
Plano de Ensino
Turma 7015 - Comunicação e Expressão - 2015/1
Curso: Eixo Básico
Período: 2
Professor(es): Elienai Ferreira de Oliveira
Carga Horária: 68 h
Ano/Semestre: 2015/1
Ementa
Linguagem, língua e fala. Funções da linguagem. Oralidade, escrita e variação linguística. Leitura e estratégias de leitura. Escrita e estratégias de escrita. Paragrafação. Coesão e coerência textuais. Paráfrase e retextualização. Argumentação e persuasão. Particularidades léxicas e gramaticais.
Competências
Esta disciplina contribui para o desenvolvimento das seguintes competências:
1. usar a língua em suas manifestações orais e escritas, em suas dimensões receptivas e produtivas, em diferentes situações ou contextos, com diversos interlocutores ou públicos, como meio de organização cognitiva da realidade, constituição de significados e realização de práticas sociais;
2. ser ético, pontual e comprometido com a disciplina de Comunicação e Expressão.
Habilidades
1. conceituar linguagem, língua e fala;
2. reconhecer as variedades linguísticas e os níveis de linguagem a partir de textos e de situações concretas da cultura local;
3. identificar a estrutura de diferentes tipos e gêneros de textos;
4. empregar adequadamente elementos anafóricos, articuladores e conectivos para promover a coesão e a coerência em textos produzidos;
5. compreender e interpretar adequadamente diferentes textos;
6. distinguir fala e escrita de forma a destacar aspectos estilísticos e discursivos da escrita;
7. identificar, distinguir e empregar corretamente os conceitos: argumentar, convencer e persuadir;
8. transpor textos da oralidade para a escrita e de um gênero textual para outro (retextualização);
9. produzir e corrigir parágrafo e paráfrase de acordo com a teoria, com a variante padrão e com os critérios definidos nesta disciplina;
10. apresentar-se oralmente com desenvoltura e de maneira adequada à circunstância de fala;
11. reconhecer as mudanças que ocorreram na última reforma ortográfica.
Programa
CONTEÚDOS:
1. conceito, níveis e funções de linguagem;
2. oralidade, escrita e variação lingüística;
3. estratégias de leitura e de escrita;
4. paragrafação;
5. coesão e coerência textuais;
6. compreensão e interpretação de textos;
argumentação e persuasão;
7. paráfrase e retextualização;
8. revisão gramatical
9. reforma ortográfica
LEITURAS OBRIGATÓRIAS
ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. 6. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. 29. ed. São Paulo: Loyola, 2004.
HOLANDA, Francisco Buarque de. Leite derramado.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura.19. Ed. São Paulo: Brasiliense, 2005.
Metodologia
A metodologia utilizada na disciplina privilegia o envolvimento dos alunos em atividades de leitura/compreensão e escrita de textos cuja intenção é permitir processo de reflexão e aperfeiçoamento da língua materna por meio de conteúdos teóricos e atividades práticas. Para tanto, nos encontros serão propostas discussões que desafiem o aluno a ler, elaborar hipóteses e compreender os entrelaces das palavras na constituição do discurso coerente e, sobretudo, na capacidade de utilizá-lo de maneira consciente e adequada no cotidiano. O acadêmico será provocado a produzir, autocorrigir e refazer textos de forma que ele tenha consciência das próprias dificuldades e dos pontos fortes na escrita. As aulas presenciais serão realizadas por meio de exposições dialogadas e de técnicas diversas, tais como discussão circular, a fim de que o grupo possa socializar experiências pessoais e conhecimentos prévios em relação a conteúdos novos. Serão utilizados recursos como: quadro, retroprojetor, datashow, músicas, revistas, dvd, aparelho de televisão e de som. Para as aulas web atividades será utilizado sistema web, via plataforma da Instituição (www.ulbra-to.br), onde estarão disponíveis atividades da disciplina que envolvam leitura e escrita como também os critérios a serem observados pelo acadêmico ao publicar as respostas solicitadas. Para estimular e desenvolver as habilidades artísticas dos acadêmicos, suas competências artísticas e culturais são avaliadas por meio do PALCO- Projeto das disciplinas institucionais.
