Acessibilidade, Semana de Acessibilidade

9ª Semana da Acessibilidade

A 9ª Semana da Acessibilidade foi um momento importante, que o Alteridade promoveu aos acadêmicos e à comunidade, para refletir sobre a importância de tornar o mundo um lugar mais inclusivo e acessível para todas as pessoas, independentemente de suas habilidades e limitações. Este ano, a temática escolhida foi “Somos Todos Iguais nas Diferenças“, que destacou a importância de valorizar a diversidade e promover a inclusão em todos os aspectos da vida.

Garantir a acessibilidade significa oferecer condições iguais de acesso e participação a todos, seja através da adaptação de espaços físicos, da utilização de tecnologias assistivas ou da promoção de políticas públicas que garantam a inclusão de todos, pensando nisto, trouxemos para o primeiro dia a mesa-redonda “A inclusão da pessoa surda nos serviços de Psicologia e uso da tecnologia para um mundo mais acessível.”, com a participação da acadêmica de Psicologia Simone Barbosa Magalhães, o professor especialista Douglas Aquino Moreno e os acadêmicos de Ciência da Computação, Danilo Fernandes Araújo Gama, Carlos Eduardo Costa Aleixo dos Santos e Henrique Crispin de Aguiar, para debatermos a necessidade de novas tecnologias às pessoas com surdez e o processo de inclusão dessas pessoas nos serviços de acessibilidade. À noite, a Psicóloga Míriam Maria de Moraes Balduino trouxe a palestra “O sujeito, sua expressão e desenvolvimento na diferença”.

No segundo dia, organizamos uma oficina de “Técnicas criativas” de ensino sob a orientação da professora Mestra Ana Leticia Covre Odorizzi Marquezan e à noite a refletimos sobre “A importância do ensino de libras no Ensino Superior” com a participação da fonoaudióloga e professora de Libras, Maria Pilar Basso Teixeira de Medeiros.

Finalizamos de manhã com a mesa-redonda que abordou sobre “Inclusão e acessibilidade: legislação e prática” com os convidados Dr. Domingos Rodrigues da Silva e a Mestra Fernanda Brito de Abreu e à noite tivemos novamente  a oficina de “Técnicas criativas” de ensino sob a orientação da professora Mestra Ana Leticia Covre Odorizzi Marquezan.

               

Abertura da 9ª Semana da Acessibilidade com o momento devocional feita pelo Pastor  Heitor Stanhke.

Abertura da 9ª Semana da Acessibilidade, à noite, com o momento devocional feita pelo Pastor  Heitor Stanhke.

Mesa-redonda “A inclusão da pessoa surda nos serviços de Psicologia e uso da tecnologia para um mundo mais acessível.”

Palestra “O sujeito, sua expressão e desenvolvimento na diferença”, com a psicóloga Míriam Maria de Moraes Balduino.

Acadêmicos apresentando Técnicas Criativas de alfabetização de crianças surdas.

  Participação da fonoaudióloga e professora de Libras, Maria Pilar Basso Teixeira de Medeiros.

Mesa-redonda que abordou sobre “Inclusão e acessibilidade: legislação e prática” com os convidados Dr. Domingos Rodrigues da Silva e a Mestra Fernanda Brito de Abreu.

Técnicas criativas – Todos iguais, sob a orientação da professora Mestra Ana Leticia Covre Odorizzi Marquezan.