Plano de Ensino

Turma 7036 - Instrumentalização Científica - 2013/1

Curso: Eixo Básico

Período: 3

Professor(es): Dayane Otero Rodrigues

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2013/1

Ementa

Estudo da lógica, dos processos lógicos e as regras da lógica. Estudo de metodologia para compreensão de pesquisa científica. Estrutura básica do conhecimento humano. Etapas de projeto de pesquisa.

Competências

Refletir sobre a pesquisa científica e as possibilidades da construção de novos saberes identificando as fontes de pesquisa e ponderando sobre sua confiabilidade e formas de utilização apropriadas dessas fontes;

Produzir trabalhos científicos, utilizando os conhecimentos e saberes aprendidos na disciplina, relacionando-se de forma ética com os grupos, respeitando as diferenças individuais e as necessidades coletivas.

Habilidades

Desenvolver o senso crítico a cerca dos novos conhecimentos e da relação com os conhecimentos pré-existentes, com precisão e objetividade, articulando-os e possibilitando a construção de outros saberes a partir desta articulação;

Compreender e aplicar os diversos métodos e técnicas da pesquisa científica;

Identificar as fontes de pesquisa e utilizá-las, conforme o trabalho a ser desenvolvido;

Compreender e utilizar técnicas de estudo e organização dos conceitos para a facilitação da construção de novos conhecimentos;

Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Programa

O que é ciência, tipos de ciência, a sistematização do conhecimento, O Método científico (Leitura de texto científico e análise crítica com produção de texto )
Evolução dos Instrumentos: do Fichamento em papel ao eletrônico.
Resumos e Resenhas.
Atividade de identificação de resumos informativos, indicativos e críticos, com elaboração em sala de um resumo indicativo de texto distribuído pela professora. .
Citações e Referências
Confecção de Material Audiovisual de Apoio a Apresentação de Trabalhos Científicos.
Orientações para Apresentação Oral e elaboração de relatórios.
O Projeto de Pesquisa: Elementos Pré-textuais, Textuais: Introdução, Problema de Pesquisa, Hipóteses,Objetivos, Justificativa.Estudo de Viabilidade de Pesquisa.
Prática de identificação dos elementos pré-textuais e textuais em artigos científicos e Norteamento sobre Trabalho de Conclusão de Curso
Seminário para apresentação de proposta de Projeto de Pesquisa e Estudo de Viabilidade.
Referencial Teórico e Metodologia
O Projeto de Pesquisa: Metodologia (Detalhamento dos Procedimentos - Local Metodológico, Objeto de Estudo, Instrumentos de Coleta de Dados e Questões Éticas).
Tópicos envolvendo a Metodologiada Pesquisa.
1. Tipos de Validade em Pesquisa;
2. Amostra em Pesquisa;
3. Variáveis em Pesquisa;
4. Bias (ou Viés) em pesquisa;
5. Tipos de Observação e sua utilização em pesquisa;
6. Entrevista em Pesquisa (tipos, implicações e forma de utilização);
7. Questionários e Formulários em pesquisas científicas;
8. Aspectos Éticos em Pesquisa envolvendo Seres Humanos (cap. III da Resolução 196/96);
9. Consentimento Livre e Esclarecido (cap. IV da Resolução 196/96);
10. Riscos e Benefícios em Pesquisa (cap. V da Resolução 196/96).
Pesquisa: Cronograma, Orçamento e Elementos Pós-textuais.
Coleta de Dados.
Análise de Dados: Técnicas para organização e análise dos dados
A apresentação dos Resultados de pesquisa.
Análise coletiva do desenvolvimento dos projetos de pesquisa

Metodologia

A metodologia das aulas irá variar desde aula expositiva e dialogada com a participação dos acadêmicos, a momentos de prática na construção de novos conhecimentos através da utilização dos instrumentos científicos e da resolução de problemas que possibilitem a vivência e experiência aos acadêmicos.
Será elaborado e desenvolvido um projeto de pesquisa por grupos de até 6 pessoas, com 2 temas viáveis distribuídos pela professora, entre os 10 grupos.
O projeto deverá ser entregue até cerca do dia 17 de maio de 2013.
O trabalho (projeto) desenvolvido será apresentado na forma de poster na Exposição das Produções de Instrumentalização Científica (EPIC),em junho, inclusive os dados coletados. Deverá ser entregue também uma cópia encadernada e gravada em CD.
As atividades semipresenciais consistirão em:

• Primeira: pratica na utilização de citações e referência

• Segunda: pratica sobre Busca e Seleção de Material Teórico para desenvolvimento do projeto de pesquisa

Avaliação

Para G1:

A composição da nota de G1 se dará através da soma dos itens abaixo especificados:
• Prova escrita sobre todo o conteúdo trabalhado, inclusive as leituras complementares extraclasse, valendo até 6,0 pontos.
• Atividades em sala de aula:
-Elaboração de resumos de texto disponibilizado pela professora (1,0 pontos)
-Seminários,debate e trabalho em grupo (3,0 pontos)

Para G2:

