Plano de Ensino

Turma 7025 - Práticas Interprofissionais de Educação em Saúde - 2023/1

Curso: Eixo Básico

Período: 5

Professor(es): Hareli Fernanda Garcia Cecchin, Micheline Pimentel Ribeiro Cavalcante

Carga Horária: 76 h

Ano/Semestre: 2023/1

Ementa

Atuação de equipe multiprofissional em programas de saúde no SUS com prioridade para promoção da saúde e prevenção de doenças, visando os aspectos biopsicossociais dos indivíduos, com base nos determinantes sociais.

Competências

Desenvolver a capacidade de implementar um projeto interprofissional de intervenção comunitária,, avaliar e discutir as potencialidades, fragilidades e limitações das ações e possíveis impactos desenvolvidos em comunidades e ou instituições governamentais e não governamentais.

Habilidades

Programa

• Práticas Interprofissionais em Saúde – Cenário atual
• Educação em Saúde no SUS
• Trabalho em equipe de saúde com foco nas necessidades de saúde dos usuários/população e na colaboração interprofissional
• Comunicação interprofissional e com os usuários dos serviços e população: instrumento para o trabalho em equipe interprofissional
• Planejamento Estratégico em Saúde – PES –Planos de ação estratégica
• Monitoramento e Avaliação em Saúde: Projetos aplicativos em sáude.

ENCONTROS ABORDAGEM TEMÁTICA
06/02 Apresentação da disciplina e da turma. Plano de aprendizagem e cronograma das atividades.
ATC - Apresentação dos temas dos grupos de Políticas Públicas e gestão em Saúde
TDE – Escolha e definição dos grupos de trabalho
13/02 ATC - Temática das profissões
TDE -Os estudantes serão divididos em grupos heterogêneos e cada grupo trabalhará o imaginário social de uma profissão com base nas seguintes questões:
1) Quais são as atribuições da profissão?
2) Como é a formação universitária: Onde e o que estudam?
3) Como é a vida profissional: Onde e como trabalham?
4) Quais são as contribuições atuais dessa profissão ao SUS e à Atenção Primária?
5) Quais são as novas possibilidades de atuação desta profissão?
Os grupos devem construir um mural síntese das discussões como resultado dessa atividade e depois apresentá-la por 10 minutos a toda a sala.
27/02 ATC – Exemplificar a correlação entre a temática das profissões e as ações propostas nos PI existentes
TDE – Alinhamento das PI as potencialidades dos integrantes dos grupos.
06/03 ATC – Trabalho em equipe em saúde e Educação em Saúde – Estratégias inovadoras, apresentar vídeo do VERSUS, disponível no link: https://apsredes.org/o-desafio-de-integrar-educacao-e-saude-ver-sus-uma-boa-pratica/
Vídeo trabalho em equipe - https://www.youtube.com/watch?v=pIFKILH1hjE
TDE –Reflexão da importância do trabalho em equipe e educação em saúde
13/03 ATC – O que é prática interprofissional? Vídeo sobre “Projeto Saúde e Alegria”,
https://saudeealegria.org.br/quem-somos/
TDE – Apresentação das propostas dos planos de ações integradas existentes nos PIs dos grupos. Finalização dos projetos para apresentação.

