
Plano de Ensino
Turma 7081 - Física II - 2014/1
Curso: Eixo Básico
Período: 4
Professor(es): Darla Vanessa Fortunato
Carga Horária: 68 h
Ano/Semestre: 2014/1
Ementa
Fluidos em repouso e movimento. Temperatura e escalas termométricas. Calor específico e calor latente. Transferência de calor. Teoria cinética dos gases. Segunda lei da termodinâmica. Oscilações e ondas.
Competências
Desenvolver a capacidade de raciocínio lógico e interpretação de texto para a resolução de problemas;
Ampliar a capacidade de abstração.
Habilidades
Utilizar equações matemáticas para a resolução de problemas de mecânica dos fluidos, termodinâmica e ondas.;
Identificar, caracterizar e relacionar grandezas físicas;
Aplicar as teorias, princípios e leis da Física para a resolução de problemas de engenharia.
Programa
1. Fluidos
1.1. Massa específica e pressão
1.2. Fluidos em repouso
1.3. O Princípio de Pascal
1.4. O Princípio de Arquimedes
1.5. Fluidos Ideais em movimento
1.6. A Equação da Continuidade
1.7. A Equação de Bernoulli
2. Oscilações
2.1. Movimento Harmônico Simples
2.2. Pêndulos
2.3. Movimento Harmônico Simples Amortecido
3. Ondas
3.1. Tipos de Ondas
3.2. Comprimento de Onda e Frequência
3.3. Velocidade da Onda
3.4. Equação da Onda
3.5. Ondas Sonoras
3.6. Velocidade do Som
3.7. Efeito Doppler
4. Temperatura e Calor
4.1. Temperatura
4.2. A Lei Zero da Termodinâmica
4.3. Escalas Termométricas
4.4. Dilatação Térmica
4.5. A Absorção de Calor por Sólidos e Líquidos
4.6. Calor e Trabalho
4.7. A Primeira Lei da Termodinâmica
4.8. Mecanismos de Transferência de Calor
5. A Teoria Cinética dos Gases
5.1. Gases Ideais
5.2. Pressão, Temperatura e Velocidade Média Quadrática
5.3. Energia Cinética de Translação
5.4. A Expansão Adiabática de um Gás Ideal
6. Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica
6.1. Processos Irreversíveis e Entropia
6.2. A Segunda Lei da Termodinâmica
6.3. Máquinas Térmicas
Metodologia
A metodologia utilizada na disciplina consiste em aulas expositivas e dialogadas, onde o estudante possa discutir e analisar os conteúdos trabalhados em sala, expondo suas dúvidas e colaborações. O estudante terá a oportunidade de trabalhar em grupo, resolvendo problemas que visem a aplicação do conhecimento.
Avaliação
O processo de avaliação será contínuo e ocorrerá através da participação dos alunos nas atividades desenvolvidas na sala de aula. Sendo assim a nota do aluno será constituída da seguinte forma:
G1 - Avaliação do conteúdo ministrado durante todo o bimestre, dividida da seguinte maneira:
Prova com questões objetivas e descritivas contextualizadas com a área de atuação profissional, com valor de 0,0 a 7,0 pontos;
Teste 1 com questões objetivas e descritivas contextualizadas, com valor de 0,0 a 1,5 ponto;
Teste 2 com questões objetivas e descritivas contextualizadas, com valor de 0,0 a 1,5 ponto;
G2 – Avaliação do conteúdo ministrado durante todo o semestre, dividida da seguinte maneira:
Prova com questões objetivas e descritivas contextualizadas com a área de atuação profissional, com valor de 0,0 a 7,0 pontos;
Teste 1 com questões objetivas e descritivas contextualizadas com a área de atuação profissional, com valor de 0,0 a 1,5 pontos;
Teste 2 com questões objetivas e descritivas contextualizadas com a área de atuação profissional, com valor de 0,0 a 1,5 pontos;
Substituição – Avaliação do conteúdo ministrado durante todo o semestre. Sendo uma prova teórica com questões objetivas e descritivas contextualizadas com a área de atuação profissional com valor de 0,0 a 10,0 pontos.
Considerações:
1. É necessário que o aluno possua calculadora científica para uso durante as aulas;
2. A matéria das provas corresponderá ao conjunto de todo o conteúdo ministrado até a aula que precede a realização da prova;
3. Não será permitido a utilização de telefone celular ou qualquer outro tipo de aparelho eletrônico durante a realização da prova (exceto calculadora científica);
4. Para a prova de substituição de grau não serão aproveitadas as notas de trabalhos realizados para a composição do grau a ser substituído (G1 ou G2);
5. A data da substituição de grau será considerada dia letivo, sendo, portanto, indispensável a presença dos alunos.
Bibliografia
Básica
HALLIDAY, David. Fundamentos de Física, volume 2. 9ª Ed. Rio de Janeiro: LTC 2012
HALLIDAY, David. Fundamentos de Física, volume 2. 9ª Ed. Rio de Janeiro: LTC 2012
HALLIDAY, David. Fundamentos de Física, volume 2. 9ª Ed. Rio de Janeiro: LTC 2012
HALLIDAY, David. Fundamentos de Física, volume 2. 9ª Ed. Rio de Janeiro: LTC 2012
Complementar
NUSSENZVEIG, Moyses. Curso de Física Básica, volume 2. 4ª Ed. Rio de janeiro: Edgard Blucher
TIPLER, Paul. Física Para Cientistas e Engenheiros, volume 2. 6ª Ed. Rio de Janeiro: LTC 2012
NUSSENZVEIG, Moyses. Curso de Física Básica, volume 2. 4ª Ed. Rio de janeiro: Edgard Blucher
TIPLER, Paul. Física Para Cientistas e Engenheiros, volume 2. 6ª Ed. Rio de Janeiro: LTC 2012
NUSSENZVEIG, Moyses. Curso de Física Básica, volume 2. 4ª Ed. Rio de janeiro: Edgard Blucher
TIPLER, Paul. Física Para Cientistas e Engenheiros, volume 2. 6ª Ed. Rio de Janeiro: LTC 2012
NUSSENZVEIG, Moyses. Curso de Física Básica, volume 2. 4ª Ed. Rio de janeiro: Edgard Blucher
TIPLER, Paul. Física Para Cientistas e Engenheiros, volume 2. 6ª Ed. Rio de Janeiro: LTC 2012