Avaliação
O processo de avaliação será contínuo, por meio de observação, no que diz respeito à participação, ao interesse, à responsabilidade e pontualidade em que os alunos deverão apresentar trabalhos individuais e em grupos; orais e/ou por escrito, demonstrando conhecimento do conteúdo, coerência e consciência crítica sobre o que dizem. Textos e referências bibliográficas serão disponibilizados no portal e na reprografia. A produção escrita que não for inédita e pessoal será desconsiderada.
Os acadêmicos que apresentarem dificuldades quanto à compreensão e escrita de textos deverão frequentar o Laboratório de Produção Textual.
Compõe G1:
- leitura e apresentação de seminário acerca da obra O que é leitura: (v.1,0)
- Retextualização como atividade do Projeto Palco (v.1,5)
- Atividades Avaliativas (v.1,0)
- Textos produzidos em sala de aula (0,5)
- *prova (v.6,0), de acordo com o calendário acadêmico.
Compõe G2:
- Atividades Avaliativas (v.1,0)
- Textos produzidos em sala de aula (1,5)
- Debate acerca de tema polêmico atual (v.1,5)
- *prova (v.6,0), de acordo com o calendário acadêmico.
*Obs: o aluno que faltar à prova deverá substituí-la no fim do semestre, de acordo com a resolução institucional.
NB:
- As atividades serão realizadas a partir de roteiro disponibilizado no Portal e na reprografia. Todos devem ficar atentos ao cronograma.
1. Critérios de avaliação oral
Aspectos que serão avaliados desde o primeiro ao último dia:
a) demonstração, por meio de informações precisas, de que fez a leitura do texto proposto;
b) exposição de ideias claras, coerentes e com senso crítico, tanto nos debates em grupos pequenos quanto no grupão;
c) adequados volume e entonação de voz, além de entusiasmo ao fazer exposição oral;
d) apresentação de informações novas e relevantes a partir, quando possível, de conhecimentos prévios;
e) atenção e respeito às ideias dos colegas;
f) inscrição (sinalizar com a mão) e espera pelo turno de exposição;
g) criatividade e colaboração na preparação de material e nas apresentações orais;
h) postura adequada quando fizer exposição;
i) uso da norma culta da língua nas modalidades oral e escrita, exceto em situações específicas que exijam outras variantes.
2. Critérios de avaliação escrita
Os textos escritos serão avaliados a partir dos critérios:
1. Quanto à estrutura, o texto: (valor: 30%)
• apresenta características do gênero textual solicitado, de forma que é possível identificá-lo?
• apresenta as ideias centrais (tese e argumentos) quando o texto é argumentativo?
2. Quanto aos aspectos de coesão, coerência, clareza e criticidade, o texto: (valor: 30%)
• apresenta o uso adequado de anafóricos, de elementos coesivos e de articuladores?
• apresenta o assunto de maneira original, crítica e criativa?
3. Quanto a aspectos gramaticais, o texto: (valor: 25%)
• está escrito de acordo com a variante linguística adequada?
• está adequado quanto à ortografia?
• está adequado quanto ä concordância?
• está adequado quanto à pontuação?
• está adequado quanto à sintaxe?
• está adequado quanto ao uso de letras minúsculas e maiúsculas?
4. Quanto a aspectos estéticos, o texto: (valor: 15%)
. apresenta paragrafação correta (distribuída de forma adequada)?
• apresenta letra legível, organização estética adequada e título criativo?
Bibliografia
Básica
BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. 29. ed. São Paulo: Loyola, 2004.
FULGÊNCIO, Lúcia; LIBERATO, Yara G. Como facilitar a leitura. 3. ed. São Paulo: Contexto, 1998.
SERAFINI, Maria T. Como escrever textos. 11. ed. São Paulo: Globo, 2001.
Complementar
BASTOS, Lucia Kopschitz. A Produção escrita e a gramática. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
CITELLI, Adilson. Linguagem e Persuasão. São Paulo: Ática, 2000.
FARACO, Carlos Roberto e TEZZA, Cristóvão. Prática de Texto: para estudantes Universitários. 17. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
FAULSTICH, Enilde L. de J. Como ler, entender e redigir um texto. Petrópolis: Vozes, 2001.
SAVIOLI, Francisco Platão. Gramática em 44 lições. 15. Ed. São Paulo: Ática, 1998.