18/03 WEBATIVIDADE 1 – 8 horas - Pesquisar artigos na base de dados Pubmed e que conste ações similares aquelas que será realizada em sua intervenção, ênfase na temática escolhida para intervenção, elabore um texto base para o referencial teórico do projeto. Poste todo o material no conecta (artigos encontrados e o texto elaborado).
20/03 ATC e TDE -Revisar a versão do PI, antes da apresentação
27/03 Avaliação Parcial (AP1) – 1,5 pontos – Entrega do documento escrito e apresentação dos Projetos de intervenção(PI) com os planos de ação a serem executados no semestre.
03/04 ATC e TDE -Realização das ações programáticas do PI na comunidade e ou instituições
10/04 ATC e TDE -Realização das ações programáticas do PI na comunidade e ou instituições
17/04 ATC e TDE -Realização das ações programáticas do PI na comunidade e ou instituições
22/04 2ª web atividade - 8 horas de presença – Confecção e PUBLICAÇÃO NO CONECTA de todos os produtos gerados para as intervenções - pôsteres, banner, folhetos, vídeos, peças teatrais, flyer, dentre outros. Importa destacar, que as atividades serão individuais e no mínimo 2 produtos para cada acadêmico.
24/04 Avaliação parcial 2 (AP2 – valor 2,5) Apresentar e entregar impresso um mapa conceitual sobre Práticas Interprofissional em Saúde. INDIVIDUAL, deverá ser apresentado em sala de aula e publicado no CONECTA.
08/05 ATC e TDE – Realização das ações programáticas do PI na comunidade e ou instituições
15/05 ATC e TDE – Realização das ações programáticas do PI na comunidade e ou instituições
22/05 ATC e TDE – Realização das ações programáticas do PI na comunidade e ou instituições
27/05 3ª web atividade – 6h Elaborar um vídeo informativo sobre as ações realizadas para gestores e dirigentes dos cenários de prática sob intervenção
29/05 ATC e TDE – Realização das ações programáticas do PI na comunidade e ou instituições
05/06 ATC e TDE – Consolidar as informações para a entrega dos produtos e AS
12/06 Avaliação semestral (AS – valor 6,0)
Entrega e apresentação dos produtos educativos dos grupos- Banner, flyer, folheto, aplicativo, blogs - (Seminário Integrador) - valor 2,0
Porfólio de todas as atividades realizadas na disciplina - valor 2,0
Relatório Final das ações Realizadas durante o semestre – valor 2,0

19/06 Entrega das devolutivas e fechamento das notas

Metodologia

A disciplina “Práticas Interprofissionais de educação em saúde” caracteriza-se como disciplina do Programa de Extensão Interdisciplinar (PEI) de eixo comum, predominantemente prática, ou seja, 75% prática e 25% teórica, e articula-se com a disciplina “Políticas Públicas e Gestão em Saúde”, também disciplina do Programa de Extensão Interdisciplinar (PEI) de eixo comum, mas predominantemente teórica, ou seja, 75% teórica e 25% prática.
As ações propostas na/pela disciplina têm como princípio o processo de intervenção na comunidade e ou instituições, assume metodologia alicerçada na prática, monitoramento e avaliação das intervenções. Enquanto proposta de intervenção pedagógica a disciplina propõe a contextualização de conhecimentos através do desencadeamento na execução das ações programáticas, com vistas à resolução de problemas concretos.
As atividades dos projetos de pesquisa e extensão Institucionais aprovados na universidade relacionados a saúde coletiva acontecerão concomitante a disciplina, promovendo o contato dos alunos com a pesquisa e extensão.
Os programas de residência em Saúde contribuirão para troca de informações e experiências no campo de atuação em serviço, bem como atuarão de forma integrada nos projetos aplicativos e na devolutiva nos cenários de prática e a comunidade.
Ao final será realizado uma avaliação das ações e entrega dos produtos a comunidade, serviços e instituições.
As experiências devidamente documentadas podem subsidiar informações que deverão ser divulgadas nos diferentes meios de comunicação universitária e redes sociais, de modo a disseminar a informação e materializar as ações interdisciplinares.
Poderá ocorrer também apresentações, fóruns, atendimentos em escolas, residências, igrejas, associações, CRAS, dentre outras instituições governamentais e não governamentais, considerando o momento pandêmico será realizado com anuência das partes e com todos os critérios e protocolos de segurança.
Para atingir os objetivos propostos da disciplina serão utilizados os métodos: projetos de trabalho (projeto de intervenção), exposição dialogada, portfólios/webfólios, seminários integradores, estudos de textos, pôsteres, dramatizações, júri e mostra dos produtos elaborados.
Dando continuidade ao Programa de Extensão Interdisciplinar(PEI) proposto, será finalizada a execução das ações planejadas na disciplina de Políticas Públicas e Gestão em Saúde, preenchendo os instrumentos de registro para o acompanhamento e avaliação. Na sequência, será realizada a avaliação das ações, apresentando os resultados alcançados e entregando a devolutiva para gestores, trabalhadores e comunidade envolvida. As atividades serão desenvolvidas em 3 blocos como as disciplinas anteriores.
Bloco 1 - Do primeiro ao quinto encontro: Adequação e readequação dos planos de ação existentes nos projetos de intervenções elaborados.
Bloco 2 – do sétimo ao décimo quarto encontro: Realização de ações integradas com demais cursos da universidade e ou programas de residência em saúde, sendo proposto atividades coletivas de promoção educação em saúde e atendimentos preventivos.
Bloco 3 – do décimo quinto ao vigésimo primeiro encontro: elaboração do banco de dados para compilação dos resultados obtidos com as ações promovidas, análise dos dados e reorganização dos grupos de trabalho para redação do documento de devolutiva. Além disso, discussão das potencialidades, limitações e fragilidades do programa, sendo realizada a redação do relatório final com base nas ações desenvolvidas e entrega para os gestores, trabalhadores e comunidade envolvida.

