Plano de Ensino

Turma 7091 - Comunicação e Expressão - 2013/1

Curso: Eixo Básico

Período: 2

Professor(es): Maria de Fátima Rocha Medina

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2013/1

Ementa

Linguagem, língua e fala. Funções da linguagem. Oralidade, escrita e variação linguística. Leitura e estratégias de leitura. Escrita e estratégias de escrita. Paragrafação. Coesão e coerência textuais. Paráfrase e retextualização. Argumentação e persuasão. Particularidades léxicas e gramaticais.

Competências

Esta disciplina contribui para o desenvolvimento das seguintes competências:

1. usar a língua em suas manifestações orais e escritas, em suas dimensões receptivas e produtivas, em diferentes situações ou contextos, com diversos interlocutores ou públicos, como meio de organização cognitiva da realidade, constituição de significados e realização de práticas sociais;
2.ser ético, pontual e comprometido com a disciplina de Comunicação e Expressão.

Habilidades

1.conceituar linguagem, língua e fala;
2.reconhecer as variedades linguísticas e os níveis de linguagem a partir de textos e de situações culturais concretas;
3.identificar a estrutura de distintos tipos e gêneros textuais, durante o semestre;
4.empregar elementos anafóricos, articuladores e conectivos, adequadamente, para promover coesão e coerência em textos produzidos;
5.compreender e interpretar, adequadamente, distintos textos com enfoque na temática de direitos humanos;
6.distinguir fala e escrita de forma a destacar aspectos estilísticos e discursivos de cada modalidade;
7.identificar e empregar corretamente os conceitos: argumentar, convencer e persuadir;
8.transpor/retextualizar textos oralidade/escrita;
9.produzir e corrigir parágrafo e paráfrase de acordo com a teoria, com a variante padrão e com os critérios definidos nesta disciplina;
10.apresentar-se oralmente com desenvoltura e de maneira adequada à circunstância de fala.

Programa

1.conceito, níveis e funções de linguagem;
2.oralidade, escrita e variação linguística;
3.estratégias de leitura e de escrita;
4.paragrafação;
5.coesão e coerência textuais;
6.compreensão e interpretação de textos;
7.argumentação e persuasão;
8.paráfrase/retextualização
9.revisão gramatical

LEITURAS OBRIGATÓRIAS:

ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. 6. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
RUFFATO, Luiz. Eles eram muitos cavalos. 4ª reimpressão. São Paulo: 2006.
Filme: Obrigado por fumar

Metodologia

A disciplina privilegiará, como foco metodológico, o envolvimento dos alunos em atividades de leitura/compreensão e escrita de textos cuja intenção é permitir reflexão e aperfeiçoamento da língua materna por meio de conteúdos teóricos e atividades práticas. Para tanto, nos encontros serão propostas discussões que desafiem o aluno a ler, elaborar hipóteses e compreender os entrelaces dos sentidos na constituição de discurso coerente e, sobretudo, na capacidade de utilizá-lo de maneira consciente e adequada nas situações cotidianas. E, em virtude da recente aprovação das diretrizes de direitos humanos no ensino superior, a disciplina ainda destacará em termos de debate (oral) e produção textual escrita temas relacionados aos direitos humanos. O acadêmico será provocado a escrever e reescrever, de forma a se conscientizar da própria escrita. As aulas presenciais serão realizadas por meio de exposições dialogadas e de técnicas diversas tais como discussão circular, GV-GO, Phillips 66 e painel a fim de que o grupo possa socializar experiências pessoais e conhecimentos prévios em relação a conteúdos novos. Serão utilizados recursos como: quadro, datashow, músicas, dvd, aparelho de televisão e de som. Para as aulas semipresenciais será utilizado sistema web, via plataforma da Instituição (www.ulbra-to.br), onde estarão disponíveis atividades da disciplina que envolvam leitura e escrita como também os critérios a serem observados ao publicar as respostas solicitadas. O acadêmico terá oportunidade de participar do Palco - projeto multidisciplinar que integra as disciplinas Comunicação e Expressão, Sociedade e Contemporaneidade e Cultura Religiosa.

Avaliação

O processo de avaliação será diagnóstico, formativo e somativo, por meio de observação, no que diz respeito à participação, ao interesse, à responsabilidade e pontualidade em que os alunos deverão apresentar trabalhos individuais e em grupos; orais e/ou por escrito, demonstrando conhecimento, coerência e consciência crítica sobre o conteúdo estudado. A produção escrita que não for inédita e pessoal será desconsiderada.

Obs: Textos e referências bibliográficas serão disponibilizados no portal e na reprografia do prédio 4. Os acadêmicos que apresentarem dificuldades quanto compreensão e escrita de textos deverão frequentar o Laboratório de Produção Textual.

Compõe G1:
- Leitura da obra Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato.
a) apresentação em grupo/debate: (v.1,0) a partir de roteiro proposto;
b) registro da leitura em cordel, desenho, rap, paródia, teatro, etc, a ser divulgado no projeto Palco (v. 1,5)
- produção textual de acordo com os critérios estabelecidos: (v.1,5)
- *prova (v.6,0), de acordo com o calendário acadêmico.