-Prova escrita sobre todo o conteúdo, valendo até 3,0 pontos
-Seminário sobre Metodologia da pesquisa. (1,0 ponto)
-Apresentação em pôster do trabalho de pesquisa desenvolvido, inclusive com os dados coletados e analisados. (3,0 pontos- 1,0 ponto referente ao pôster e 2,0 pontos`a apresentação do trabalho)
-Avaliação do trabalho de pesquisa desenvolvido, escrito, encadernado, gravado em CD, inclusive com os dados coletados em campo, com um ensaio de análise destes dados(3,0 pontos)

Bibliografia

Básica

CARVALHO, Maria Cecilia. Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. 15 ed. São Paulo: Papirus, 2003. 175 p
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p.,
BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 127 p
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p.
CHINAZZO, Cosme Luiz. Instrumentalização científica. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2009. 200 p. + 1 DVD

CARVALHO, Maria Cecilia. Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. 15 ed. São Paulo: Papirus, 2003. 175 p
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p.,
BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 127 p
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p.
CHINAZZO, Cosme Luiz. Instrumentalização científica. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2009. 200 p. + 1 DVD

CARVALHO, Maria Cecilia. Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. 15 ed. São Paulo: Papirus, 2003. 175 p
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p.,
BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 127 p
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p.
CHINAZZO, Cosme Luiz. Instrumentalização científica. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2009. 200 p. + 1 DVD

CARVALHO, Maria Cecilia. Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. 15 ed. São Paulo: Papirus, 2003. 175 p
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p.,
BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 127 p
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p.
CHINAZZO, Cosme Luiz. Instrumentalização científica. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2009. 200 p. + 1 DVD

CARVALHO, Maria Cecilia. Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. 15 ed. São Paulo: Papirus, 2003. 175 p
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p.,
BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 127 p
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p.
CHINAZZO, Cosme Luiz. Instrumentalização científica. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2009. 200 p. + 1 DVD

CARVALHO, Maria Cecilia. Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. 15 ed. São Paulo: Papirus, 2003. 175 p
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p.,
BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 127 p
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p.
CHINAZZO, Cosme Luiz. Instrumentalização científica. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2009. 200 p. + 1 DVD

CARVALHO, Maria Cecilia. Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. 15 ed. São Paulo: Papirus, 2003. 175 p
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p.,
BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 127 p
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p.
CHINAZZO, Cosme Luiz. Instrumentalização científica. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2009. 200 p. + 1 DVD

CARVALHO, Maria Cecilia. Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. 15 ed. São Paulo: Papirus, 2003. 175 p
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p.,
BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 127 p
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p.
CHINAZZO, Cosme Luiz. Instrumentalização científica. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2009. 200 p. + 1 DVD

CARVALHO, Maria Cecilia. Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. 15 ed. São Paulo: Papirus, 2003. 175 p
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p.,
BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 127 p
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p.
CHINAZZO, Cosme Luiz. Instrumentalização científica. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2009. 200 p. + 1 DVD

CARVALHO, Maria Cecilia. Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. 15 ed. São Paulo: Papirus, 2003. 175 p
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p.,
BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 127 p
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p.
CHINAZZO, Cosme Luiz. Instrumentalização científica. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2009. 200 p. + 1 DVD

CARVALHO, Maria Cecilia. Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. 15 ed. São Paulo: Papirus, 2003. 175 p
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p.,
BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 127 p
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p.
CHINAZZO, Cosme Luiz. Instrumentalização científica. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2009. 200 p. + 1 DVD

CARVALHO, Maria Cecilia. Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. 15 ed. São Paulo: Papirus, 2003. 175 p
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p.,
BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 127 p
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p.
CHINAZZO, Cosme Luiz. Instrumentalização científica. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2009. 200 p. + 1 DVD

Complementar

FLÔRES, Onici. Orientações metodológicas para pesquisa e TCC. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. 60 p., il. (Cadernos universitários; 48).
MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000. 289 p
DEMO, Pedro. Introdução a metodologia da ciência. 2 ed. São Paulo : Atlas, 1991. 118 p.
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico métodos científicos. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994. 249 p., il.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 4 ed. São Paulo: Makron, 1996. 209 p.
THUMS, Jorge. Acesso à realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. 3 ed. Porto Alegre: Ed. ULBRA, 2003. 232 p., il.

FLÔRES, Onici. Orientações metodológicas para pesquisa e TCC. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. 60 p., il. (Cadernos universitários; 48).
MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000. 289 p
DEMO, Pedro. Introdução a metodologia da ciência. 2 ed. São Paulo : Atlas, 1991. 118 p.
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico métodos científicos. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994. 249 p., il.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 4 ed. São Paulo: Makron, 1996. 209 p.
THUMS, Jorge. Acesso à realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. 3 ed. Porto Alegre: Ed. ULBRA, 2003. 232 p., il.

FLÔRES, Onici. Orientações metodológicas para pesquisa e TCC. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. 60 p., il. (Cadernos universitários; 48).
MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000. 289 p
DEMO, Pedro. Introdução a metodologia da ciência. 2 ed. São Paulo : Atlas, 1991. 118 p.
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico métodos científicos. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994. 249 p., il.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 4 ed. São Paulo: Makron, 1996. 209 p.
THUMS, Jorge. Acesso à realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. 3 ed. Porto Alegre: Ed. ULBRA, 2003. 232 p., il.

