos processos lógicos e as regras da lógica. Estudo de metodologia para compreensão de pesquisa científica. Estrutura básica do conhecimento humano. Etapas de projeto de pesquisa.
Competências
- Compreender e elaborar argumentos coerentes;
- Refletir sobre a pesquisa científica e as possibilidades da construção de novos saberes;
- Identificar as fontes de pesquisa e refletir sobre a confiabilidade e formas de utilização apropriadas dessas fontes;
- Produzir trabalhos científicos, utilizando os conhecimentos e saberes aprendidos na disciplina;
- Relacionar-se de forma ética com os grupos, respeitando as diferenças individuais.
Habilidades
- Reconhecer a importância do espírito crítico e do rigor metodológico durante a vida acadêmica e na vida profissional;
- Conhecer os métodos e técnicas adequados à realização de pesquisa científica;
- Refletir sobre a pesquisa científica e a produção científica de novos conhecimentos nas diferentes áreas do saber humano;
- Compreender e elaborar Projetos de Pesquisa;
- Compreender e elaborar Trabalhos Científicos.
Programa
• Ciência e Conhecimento Científico.
• Procedimentos didáticos. Escolha do tema que será trabalhado ao longo da disciplina.
• Fontes de pesquisa – Aula laboratório informática - Fontes informação
• Instrumentos de pesquisa – Fichamentos
• Fundamentação teórica do projeto
• Elaboração da Introdução, justificativa e objetivos do projeto.
• Apresentação das etapas de formatação do Projeto de Pesquisa
• Resumo
• ATIVIDADE SEMIPRESENCIAL - Fichamentos de 5 artigos científicos sobre o tema do projeto; Realizar fichamento de 5 artigos, extraídos de periódicos qualys A ou B. Os produtos da pesquisa deverão ser pertinentes aos temas propostos para o projeto final. O fichamento deverá ser confeccionado tipo esboço, salientando que deverá constar apenas os comentários e ideias relacionados ao tema do projeto.
• Resenha.
• Métodos Científicos.
• Variáveis
• Referências
• Citações
• ATIVIDADE SEMIPRESENCIAL – Esboço do Projeto de Pesquisa
• Formatação de Artigo Científico
• Apresentação do artigo e do Banner
PS: A partir do 2° encontro ao 15° encontro, 2 tempo de aula dedicado ao projeto com estudos em grupo.
Metodologia
As aulas serão ministradas observando o emprego de metodologias que promovam a participação do aluno, orientando-o para assumir o protagonismo no processo de aprendizagem. Assim, serão desenvolvidas atividades que estimulem a reflexão crítica sobre os conhecimentos aprendidos e a curiosidade investigativa sobre os fatos do cotidiano o qual está inserido. No decorrer das aulas serão propostas leituras dirigidas e atividades em grupo, como o intuito de promover a capacidade de análise reflexiva e trabalho em equipe, propiciando o respeito às diferenças individuais, culturais e étnicas.
No decorrer do semestre, serão realizadas aulas semipresenciais, através de atividades que propiciarão ao aluno refletir sobre os conhecimentos trabalhados na disciplina. As atividades semipresenciais propostas serão acompanhadas pelo professor que irá proporcionar momentos no qual o aluno irá debater, refletir e apresentar suas interpretações sobre as mesmas. Para efetivação dessa proposta serão trabalhadas diversas técnicas e métodos de ensino como: aulas expositivas e dialogadas, seminários, trabalhos em grupo e atividades no qual o aluno irá elaborar, estudar, investigar, produzir trabalhos acadêmicos (resumos, resenhas, fichamentos e projeto de pesquisa) desenvolvendo no mesmo a autonomia intelectual e o interesse pelo conhecimento científico.
A exposição do conteúdo ocorrerá por meio de atividades que facilitem e estimulem a aprendizagem. Buscar-se-á interação constante com os alunos. Atividades propostas:
• Análise e interpretação de textos e artigos
• Aulas expositivas
• Aula no laboratório de informática
• Estudos dirigidos
• Seminário
Todas as aulas terão um momento de 45 minutos para discussão do Projeto de Pesquisa.
As aulas Semi presenciais serão:
I – Fichamentos de 5 artigos científicos sobre o tema do projeto;
II- Apresentar o Esboço do projeto de pesquisa.
Avaliação
Para registro acadêmico os alunos obterão pontuações por atividades presenciais, por meio de duas avaliações bimestrais (G1 e G2) com direito a substituição de um dos graus e cujos critérios obedecem à regulamentação do Estatuto Geral da Universidade.
