
Plano de Ensino
Turma 7017 - Epidemiologia, Bioestatística e Vigilância em Saúde - 2023/1
Curso: Eixo Básico
Período: 2
Professor(es): Micheline Pimentel Ribeiro Cavalcante
Carga Horária: 76 h
Ano/Semestre: 2023/1
Ementa
Análise crítica sobre transição epidemiológica, epidemiologia descritiva, desenhos de pesquisa, bioestatística com enfoque em análise de dados epidemiológicos e vigilância epidemiológica. Resgate histórico dos movimentos políticos e sociais em saúde para facilitar o entendimento da realidade e instrumentalizá-lo para tornar-se consciente de seu papel como profissional da saúde.
Competências
Atuar de forma crítica e reflexiva sobre os aspectos da Epidemiologia e Saúde Pública e do desenvolvimento que articulam o binômio saúde/doença de modo a desenvolver habilidades para trabalhar com a populações por meio de atitudes técnico-científicas e colaborativas.
Habilidades
Programa
Epidemiologia
• Conceito e aplicabilidade
• Epidemiologia descritiva
• Lógica epidemiológica
• Diagnóstico epidemiológico
• Indicadores de saúde
• Delineamentos de estudos epidemiológicos
Bioestatística
• Bioestatística: Conceito e subdivisões.
• Populações e amostras
• Variáveis estatísticas.
• Distribuição de frequências – Tabelas, gráficos.
• Medidas de tendência central e dispersão
Vigilância em Saúde
• Conceitos básicos de vigilância em saúde
• Sistemas de vigilância epidemiológica
• Vigilância Sanitária
• Vigilância ambiental
Metodologia
A metodologia da disciplina será teórica articulada à realidade, em direção a uma formação crítica e transformadora, no sentido de favorecer o desenvolvimento profissional do discente e sua autonomia intelectual.
Cada encontro presencial passa a ser formado por um momento inicial de Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC) e o momento final de Trabalho Discente Efetivo (TDE). O TDE será atividade discente supervisionada pelo professor, considerando a aprendizagem por competência.
Serão formados grupos de estudantes para realização dos trabalhos/atividades, os quais permanecerão durante o semestre.
Na produção textual dos trabalhos em grupo e na apresentação oral haverá notas conforme participação dos alunos nas atividades.
Serão solicitados 3 web atividades que deverão ser resolvidas e publicadas conforme calendário acadêmico 2023.1.
1ª web atividade – 8h – Questões objetivas sobre a temática dos indicadores de saúde, incidência, mortalidade e morbidade.
2ª web atividade – 8h - Pesquisar artigos na base de dados Pubmed sobre boletins epidemiológicos e elabore um texto base para o referencial teórico do boletim a ser elaborado para AS. Poste todo o material no conecta (artigos encontrados e o texto elaborado).
Seguir os seguintes passos:
1. Dedique tempo suficiente para ler os artigos e compreendê-los. Anote as ideias principais e as informações relevantes.
2. Destaque as informações mais relevantes para a construção do texto.
3. Organize as informações selecionadas em uma estrutura lógica e coerente.
4. Escreva o texto de forma clara e concisa, incluindo apenas as informações mais relevantes. Evite informações secundárias e jargões técnicos.
5. Verifique a coerência, a clareza e a conclusão do texto. Certifique-se de que as informações sejam precisas e não sejam distorcidas.
6. Publique até o dia 22.04 a atividade, seguindo as instruções específicas fornecidas.
3ª web atividade – 6h Apresentar e entregar impresso um mapa conceitual sobre Vigilância em Saúde. INDIVIDUAL, deverá ser apresentado em sala de aula e publicado no CONECTA.
Para a elaboração de um mapa conceitual sobre um tema, você pode seguir os seguintes passos:
1. Reúna informações sobre o tema, procurando fontes interessantes e diversificadas (livros, artigos, vídeos, artigos, etc.).
