Sem categoria

8ª Semana da Acessilidade

A 8ª edição da Semana da Acessibilidade do  Alteridade aconteceu nos dias 05, 06 e 07 de abril. Com o intuito de promover uma sociedade mais inclusiva, a todos que necessitam  de algum atendimento específico, o Alteridade organizou um semana com vários eventos para discutir a temática.

O primeiro dia do evento começou com a sala sensorial. Os participantes entravam vendados na sala sensorial e com  ajuda de um guia, passavam por  alguns estímulos sensoriais.

Estímulo do olfato.

 

Estímulo tátil.

À noite, demos continuidade com a roda de conversa com o tema:  Acessibilidade no cenário estudantil: infraestrutura e didática. Nossos convidamos foram Euler Rui Barbosa Tavares, membro do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Tocantins e membro do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Palmas/TO, Fernanda Brito de Abreu, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo no CEULP/ULBRA, Manoel Mendes Amorim, membro da Central de Acessibilidade e Educação Inclusiva, da UFT, campus de Palmas e presidente do Comitê de Acessibilidade da UFT  e Priscila Madruga Ribeiro, Mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento e membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/TO, integrante do Centro de Direitos Humanos de Palmas-TO.

Abertura do evento.
Nossos convidados da Roda de conversa.

No segundo dia de evento, ofertamos uma oficina de Libras com o intuito de divulgar mais a Língua de Sinais Brasileira. A intérprete de Libras do CEULP/ULBRA, Ângela Vitória, ministrou a oficina Libras para ouvintes:  sinais básicos para comunicação. Os participantes aprenderam alguns sinais essências para iniciar a comunicação com comunidade surda.

Oficina Libras para ouvintes: sinais básicos para comunicação.

Na quinta-feira, 07 de abril, a manhã começou animada com o Corredor da Acessibilidade. O Hall do CEULP/ULBRA estava cheio de obstáculos para simular o cotidiano de pessoas que necessitam da acessibilidade arquitetônica.

 

Para encerrar o evento, o palestrante Adhemar Chúfalo Filho,que é membro da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins e acadêmico do curso de Psicologia do CEULP/ULBRA, abordou a temática Acessibilidade atitudinal e a normativa em geral, para refletirmos sobre  preconceitos, estereótipos e discriminações.