Plano de Ensino

Turma 7009 - Cultura Religiosa - 2013/2

Curso: Eixo Básico

Período: 1

Professor(es): Ilson Müller

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2013/2

Ementa

Visão global da importância do fenômeno religioso e suas implicações. Principais religiões universais. Valores humanos, sociais, éticos e espirituais legados pelo Cristianismo.

Competências

Analisar através de crítica reflexiva a história e o pensamento religioso e cristão bem como de sua prática, desenvolvendo, desta forma, os conhecimentos, os valores e as atitudes dos acadêmicos.

Habilidades

• Reconhecer o fenômeno religioso como uma dimensão antropológica, constituinte das civilizações;
• Identificar elementos da religiosidade nas diferentes representações da cultura humana;
• Analisar a influência e relação do fenômeno religioso com as outras áreas do conhecimento científico;
• Conhecer as principais formas religiosas e as principais religiões do mundo ocidental e oriental;
• Refletir sobre os diversos fenômenos religiosos existentes no mundo e no Brasil;
• Reconhecer os principais fatos da história das religiões, bem como suas conseqüências;
• Perceber a influência das religiões na sociedade, tanto no passado quanto na atualidade;
• Identificar a importância do Cristianismo na cosmovisão Ocidental, bem como suas contribuições para a sociedade;
• Analisar a importância dos valores éticos, morais e espirituais na formação integral do ser humano;
• Refletir sobre questões de ética aplicada à vida do ser humano;
• Reconhecer os valores humanos e cristãos como propostas de efetivação de uma sociedade mais ética e justa.

Programa

MÓDULO 1: O FENÔMENO RELIGIOSO
1.1 Religião e cultura: sociodiversidade, multiculturalismo, tolerância, direitos humanos e inclusão.
1.2 Religião e suas interfaces com as diferentes ciências.
1.3 Religião como experiência pessoal e universal: espiritualidade e fé.
1.4 Conceitos, características, críticas e finalidades da religião; Classificação das Religiões.
1.5 Religiões modernas (Teoria dos Astronautas Antigos; Cientologia; Wicca).

MÓDULO 2: AS GRANDES RELIGIÕES NO MUNDO
2.1 A divisão das religiões: Hinduísmo, Judaísmo, Islamismo, Xintoísmo, Budismo, Confucionismo, Taoísmo, Espiritismo e Cultos Afro-Brasileiros.
2.2 Os temas principais nas religiões: Deus, Homem, Transcendência, Sociedade e Mundo.
2.3 O fundamentalismo religioso: terrorismo, violência, questões de gênero, exclusão e minorias.
2.4 As contribuições destas religiões para nossa cultura
brasileira, em especial as religiões afro-brasileiras;


MÓDULO 3: O CRISTIANISMO: ORIGEM E EXPANSÃO
3.1 A Bíblia.
3.2 Vida e obra de Jesus Cristo.
3.3 Principais ensinos/doutrinas do Cristianismo.
3.4 A difusão do Cristianismo: da Igreja Primitiva ao Cisma de 1054.
3.5 As Cruzadas.

MÓDULO 4: REFORMA PROTESTANTE
4.1 A Reforma de 1517: causas e conseqüências.
4.2 Igrejas reformadas e outras denominações
4.3 Igreja Luterana e Educação (IELB e ULBRA).
4.4 A Contrarreforma Católica.

MÓDULO 5: O ESTUDO DA ÉTICA
5.1 Axiologia: o mundo dos valores.
5.2 Senso moral e consciência moral.
5.3 Definição e caracterização da ética e da moral.
5.4 Ética filosófica, social, religiosa e profissional.
5.5 Ética cristã.
5.6 Temas em ética aplicada: ecologia, bioética, relações familiares, sexualidade, política, economia, etc.

Metodologia

A Metodologia de ensino da disciplina compreende aulas expositivas dialogadas com problematização dos temas propostos, debates, visitas a instituições religiosas, trabalhos apresentados pelos alunos de maneira oral e escrita e cinefórum. Para viabilizar a metodologia, utilizam-se recursos audiovisuais de apoio. As aulas transcorrem de maneira interativa com os alunos, onde professor e aluno são agentes ativos do processo ensino-aprendizagem.
Faz parte da metodologia da disciplina o “Projeto Palco”, que é um projeto interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Comunicação e Expressão, Sociedade e Contemporaneidade e Cultura Religiosa. Este projeto tem como tema neste semestre “Das redes as ruas”. Assim pretendemos trabalhar a influência das redes sociais na vida diária, olhando também o aspecto cultural e religioso desta influência.
Serão realizadas duas atividades semipresenciais utilizando-se para tal o sistema web para postagem dos resultados destas atividades propostas para melhor compreensão da diversidade religiosa, da ética religiosa na vida diária e com a finalidade de despertar nos acadêmicos uma visão humanista e solidária. Estas atividades possuem a função de composição de carga horária, equivalendo a 5,5 h/a cada. Qualquer atividade que apresente indícios de cópia direta, sem referencial bibliográfico, não será validada.