FLÔRES, Onici. Orientações metodológicas para pesquisa e TCC. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. 60 p., il. (Cadernos universitários; 48).
MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000. 289 p
DEMO, Pedro. Introdução a metodologia da ciência. 2 ed. São Paulo : Atlas, 1991. 118 p.
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico métodos científicos. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994. 249 p., il.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 4 ed. São Paulo: Makron, 1996. 209 p.
THUMS, Jorge. Acesso à realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. 3 ed. Porto Alegre: Ed. ULBRA, 2003. 232 p., il.

FLÔRES, Onici. Orientações metodológicas para pesquisa e TCC. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. 60 p., il. (Cadernos universitários; 48).
MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000. 289 p
DEMO, Pedro. Introdução a metodologia da ciência. 2 ed. São Paulo : Atlas, 1991. 118 p.
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico métodos científicos. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994. 249 p., il.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 4 ed. São Paulo: Makron, 1996. 209 p.
THUMS, Jorge. Acesso à realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. 3 ed. Porto Alegre: Ed. ULBRA, 2003. 232 p., il.

FLÔRES, Onici. Orientações metodológicas para pesquisa e TCC. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. 60 p., il. (Cadernos universitários; 48).
MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000. 289 p
DEMO, Pedro. Introdução a metodologia da ciência. 2 ed. São Paulo : Atlas, 1991. 118 p.
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico métodos científicos. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994. 249 p., il.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 4 ed. São Paulo: Makron, 1996. 209 p.
THUMS, Jorge. Acesso à realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. 3 ed. Porto Alegre: Ed. ULBRA, 2003. 232 p., il.

FLÔRES, Onici. Orientações metodológicas para pesquisa e TCC. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. 60 p., il. (Cadernos universitários; 48).
MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000. 289 p
DEMO, Pedro. Introdução a metodologia da ciência. 2 ed. São Paulo : Atlas, 1991. 118 p.
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico métodos científicos. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994. 249 p., il.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 4 ed. São Paulo: Makron, 1996. 209 p.
THUMS, Jorge. Acesso à realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. 3 ed. Porto Alegre: Ed. ULBRA, 2003. 232 p., il.

FLÔRES, Onici. Orientações metodológicas para pesquisa e TCC. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. 60 p., il. (Cadernos universitários; 48).
MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000. 289 p
DEMO, Pedro. Introdução a metodologia da ciência. 2 ed. São Paulo : Atlas, 1991. 118 p.
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico métodos científicos. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994. 249 p., il.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 4 ed. São Paulo: Makron, 1996. 209 p.
THUMS, Jorge. Acesso à realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. 3 ed. Porto Alegre: Ed. ULBRA, 2003. 232 p., il.

FLÔRES, Onici. Orientações metodológicas para pesquisa e TCC. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. 60 p., il. (Cadernos universitários; 48).
MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000. 289 p
DEMO, Pedro. Introdução a metodologia da ciência. 2 ed. São Paulo : Atlas, 1991. 118 p.
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico métodos científicos. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994. 249 p., il.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 4 ed. São Paulo: Makron, 1996. 209 p.
THUMS, Jorge. Acesso à realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. 3 ed. Porto Alegre: Ed. ULBRA, 2003. 232 p., il.

FLÔRES, Onici. Orientações metodológicas para pesquisa e TCC. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. 60 p., il. (Cadernos universitários; 48).
MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000. 289 p
DEMO, Pedro. Introdução a metodologia da ciência. 2 ed. São Paulo : Atlas, 1991. 118 p.
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico métodos científicos. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994. 249 p., il.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 4 ed. São Paulo: Makron, 1996. 209 p.
THUMS, Jorge. Acesso à realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. 3 ed. Porto Alegre: Ed. ULBRA, 2003. 232 p., il.

FLÔRES, Onici. Orientações metodológicas para pesquisa e TCC. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. 60 p., il. (Cadernos universitários; 48).
MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000. 289 p
DEMO, Pedro. Introdução a metodologia da ciência. 2 ed. São Paulo : Atlas, 1991. 118 p.
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico métodos científicos. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994. 249 p., il.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 4 ed. São Paulo: Makron, 1996. 209 p.
THUMS, Jorge. Acesso à realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. 3 ed. Porto Alegre: Ed. ULBRA, 2003. 232 p., il.

FLÔRES, Onici. Orientações metodológicas para pesquisa e TCC. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. 60 p., il. (Cadernos universitários; 48).
MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000. 289 p
DEMO, Pedro. Introdução a metodologia da ciência. 2 ed. São Paulo : Atlas, 1991. 118 p.
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico métodos científicos. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994. 249 p., il.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 4 ed. São Paulo: Makron, 1996. 209 p.
THUMS, Jorge. Acesso à realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. 3 ed. Porto Alegre: Ed. ULBRA, 2003. 232 p., il.

Material Digital