Serão solicitados 3 web atividades que deverão ser resolvidas e publicadas conforme calendário acadêmico 2023.1.

WEBATIVIDADE 1 – Pesquisar artigos na base de dados Pubmed e que conste ações similares aquelas que será realizada em sua intervenção, ênfase na temática escolhida para intervenção, elabore um texto base para o referencial teórico do projeto. Poste todo o material no Conecta (artigos encontrados e o texto elaborado). Seguir os seguintes passos:
1. Dedique tempo suficiente para ler os artigos e compreendê-los. Anote as ideias principais e as informações relevantes.
2. Destaque as informações mais relevantes para a construção do texto.
3. Organize as informações selecionadas em uma estrutura lógica e coerente.
4. Escreva o texto de forma clara e concisa, incluindo apenas as informações mais relevantes. Evite informações secundárias e jargões técnicos.
5. Verifique a coerência, a clareza e a conclusão do texto. Certifique-se de que as informações sejam precisas e não sejam distorcidas.
6. Publique até o dia 18.03 a atividade, seguindo as instruções específicas fornecidas.


WEBATIVIDADE 2 – Confecção e publicação no CONECTA de todos os produtos gerados para as intervenções - pôsteres, banner, folhetos, vídeos, peças teatrais, flyer, dentre outros. Importa destacar, que as atividades serão individuais e no mínimo 2 produtos para cada acadêmico.

WEBATIVIDADE 3 – Confeccionar um vídeo informativo sobre ações realizadas na disciplina.
Objetivo: Desenvolver habilidades de comunicação visual dos alunos, ao mesmo tempo em que promovem a conscientização sobre a importância da saúde bucal e ações realizadas na disciplina.
Etapa 1: Escolher as aulas de campo da disciplina para elaboração do vídeo.
Etapa 2: Criar um roteiro detalhado para o vídeo, incluindo introdução, desenvolvimento e conclusão.
• Selecionar de imagens e vídeos que ilustram a ação escolhida.
• Escolher uma trilha sonora que complemente o tema do vídeo.
Etapa 3: Edição – Utilizar software de edição de vídeo para juntar as imagens, áudio e roteiro em um vídeo completo. Importante incluir títulos, legendas e transições para melhor apresentação.
Etapa 4: Revisão e Aprimoramento – Revisar o vídeo para correção de possíveis erros e melhoria na apresentação.
Etapa 5: Compartilhamento – Compartilhar o vídeo com os colegas da disciplina e solicitação de feedback.
Ressalto, que as web atividade valida 22 (VINTE E DUAS) horas aula, e que existe uma grande possibilidade de não atingir a frequência necessária para aprovação, caso DEIXE DE FAZER ALGUMA WEB.

Cada encontro presencial passa a ser formado por um momento inicial de Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC) e o momento final de Trabalho Discente Efetivo (TDE). Estudos individuais e em grupo, estudos dirigidos, elaboração de relatórios, boletins epidemiológicos, instrumentos educativos, folhetos, banners, pôsteres vídeos..

Os discentes a partir do conhecimento adquirido na disciplina farão vários produtos educativos para divulgação e aplicação na comunidade , bem como apresentaram um relatório final de devolutiva aos envolvidos.

