Plano de Ensino

Turma 7022 - Libras - 2022/1

Curso: Eixo Básico

Período: 6

Professor(es): Débora Guedes Leandro de Jesus

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2022/1

Ementa

A LIBRAS como língua materna para os sujeitos surdos. O surdo no espaço escolar. Estudos de diferentes áreas que se propõem a ampliar a reflexão sobre a exclusão social dos grupos minoritários e problemas de letramento. Discussões de base antropológica e culturalista, buscando referenciais que permitam conceber os surdos como sujeitos culturais.

Competências

Capacidade de reconhecer e descrever os aspectos gerais da surdez, pressupostos filosóficos, sociais, educacionais e culturais da história dos surdos.
Conceituar os direitos legais da pessoa surda.
Capacidade de discutir sobre a exclusão de grupos minoritários e problemas de letramento.
Capacidade de Identificar particularidades de uma comunidade minoritária com língua própria.
Capacidade de reconhecer a gramática da Língua Brasileira de Sinais.
Desenvolver a comunicação básica através da LIBRAS.

Habilidades

Programa

Aspectos Gerais da Surdez; Contexto Sócio Histórico da educação dos surdos; Aspectos históricos da LIBRAS; Correntes filosóficas educacionais da LIBRAS: Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo; A Língua de Sinais Brasileira; Cultura e Identidade Surda; Aspectos legais, Leis Nº 10.436; Lei Nº 12.319 e Decreto Nº 5.626; Aspectos gramaticais da LIBRAS: Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Semântico, Pragmático; Gramáticas: Língua Portuguesa x LIBRAS; Alfabeto datilológico; Números; Saudações; Meses do ano; Dias da semana; Verbos; Adjetivos; Substantivos; Pronomes; Animais; Alimentos; Família; Cores; Lugares; Objetos escolares; Profissões; Sinais do contexto profissional; Classificadores e marcadores de tempo e espaço; Gestos Semelhantes; Tipos de frases em LIBRAS; Diálogos e conversação. Tradução e transcrição de pequenos textos.

Metodologia

As aulas serão ministradas com exposição do conteúdo, estudo de textos, discussões, apresentação de pesquisas, análise de filmes, atividades prática em sala de aula estabelecendo diálogos e interpretação de textos na Língua Brasileira de Sinais, participação de surdo convidado para prática de comunicação na LIBRAS e atividades. A carga horária total da disciplina será somada entre os encontros presenciais e 3 Web atividades, disponibilizadas virtualmente pelo portal conecta.

Avaliação

Será efetivada por meio de avaliação parcial 1 no primeiro trimestre com peso de 1.5 pontos; no segundo trimestre por meio de avaliação parcial 2 com peso de 2.5 pontos.
No encerramento aplicar-se-á avaliação semestral com peso de 6.0 pontos, a soma total das avaliações compõe 10 pontos. Avaliação final com peso de 10 pontos, será disponibilizada aos alunos que não alcançarem aprovação no total das avaliações anteriores.

Bibliografia

Básica

FERNANDES, S. Educação de surdos. Curitiba: Intersaberes, 2012. E-book. [BV Pearson]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Loader/6089/pdf. Acesso em: 16 jan. 2019.

PEREIRA, Maria Cristina da Cunha (org.). Libras: conhecimento além dos sinais. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. E-book. [BV Pearson]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Loader/2658/pdf. Acesso em: 16 jan. 2019.

SILVA, Rafael Dias (org.). Língua brasileira de sinais: libras. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015. E-book. [BV Pearson]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/35534. Acesso em: 16 jan. 2019.

Complementar

ANDREIS-WITKOSKI, S. Introdução à Libras: língua, história e cultura. Curitiba: UTFPR, 2015. E-book. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/1598/9/libras_iniciais.pdf. Acesso em: 16 jan. 2019.

BOTELHO, P. Linguagem e letramento na educação de surdos: ideologias e práticas pedagógicas. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. E-book. [BV Pearson]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Loader/36630/pdf. Acesso em: 16 jan. 2019.

LOPES, M. C. Surdez & educação. 2. ed. rev. ampl. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. E-book. [BV Pearson]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Loader/115240/pdf. Acesso em: 16 jan. 2019.

LUCHESI, M. R. C. Educação de pessoas surdas: experiências vividas, histórias narradas. 4. ed. Campinas: Papirus, 2012. E-book. [BV Pearson]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Loader/3299/pdf .Acesso em: 16 jan. 2019.

MARTINS, S. E. S. de O. Formação de leitores surdos e a educação inclusiva. São Paulo: UNESP, 2011. E-book. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/113699/ISBN9788539302055.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 16 jan. 2019.

Material Digital

POKER, R. B. Abordagens de Ensino na Educação da Pessoa com Surdez. UNESP - 2002. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Extensao/Libras/mec_texto2.pdf. Acesso em 06 de abr. de 2022. OLIVEIRA,M. S. S. e OLIVEIRA, M. G. S. ESCRITA DE SINAIS: Elementos essencial na ampliação da comunicação e expressão do surdo no ensino aprendizagem de Libras? VII COGITE, UFPI - 2020. Disponível em: https://revistas.ufpi.br › article › download › pdf. Acesso em 06 de abr. de 2022.