2. Defina os conceitos-chave: Identifique os conceitos-chave que você deseja incluir no seu mapa conceitual.
3. Crie relações conceituais: Conecte os conceitos-chave entre si para formar uma rede de relações conceituais.
4. Adicione detalhes: adicione informações adicionais aos conceitos-chave para torná-los mais claros e completos.
5. Revisão e refinamento: Releia o mapa conceitual e revise-o, adicionando, removendo ou reorganizando informações conforme necessário.
6. Utilize-o: Utilize o seu mapa conceitual como uma ferramenta de estudo, revisando-o periodicamente para fixar o conhecimento e mantê-lo atualizado.
Lembre-se de que a criação de um mapa conceitual é um processo interativo e pode levar várias revisões antes de estar completamente desenvolvido. Além disso, é importante ter uma compreensão clara dos conceitos-chave e suas relações para que o mapa seja útil e significativo.
Ressalto, que as web atividade valida 22 (VINTE E DUAS) horas aula, e que existe uma grande possibilidade de não atingir a frequência necessária para aprovação, caso DEIXE DE FAZER ALGUMA WEB.
Prazo limite para responder as Web Atividades:
1ª – 18/03/2023 – 8 Horas
2ª – 22/04/2023 – 8 Horas
3ª – 27/05/2023 – 6 Horas
Avaliação
A avaliação da aprendizagem será progressiva de modo que a Pontuação Semestral (PS) é a soma das notas das avaliações: Avaliação Parcial 1 (AP1), Avaliação Parcial 2 (AP2) e Avaliação Semestral (AS).
A avaliação parcial 1 (AP1 – valor 1,5)
Entrega de todos exercícios realizados em sala de aula sobre indicadores epidemiológicos.
A avaliação parcial 2 (AP2 – valor 2,5)
Questões avaliativas referente aos conteúdos apresentados.
Avaliação semestral (AS – valor 6,0)
Confeccionar e apresentar um boletim epidemiológico com análise comparativa dos indicadores epidemiológicos, quanto a lugar (Brasil, Região norte e Tocantins)– em grupo e com divisão por blocos de indicadores. - valor 3,0
Avaliação com questões objetivas e ou subjetivas sobre os conteúdos - valor 3,0
ORIENTAÇÕES PARA CONFECCÇÃO DE UM BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO.
Tema: Boletim Epidemiológico de País, Estado, Município e Regiões.
Conteúdo: Indicadores epidemiológicos, estatística descritiva, construção de gráficos e análise dos dados.
Objetivos:
• Aplicar os conteúdos teóricos vistos em sala de aula a realidade Brasileira, Tocantinense e Palmense;
• Descrever o perfil epidemiológico a nível de Brasil, Tocantins e Palmas;
• Estabelecer relação teoria e prática em epidemiologia descritiva, motivando estudos epidemiológicos de relevância pública.
Metodologia:
• Será entregue uma lista dos indicadores que deverão ser trabalhados no Boletim, bem como os indicadores trabalhados em sala de aula;
• Será entregue alguns modelos de boletins epidemiológicos que servirão de documentos norteadores para a confecção de um novo modelo;
• Os grupos deverão ter no máximo 6 pessoas, os temas serão sorteados em sala de aula para os grupos (dados Brasil, Tocantins, regiões, e Palmas);
• Cada grupo deverá se organizar de forma que o trabalho seja operacionalizado otimizando tempo para posterior socialização dos resultados;
• A prática dos cálculos dos indicadores deverá ser realizada por acadêmicos que se mostrarem mais aptos a fazê-la, pois existe muito trabalho e os demais acadêmicos serão de grande importância para a discussão dos resultados do boletim;
• Os grupos deverão seguir a sequência abaixo para facilitar os trabalhos:
1. Enumere todos os indicadores solicitados (anexo 1);
2. Descubra todas as fontes de informações possíveis de serem coletados os dados necessários para construção dos indicadores;
3. Anote ou imprima todos os dados necessários para construção dos indicadores;
4. Construa e calcule os indicadores;
5. O grupo deverá optar por gráficos e ou tabelas que mostrem a tendência temporal, regional e ou apenas os dados de freqüência simples do período estudado; (obs: tendência é utilizada se fizer cálculos por anos e ou locais diferentes)
6. Deverá ser feita subdivisão nos grupos onde: um subgrupo deverá confeccionar os gráficos e outro deverá discutir os achados;
7. Após o término da coleta dos dados e transformação em informações, deverá ser entregue o Boletim Epidemiológico dos Acadêmicos da ULBRA do Brasil, Região Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul, Tocantins e Palmas.