A substituição de grau será composta por avaliação teórica cumulativa.
ATENÇÃO :
Para G1:
Trabalhos realizados em sala de aula:
Fichamentos – 1,0 pontos
Busca de seleção de material teórico - valor de 1, 0 ponto
Construção de instrumentos: Resumo de artigos – 1,0 ponto
Assiduidade e pontualidade – 0,5 ponto – critério 90% de frequência e pontualidade.
Prova teórica valendo 7,0 pontos.
Para G2: Composição da nota
ARTIGO DO TRABALHO – 6,0 PONTOS
• PRESENÇA NAS ATIVIDADES – 0,5 PONTO
• PROJETO INICIAL – 1,0 PONTO
• TRABALHO ESCRITO:
- FORMATACAO – 1,0 PONTO – ELIMINATORIO
- CONTEXTUALIZACAO – 2,0 PONTOS
- COMPONENTES – 1,5 PONTOS
TRABALHO ORAL – APRESENTACAO – 3,0 PONTOS
- SEGURANCA- 1,O PONTO
- DESENVOLTURA – 1,0 PONTO
- CONTEUDO – 1,0 PONTO
BANNER – VALOR 1,0 PONTO
Bibliografia
Básica
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. 6. ed. São Paulo : Atlas, 2001. 220 p.
FLÔRES, Ocnici. Orientações metodológicas para a pesquisa e TCC. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. 60 p., il. (Cadernos universitários; 48).
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p.
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 4. ed. São Paulo : Atlas, 2003.
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. 6. ed. São Paulo : Atlas, 2001. 220 p.
FLÔRES, Ocnici. Orientações metodológicas para a pesquisa e TCC. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. 60 p., il. (Cadernos universitários; 48).
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p.
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 4. ed. São Paulo : Atlas, 2003.
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. 6. ed. São Paulo : Atlas, 2001. 220 p.
FLÔRES, Ocnici. Orientações metodológicas para a pesquisa e TCC. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. 60 p., il. (Cadernos universitários; 48).
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p.
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 4. ed. São Paulo : Atlas, 2003.
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. 6. ed. São Paulo : Atlas, 2001. 220 p.
FLÔRES, Ocnici. Orientações metodológicas para a pesquisa e TCC. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. 60 p., il. (Cadernos universitários; 48).
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p.
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 4. ed. São Paulo : Atlas, 2003.
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. 6. ed. São Paulo : Atlas, 2001. 220 p.
FLÔRES, Ocnici. Orientações metodológicas para a pesquisa e TCC. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. 60 p., il. (Cadernos universitários; 48).
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p.
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 4. ed. São Paulo : Atlas, 2003.
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. 6. ed. São Paulo : Atlas, 2001. 220 p.
FLÔRES, Ocnici. Orientações metodológicas para a pesquisa e TCC. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. 60 p., il. (Cadernos universitários; 48).
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p.
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 4. ed. São Paulo : Atlas, 2003.
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. 6. ed. São Paulo : Atlas, 2001. 220 p.
FLÔRES, Ocnici. Orientações metodológicas para a pesquisa e TCC. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. 60 p., il. (Cadernos universitários; 48).
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p.
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 4. ed. São Paulo : Atlas, 2003.
Complementar
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Makron. 2005. 242 p.
OLIVEIRA, Silvio Luiz. Tratado de metodologia científica. 2. ed. São Paulo: Pioneira. 2001. 320 p.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Makron. 2005. 242 p.
OLIVEIRA, Silvio Luiz. Tratado de metodologia científica. 2. ed. São Paulo: Pioneira. 2001. 320 p.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Makron. 2005. 242 p.
OLIVEIRA, Silvio Luiz. Tratado de metodologia científica. 2. ed. São Paulo: Pioneira. 2001. 320 p.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Makron. 2005. 242 p.
OLIVEIRA, Silvio Luiz. Tratado de metodologia científica. 2. ed. São Paulo: Pioneira. 2001. 320 p.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Makron. 2005. 242 p.
OLIVEIRA, Silvio Luiz. Tratado de metodologia científica. 2. ed. São Paulo: Pioneira. 2001. 320 p.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Makron. 2005. 242 p.
OLIVEIRA, Silvio Luiz. Tratado de metodologia científica. 2. ed. São Paulo: Pioneira. 2001. 320 p.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Makron. 2005. 242 p.
OLIVEIRA, Silvio Luiz. Tratado de metodologia científica. 2. ed. São Paulo: Pioneira. 2001. 320 p.