Curso: Eixo Básico
Período: 2
Professor(es): Thalyson Renan Bitencourt Machado
Carga Horária: 68 h
Ano/Semestre: 2019/1
Conceitos fundamentais de economia. Eficiência produtiva no mercado: CPP. Evolução do pensamento econômico. Teoria microeconômica. Estruturas de mercados. Forças competitivas de Porter. Comércio internacional. Desenvolvimento econômico. Teoria da inovação. Empreendedorismo.
(1) Utilizar adequadamente conceitos teóricos fundamentais da ciência econômica;
(2) Compreender conceitos básicos da microeconomia como suporte para avaliação e análise de mercados específicos;
(3) Identificar as características e os impactos das estruturas de mercado;
(4) Caracterizar um mercado competitivo.
(1) Analisar os indicadores de produção e o desempenho do uso dos recursos;
(2) Utilizar o instrumental econômico para analisar situações históricas concretas;
(3) Demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar;
(4) Capacidade de analisar criticamente o cenário econômico e suas influências no contexto das organizações empresariais e em realidades sociais;
(5) Desenvolver uma visão crítica acerca dos problemas econômicos e sociais.
1. Fundamentos da Economia: conceito; sistemas econômicos; métodos de investigação da ciência econômica; curva de possibilidade de produção; funcionamento de uma economia de mercado; inter-relação da economia com outras áreas de conhecimento; divisão do estudo econômico
2. Evolução do pensamento Econômico
3. Oferta e Demanda & Equilíbrio de Mercado
4. Crescimento Econômico: Modelo de Solow
5. Economia Monetária
6. Introdução à Microeconomia e à Macroeconomia
7. Inflação: conceito; causas; distorções provocadas por altas taxas; inflação no Brasil
8. Teoria da Inovação
9. Empreendedorismo
Aula expositivas e dialogadas
Leitura dirigida de textos e artigos
Atividades e Exercícios
Metodologias Ativas de Aprendizagem: peer instruction, cases, PBL, TBL, seminários
O processo de avaliação será coerente com os conhecimentos, habilidades e atitudes esperados na aprendizagem, em função dos objetivos da disciplina. A avaliação ocorrerá por meio de lista de exercícios, atividades avaliativas e avaliações de aprendizagem (provas). No decorrer do semestre letivo serão aplicadas duas listas de exercícios, sendo uma no período referente à G1 e outra no período referente à G2, com peso igual a 1,0 ponto cada. As avaliações de aprendizagem caracterizam-se por meio de provas compostas por questões objetivas e/ou dissertativas, as quais serão desenvolvidas individualmente e sem consulta a materiais, tanto na G1 quanto na G2, nas datas estabelecidas no calendário acadêmico, ada uma com peso igual a 8,0 pontos. Ademais, ao longo do semestre letivo, no decorrer das aulas, haverá a resolução de exercícios e de estudos de caso, na forma individual ou em grupos, não pontuados.
Avaliação G1 (N1): (a) 2 listas exercícios (1,00 ponto cada); (b) avaliação de aprendizagem (8,00 pontos)
Avaliação G2 (N2): (a) 2 listas exercícios (1,00 ponto cada); (b) avaliação de aprendizagem (8,00 pontos)
Avaliação Substituição de Grau: avaliação de aprendizagem (10,00 pontos)
Média Semestral = (G1 (peso 1) + G2 (peso 2)) / 3 (mínimo 6,0 (seis) para aprovação direta)
PINHO, D. B.; VASCONCELLOS, M. A. S. de (Org.). Manual de Economia: equipe de professores da USP. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
VASCONCELLOS, M. A; GARCIA, M. E. Fundamentos da Economia. São Paulo: Saraiva, 2008.
VICECONTI, P. E. V.; NEVES, S. Introdução à Economia. São Paulo: Frase, 2003.
MANKIW, N. G. Introdução à Economia. São Paulo: Thomson, 2007.
ROSSETTI, J. P. Introdução à Economia. São Paulo: Atlas, 2000.
TROSTER, R. L; MOCHON, F. Introdução à Economia. 4. ed. São Paulo: Pearson Brasil, 2004.