Avaliação

As atividades propostas evidenciam o desenvolvimento de competências e estão estratificadas em três Blocos de Estudos (Bloco de Desenvolvimento 1, Bloco de Desenvolvimento 2 e Bloco de Sistematização), distribuídos ao longo do período (semestre), a partir de dois modelos de estrutura de avaliação de acordo com a categorização das unidades curriculares (disciplinas).
O componente curricular “Práticas Interprofissionais de Educação em Saúde”, correspondente à categoria “Curricularização da Extensão”.
A avaliação da aprendizagem se dará na intenção de acompanhamento da aquisição de um conjunto de significações teórico-práticas progressivas trabalhadas no período (semestre), evidenciado no desenvolvimento das competências e estratificado nos Blocos de Desenvolvimento 1 e 2 e cada um está atrelado a uma Atividade Avaliativa Parcial (AP). Esta atividade visa ao acompanhamento do desempenho da construção progressiva da aprendizagem e ocorre ao longo do período (semestre).
O Bloco de Sistematização terá direcionamento específico na procura da produção de um produto (Bibliográfico ou Técnico) e representa a verificação das competências construídas. Esta produção acadêmica totalizará os 10 (dez) pontos do semestre.
A Pontuação do Semestre (PS), que representa a expressão dos resultados da avaliação da aprendizagem, dar-se-á na soma da pontuação obtida nas Atividades Parciais (AP) com os pontos obtidos na Atividade Semestral (AS). A Pontuação do Semestre (PS) tem valor máximo de 10 (dez) pontos e, para obter aprovação, o aluno deverá obter, no mínimo, 6 (seis) pontos.
A Pontuação Final (PF) será condizente com o valor obtido na Pontuação do Semestre (PS). Esta disciplina não possui AF

AP1 – Seminário Integrador: Apresentação de um Projeto de intervenção para as comunidades e ou instituições selecionadas, bem como CADASTRO de Projeto de Extensão na EDUCON, educação continuada. - valor 1,5 pontos
Todas as informações para o cadastro do projeto de extensão podem ser encontradas no CONECTA.
O projeto deverá obrigatoriamente ser cadastrado no setor de Educação Continuada como projeto de extensão universitária. O modelo consta no site da Ulbra Palmas.
AP2 - Apresentar e entregar impresso um mapa conceitual sobre Práticas Interprofissional em Saúde. INDIVIDUAL, deverá ser apresentado em sala de aula e publicado no CONECTA – valor 2,5 pontos
Para a elaboração de um mapa conceitual sobre um tema, você pode seguir os seguintes passos:
1. Reúna informações sobre o tema, procurando fontes interessantes e diversificadas (livros, artigos, vídeos, artigos, etc.).
2. Defina os conceitos-chave: Identifique os conceitos-chave que você deseja incluir no seu mapa conceitual.
3. Crie relações conceituais: Conecte os conceitos-chave entre si para formar uma rede de relações conceituais.
4. Adicione detalhes: adicione informações adicionais aos conceitos-chave para torná-los mais claros e completos.
5. Revisão e refinamento: Releia o mapa conceitual e revise-o, adicionando, removendo ou reorganizando informações conforme necessário.
6. Utilize-o: Utilize o seu mapa conceitual como uma ferramenta de estudo, revisando-o periodicamente para fixar o conhecimento e mantê-lo atualizado.
Lembre-se de que a criação de um mapa conceitual é um processo interativo e pode levar várias revisões antes de estar completamente desenvolvido. Além disso, é importante ter uma compreensão clara dos conceitos-chave e suas relações para que o mapa seja útil e significativo.