A pontuação semestral (PS) será condizente com a soma de todas as atividades - Afere as competências trabalhadas na AP1 + AP2 + AS.
O aluno que não alcançar a nota mínima no Ponto Semestral (PS) poderá fazer uma Avaliação Final (AF) se tiver cumprido os dois requisitos abaixo:
- Avaliação Final (AF) - 10,0 pontos: o aluno que não atingir 6,0 pontos na Pontuação Semestral (PS) poderá realizar a AF, desde que tenha cumprido os seguintes requisitos: ter no mínimo 75% de frequência; e ter realizado a Avaliação Semestral (AS).
** Se o(a) aluno(a) desejar melhorar sua pontuação poderá fazer a Avaliação Final (AF), mesmo tendo alcançado a nota 7,0 na PS. Ao realizá-la, caso a pontuação seja inferior à da PS, prevalecerá o melhor resultado. A avaliação será individual, seguindo a data prevista em calendário acadêmico. Observações:
Observações:
- Abono de faltas e concessão de atividades domiciliares somente para os casos previstos nas normas institucionais (somente são aceitos atestados médicos de no mínimo 15 dias, por exemplo);
- Os trabalhos devem ser entregues em sala de aula, em documento impresso (quando solicitado parte escrita), na data estipulada. Não serão recebidos trabalhos fora do prazo;
Bibliografia
Básica
CAMPOS, G.W.S; MINAYO, M.C.S; AKERMAN, M. et all. Tratado de Saúde Coletiva, São Paulo –2. ed. Rev. e Aumentada São Paulo : Hucitec, 2016.
PEREIRA, M. G. Epidemiologia: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.
PAIM, Jairnilson Silva. O que é o SUS. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2009. 148p. (Coleção Temas em Saúde).
Complementar
ALMEIDA-FILHO, N; ROUQUAYROL, M. Z. Introdução à epidemiologia. 4. ed. rev. e ampl. Belo Horizonte: Coopmed Editora, 2017.
BONITA, R. Epidemiologia básica. 2. ed. São Paulo: Santos, 2017.
MENDES, E. V. Uma agenda para a saúde. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1999.
MENDES E. V. Distrito sanitário: o processo social de mudança das práticas sanitárias do Sistema Único de Saúde. São Paulo/Rio de Janeiro: Hucitec/Abrasco, 1993.
Material Digital
BRASIL. Constituição Federal. Artigos 196, 197, 198, 199 e 200. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>
BRASIL. Ministério da Saúde. Lei n.o 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8080.htm
BRASIL. DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011. Regulamenta a Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde -SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, e dá outras providências. Disponivel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7508.htm
BRASIL. Ministério da Saúde. LEI N° 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990.Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Disponivel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8142.htm
BRASIL. PORTARIA Nº 2.436, DE 21 DE SETEMBRO DE 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Disponível em: www.brasilsus.com.br/index.php/legislacoes/gabinete-do-ministro/16247-portaria-n-2-436-de-21-de-setembro-de-2017
Mendes, Eugênio Vilaça. As redes de atenção à saúde. / Eugênio Vilaça Mendes. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2011. 549 p.: il Disponível em: <http://www.paho.org/bra/index.php?option=com_docman&view=download&category_slug=servicos-saude-095&alias=1402-as-redes-atencao-a-saude-2a-edicao-2&Itemid=965>.
Mendes, Eugênio Vilaça. A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. / Eugênio Vilaça Mendes. Brasília: Conselho Nacional de Secretários de Saúde –CONASS, 2015. 193 p.: il. Disponível em: <http://www.conass.org.br/biblioteca/pdf/A-CONSTR-SOC-ATEN-PRIM-SAUDE.pdf>.