Compõe G2:
- leitura e apresentação oral do livro A arte de Argumentar e o filme Obrigado por fumar. O aluno deverá apresentar de maneira clara e coerente a relação que há entre a obra e o filme. (v.2,0).
- produção textual, atividade e participação em sala de aula (v.1,5) de acordo com os critérios estabelecidos;
- participação em sala de aula: (v.0,5)
- *prova (v.6,0), de acordo com o calendário acadêmico.

*Obs: o aluno que faltar à prova deverá substituí-la no fim do semestre, de acordo com a resolução institucional.

1. Critérios de avaliação oral

Aspectos que serão avaliados desde o primeiro ao último dia:
a)demonstração, por meio de informações precisas, de que fez a leitura do texto proposto;
b)exposição de ideias claras, coerentes e com senso crítico;
c)adequados volume e entonação de voz, além de entusiasmo ao fazer exposição oral;
d)inscrição (sinalizar com a mão) para falar; e respeito às ideias dos colegas;
e)postura adequada quando fizer exposição;
f)uso da norma culta da língua nas modalidades oral e escrita, exceto em situações específicas que exijam outras variantes.

2. Critérios de avaliação escrita

Os textos escritos serão avaliados a partir dos critérios:

1.Quanto à estrutura, o texto: (valor: 30%)
•apresenta características do gênero textual solicitado, de forma que é possível identificá-lo?
•apresenta as ideias centrais (tese e argumentos) quando o texto é argumentativo?

2.Quanto aos aspectos de coesão, coerência, clareza e criticidade, o texto: (valor: 30%)
•apresenta uso adequado de anafóricos, de elementos coesivos e de articuladores?
•apresenta o assunto de maneira original, clara, crítica e criativa?

3.Quanto a aspectos gramaticais, o texto: (valor: 25%)
•está escrito de acordo com a variante linguística adequada?
•está adequado quanto à ortografia?
•está adequado quanto à concordância?
•está adequado quanto à pontuação?
•está adequado quanto à sintaxe?
•está adequado quanto ao uso de letras minúsculas e maiúsculas?

4. Quanto a aspectos estéticos, o texto: (valor: 15%)
•apresenta paragrafação correta (distribuída de forma adequada)?
•apresenta letra legível (quando manuscrito), organização estética adequada e título criativo?

Bibliografia

Básica

SAVIOLI, Francisco Platão. Gramática em 44 lições. 15. Ed. São Paulo: Ática, 1998.
BASTOS, Lucia Kopschitz. A Produção escrita e a gramática. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992
FARACO, Carlos Roberto e TEZZA, Cristóvão. Prática de Texto: para estudantes Universitários. 17. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

SAVIOLI, Francisco Platão. Gramática em 44 lições. 15. Ed. São Paulo: Ática, 1998.
BASTOS, Lucia Kopschitz. A Produção escrita e a gramática. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992
FARACO, Carlos Roberto e TEZZA, Cristóvão. Prática de Texto: para estudantes Universitários. 17. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

SAVIOLI, Francisco Platão. Gramática em 44 lições. 15. Ed. São Paulo: Ática, 1998.
BASTOS, Lucia Kopschitz. A Produção escrita e a gramática. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992
FARACO, Carlos Roberto e TEZZA, Cristóvão. Prática de Texto: para estudantes Universitários. 17. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

SAVIOLI, Francisco Platão. Gramática em 44 lições. 15. Ed. São Paulo: Ática, 1998.
BASTOS, Lucia Kopschitz. A Produção escrita e a gramática. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992
FARACO, Carlos Roberto e TEZZA, Cristóvão. Prática de Texto: para estudantes Universitários. 17. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

SAVIOLI, Francisco Platão. Gramática em 44 lições. 15. Ed. São Paulo: Ática, 1998.
BASTOS, Lucia Kopschitz. A Produção escrita e a gramática. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992
FARACO, Carlos Roberto e TEZZA, Cristóvão. Prática de Texto: para estudantes Universitários. 17. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

SAVIOLI, Francisco Platão. Gramática em 44 lições. 15. Ed. São Paulo: Ática, 1998.
BASTOS, Lucia Kopschitz. A Produção escrita e a gramática. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992
FARACO, Carlos Roberto e TEZZA, Cristóvão. Prática de Texto: para estudantes Universitários. 17. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

SAVIOLI, Francisco Platão. Gramática em 44 lições. 15. Ed. São Paulo: Ática, 1998.
BASTOS, Lucia Kopschitz. A Produção escrita e a gramática. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992
FARACO, Carlos Roberto e TEZZA, Cristóvão. Prática de Texto: para estudantes Universitários. 17. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

SAVIOLI, Francisco Platão. Gramática em 44 lições. 15. Ed. São Paulo: Ática, 1998.
BASTOS, Lucia Kopschitz. A Produção escrita e a gramática. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992
FARACO, Carlos Roberto e TEZZA, Cristóvão. Prática de Texto: para estudantes Universitários. 17. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