AS – Composição da nota avaliação semestral:

1. Portfólio individual das atividades realizadas em campo- valor 2,0 pontos
Detalhamento da atividade:
Um portfólio de atividades realizadas em campo deve seguir os seguintes passos:
1. Descreva todas as atividades realizadas no semestre da disciplina em questão.
2. Crie um esquema para organizar suas atividades, incluindo títulos, sequências, imagens e documentos relevantes.
3. Reflita sobre suas atividades e escreva uma reflexão sobre o que você aprendeu e como isso afetou sua compreensão do assunto.
4. Use um software ou plataforma para criar o seu portfólio, como Adobe Spark, Google Sites ou WordPress, ou o modelo disponível no conecta.
5. Adicione imagens e documentos relevantes que ilustrem as suas atividades e reflexões.
6. Organize o seu portfólio de forma clara e fácil de navegar, garantindo que seja fácil para o professor ou avaliador encontrar o que está procurando.
7. Revisar e aperfeiçoar o seu portfólio antes de entregá-lo, verificando por erros ortográficos, gramaticais ou de conteúdo.

Lembre-se de que o objetivo do portfólio é mostrar o seu conhecimento e progresso ao longo da disciplina, então certifique-se de incluir apenas o trabalho de qualidade e o mais relevante possível.

2. Confecção, entrega e apresentação do relatório final para todos os atores envolvidos gestores, trabalhadores, comunidade e representantes do CEULP, com a apresentação dos saberes coletivos na comunidade e nas instituições governamentais e não-governamentais – valor 2 pontos
Importante destacar que será publicado modelo no Conecta.

3. Elaboração, entrega e submissão de um artigo modalidade relato de experiência em jornadas acadêmicas e ou sites acadêmicos. – 2 pontos
Importante seguir os seguintes passos:
1. Escolha um título adequado.
2. Pesquise e leia artigos e livros relevantes ao seu tema para entender melhor o assunto e ajudar na elaboração do artigo.
3. Defina claramente o objetivo do seu relato de experiência e o que você espera alcançar com ele.
4. Anote todas as informações relevantes de toda experiência da disciplina.
5. Escreva o relato de experiência, incluindo a introdução, descrição da experiência, resultados e conclusão.
6. Revise o relato de experiência e faça as edições necessárias antes de enviar para algum site e ou revista.

A pontuação semestral (PS) será condizente com a pontuação do semestre. Afere as competências trabalhadas no AP1 + AP2 + AS.

Bibliografia

Básica

ALMEIDA FILHO, N e ROUQUAYROL, M.Z. Introdução à epidemiologia moderna, 4ª edição, Belo Horizonte: COOPMED Editora, 2006.

CAMPOS, G.W.S; MINAYO, M.C.S; AKERMAN, M. et all. Tratado de Saúde Coletiva, São Paulo – Urcitec; Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2006

ANDRADE, S.M.; SOARES,D.A;CORDONI JUNIOR, L. (organizadores).Bases da Saúde Coletiva, Londrina:UEL, 2001.

PAIM, J. S. O Que É o SUS. E-Book interativo. Ed. FIOCRUZ. 2015 93p. https://portal.fiocruz.br/livro/o-que-e-o-sus-e-book-interativo. Acesso em 23/09/2018.

Complementar

BARTHOLOMEW-ELDREDGE, L. K.; MARKHAM, C. M.; RUITER; R. A. C.; FERNÁNDEZ, M. E.; KOK, G.; PARCEL, G. S. Planning Health Promotion Programs: An Intervention Mapping Approach. Jossey-Bass Public Health, Wiley, 2016

Caderno da Disciplina de Bases Conceituais em Saúde Coletiva n: 253

ROUQUAYROL M Z. Epidemiologia e Saúde. Editora Médica e Científica Ltda 1993

GOLDIM JR. Pesquisa em saúde: leis, normas e diretrizes. Porto Alegre: HCPA, 1997.
MENDES, E. V. Uma agenda para a saúde. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1999.
MENDES E. V. Distrito sanitário: o processo social de mudança das práticas sanitárias do Sistema Único de Saúde. São Paulo/Rio de Janeiro: Hucitec/Abrasco, 1993.

Material Digital

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação na Saúde – 1. ed. rev. – Brasília : Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_educacao_permanente_saude_fortalecimento.pdf
BRASIL. DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011. Regulamenta a Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde -SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, e dá outras providências. Disponivel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7508.htm
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. – 3. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_promocao_saude_3ed.pdf

Peduzzi, M. O SUS é interprofissional? Comunicação saúde educação 2016; 20(56):199-201 disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/7MgQL4JM9dRYFDLYYzQVLHM/?lang=pt