Avaliação

A avaliação é compreendida como um processo onde o aluno é acompanhado ao longo do semestre letivo, com atividades que serão matematicamente valorizadas e incorporadas aos graus avaliativos propostos pela Universidade. Esse processo avaliativo tem uma função de diagnóstico, discente e docente, de como se procede, aula por aula, a interação e comunicação acadêmica, para, ao final, o instrumento de avaliação alcançar os objetivos inicialmente propostos.
G1: Pesquisa e apresentação oral de trabalho sobre as
grandes religiões – Valor = 2,5
Trabalho realizado em sala – Valor = 0,5
Trabalho do Projeto Palco – Valor = 1,0
Prova escrita, sem consulta, com questões objetivas e
subjetivas – Valor = 6,0.
Total da G1 = 10,0. Peso: 01
G2: Relatório do cinefórum – Valor = 1,0
Ação extensionista – Valor = 1,5
Trabalho de pesquisa e apresentação oral de um livro
bíblico – Valor = 1,5
Prova escrita, cumulativa, sem consulta, com questões
objetivas e subjetivas – Valor = 6,0.
Total da G2 = 10,0. Peso: 02
O grau final do semestre resulta da média ponderada entre os G1, com peso 01, e G2, com peso 02.
Média mínima para aprovação: 6,0, com freqüência mínima de 75% às aulas.
Prova Substitutiva: Substituição de um dos Graus com seu peso correspondente. Continua a média mínima ponderada para aprovação: 6,0. Esta avaliação engloba todo o conteúdo da disciplina e é composta de questões objetivas e subjetivas, tendo como valor máximo a nota 10,0.
OBS. 1- Em todo processo avaliativo a expressão oral e a escrita ortográfica correta serão consideradas como relevantes;
OBS. 2- Qualquer trabalho escrito que apresente indícios de cópia direta, sem referencial bibliográfico, receberá a nota ZERO.

Bibliografia

Básica

FLOR, Douglas Moacir. Cultura Religiosa. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2006. 164 p.

GAARDER, J. NOTAKER, H. HELLERN, V. O Livro das Religiões. São Paulo: Cia das Letras, 2000.

KUCHENBECKER, Walter (org.) O Homem e o Sagrado. 8.ed. Canoas: Ed. da ULBRA, 2004.

WARTH, Martim Carlos. A Ética de cada dia. Canoas: Editora da ULBRA, 2002.

VARIOS AUTORES. A Bíblia na Linguagem de Hoje. São Paulo, SBB, 2009.

Complementar

SANTOS, José Luiz dos. O que é Cultura? 16ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2001.

ALVES, Rubem. O que é Religião? São Paulo. Edições Loyola, 2000.

WARTH, Martim Carlos. Fé Existencial num Mundo Secular. Canoas. Ed. ULBRA/Concórdia, 2003.

www.ielb.org.br
www.teo.puc-rio.br/cre.html
www.ebah.com.br/content/.../cultura-religiosa
ulbra-canoas.blogspot.com/2010/03/cultura-religiosa-ulbra
www.ulbra.br/teologia

HEIMANN, Leopoldo. (Coordenador) ULBRA, Universidade Confessional. Canoas: ULBRA, 2000.

GARDNER, E. C. Fé Bíblica e Ética Social. São Paulo Aste, 1982.

WERNECK, Hamilton. Quem decide pode errar, quem não decide já errou. 3ª ed. Petrópolis, Editora Vozes, 1998.

GEISLER, Norman L. Ética Cristã. São Paulo. Vida Nova, 2002.

FORELL, George W. Fé ativa no amor. Porto Alegre: Concórdia Editora. Tradução de Geraldo Korndörfer, 1985.

PIAZZA, Waldomiro. Religiões da humanidade. 3ª ed.. São Paulo Edições Loyola, 1996.