SAVIOLI, Francisco Platão. Gramática em 44 lições. 15. Ed. São Paulo: Ática, 1998.
BASTOS, Lucia Kopschitz. A Produção escrita e a gramática. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992
FARACO, Carlos Roberto e TEZZA, Cristóvão. Prática de Texto: para estudantes Universitários. 17. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

Complementar

CITELLI, Adilson. Linguagem e Persuasão. São Paulo: Ática, 2000.
CINTRA, Anna Maria. Português Instrumental. São Paulo: Atlas, 1995.
FAULSTICH, Enilde L. de J. Como ler, entender e redigir um texto. Petrópolis: Vozes, 2001.
BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. 29. ed. São Paulo: Loyola, 2004.
KOCH, Ingedore Villaça; Elias, Vanda Maria. Ler e Compreender os sentidos dos textos. São Paulo: Contexto, 2007.

CITELLI, Adilson. Linguagem e Persuasão. São Paulo: Ática, 2000.
CINTRA, Anna Maria. Português Instrumental. São Paulo: Atlas, 1995.
FAULSTICH, Enilde L. de J. Como ler, entender e redigir um texto. Petrópolis: Vozes, 2001.
BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. 29. ed. São Paulo: Loyola, 2004.
KOCH, Ingedore Villaça; Elias, Vanda Maria. Ler e Compreender os sentidos dos textos. São Paulo: Contexto, 2007.

CITELLI, Adilson. Linguagem e Persuasão. São Paulo: Ática, 2000.
CINTRA, Anna Maria. Português Instrumental. São Paulo: Atlas, 1995.
FAULSTICH, Enilde L. de J. Como ler, entender e redigir um texto. Petrópolis: Vozes, 2001.
BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. 29. ed. São Paulo: Loyola, 2004.
KOCH, Ingedore Villaça; Elias, Vanda Maria. Ler e Compreender os sentidos dos textos. São Paulo: Contexto, 2007.

CITELLI, Adilson. Linguagem e Persuasão. São Paulo: Ática, 2000.
CINTRA, Anna Maria. Português Instrumental. São Paulo: Atlas, 1995.
FAULSTICH, Enilde L. de J. Como ler, entender e redigir um texto. Petrópolis: Vozes, 2001.
BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. 29. ed. São Paulo: Loyola, 2004.
KOCH, Ingedore Villaça; Elias, Vanda Maria. Ler e Compreender os sentidos dos textos. São Paulo: Contexto, 2007.

CITELLI, Adilson. Linguagem e Persuasão. São Paulo: Ática, 2000.
CINTRA, Anna Maria. Português Instrumental. São Paulo: Atlas, 1995.
FAULSTICH, Enilde L. de J. Como ler, entender e redigir um texto. Petrópolis: Vozes, 2001.
BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. 29. ed. São Paulo: Loyola, 2004.
KOCH, Ingedore Villaça; Elias, Vanda Maria. Ler e Compreender os sentidos dos textos. São Paulo: Contexto, 2007.

CITELLI, Adilson. Linguagem e Persuasão. São Paulo: Ática, 2000.
CINTRA, Anna Maria. Português Instrumental. São Paulo: Atlas, 1995.
FAULSTICH, Enilde L. de J. Como ler, entender e redigir um texto. Petrópolis: Vozes, 2001.
BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. 29. ed. São Paulo: Loyola, 2004.
KOCH, Ingedore Villaça; Elias, Vanda Maria. Ler e Compreender os sentidos dos textos. São Paulo: Contexto, 2007.

CITELLI, Adilson. Linguagem e Persuasão. São Paulo: Ática, 2000.
CINTRA, Anna Maria. Português Instrumental. São Paulo: Atlas, 1995.
FAULSTICH, Enilde L. de J. Como ler, entender e redigir um texto. Petrópolis: Vozes, 2001.
BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. 29. ed. São Paulo: Loyola, 2004.
KOCH, Ingedore Villaça; Elias, Vanda Maria. Ler e Compreender os sentidos dos textos. São Paulo: Contexto, 2007.

CITELLI, Adilson. Linguagem e Persuasão. São Paulo: Ática, 2000.
CINTRA, Anna Maria. Português Instrumental. São Paulo: Atlas, 1995.
FAULSTICH, Enilde L. de J. Como ler, entender e redigir um texto. Petrópolis: Vozes, 2001.
BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. 29. ed. São Paulo: Loyola, 2004.
KOCH, Ingedore Villaça; Elias, Vanda Maria. Ler e Compreender os sentidos dos textos. São Paulo: Contexto, 2007.

CITELLI, Adilson. Linguagem e Persuasão. São Paulo: Ática, 2000.
CINTRA, Anna Maria. Português Instrumental. São Paulo: Atlas, 1995.
FAULSTICH, Enilde L. de J. Como ler, entender e redigir um texto. Petrópolis: Vozes, 2001.
BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. 29. ed. São Paulo: Loyola, 2004.
KOCH, Ingedore Villaça; Elias, Vanda Maria. Ler e Compreender os sentidos dos textos. São Paulo: Contexto, 2007.

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