Turma 0702 - Programação Orientada a Objetos - 2021/1

Imprimir

Curso: Ciência da Computação

Período: 3

Professor(es): Madianita Bogo

Carga Horária: 76 h

Ano/Semestre: 2021/1

Objetivo

O Bacharel em Ciência da Computação é capacitado para estudar e desenvolver novas tecnologias ligadas à computação e atuar na pesquisa científica e tecnológica; para atuar no mercado de trabalho a fim de projetar, desenvolver, implantar e gerenciar soluções envolvendo a tecnologia da computação para desafios da sociedade e empresas. Este profissional é formado para intervir na realidade, de forma empreendedora e criativa. Também pode seguir a carreira acadêmica através de mestrado e doutorado em computação.

Ementa

Objetos e Classes; Tipos primitivos e tipos por referência; Sobrecarga de construtores e métodos; Associação: simples (classe associativa), herança, agregação e composição; Reescrita de métodos; Polimorfismo. Classes abstratas e Interface.

Competências

Compreender e utilizar os conceitos de Programação Orientada a Objetos através uma linguagem de programação que oferece suporte a tais conceitos (como Java), bem como a representação de objetos e "coisas" do mundo real em linguagem de programação

Habilidades

Programa

* Métodos;
* Interface Gráfica: componentes Swing;
* ArrayList;
*Orientação a objetos:
- Objetos e Classe;
- Encapsulamento;
- Método Construtor;
- Atributos e métodos de classe;
- Atributos e métodos de instância;
- Sobrecarga de métodos;
- Herança;
- Polimorfismo;
- Classes abstratas e Interfaces;
- Associação: Agregação, Composição e Simples.

Obs.: Uso da linguagem Java e diagrama de classe UML.

Metodologia

Durante o primeiro semestre de 2021 a disciplina será realizada através do processo remoto de aprendizagem com base nos conceitos estabelecidos no Parecer CNE/CP nº 05 de 28 de abril de 2020 e Portaria MEC nº 544 de 16 de junho de 2020.

O Aporte Teórico-metodológico de Competências será oferecido por meio de aulas expositivas, resolução de problemas em classe com e sem o auxílio do grupo. Será utilizada a linguagem de programação Java para a implementação dos códigos que solucionam os problemas interpretados, utilizando a Programação Orientada a Objetos.

O Trabalho Discente Efetivo se dará por meio de apresentação de problemas a serem interpretados e solucionados com a implementação de programas. Nessas atividades, individuais ou em grupo, os alunos deverão se aprofundar no assunto com o apoio do material indicado, seguindo as instruções passadas pelo professor, e compartilhar o conhecimento obtido.

Durante o semestre, os alunos realizarão atividades em plataforma web, com o objetivo de complementar ou reforçar o conteúdo abordado em sala.

Avaliação

A avaliação da aprendizagem será progressiva de modo que a Pontuação Semestral (PS) é a soma das notas das avaliações:  Avaliação Parcial 1 (AP1),  Avaliação Parcial 2 (AP2) e  Avaliação Semestral (AS).

A composição das notas das avaliações ocorrerá da seguinte maneira:
- AP1 - 1,5 pontos: atividades virtuais, individuais e em grupo, abrangendo o conteúdo abordado até a data da avaliação;
- AP2 - 2,5 pontos: atividades virtuais em grupo e avaliação virtual individual, abrangendo o conteúdo abordado até a data da avaliação;
- AS - 6,0 pontos: avaliação virtual individual, envolvendo todo o conteúdo estudado no semestre.


O aluno que não alcançar a nota mínima no Ponto Semestral (PS) poderá fazer uma Avaliação Final (AF) se tiver cumprido os dois requisitos abaixo:

- Avaliação Final (AF) - 10,0 pontos: o aluno que não atingir 7,0 pontos na Pontuação Semestral (PS) poderá realizar a AF, desde que tenha cumprido os seguintes requisitos:  ter no mínimo 75% de frequência; e ter realizado a Avaliação Semestral (AS).

** Se o(a) aluno(a) desejar melhorar sua pontuação poderá fazer a Avaliação Final (AF), mesmo tendo alcançado a nota 7,0 na PS. Ao realizá-la, caso a pontuação seja inferior à da PS, prevalecerá o melhor resultado. A avaliação será virtual, individual, seguindo a data prevista em calendário acadêmico.

Bibliografia

Básica

BERG, A. C.; FIGUEIRO, J. P.. Lógica de programação. 3. ed. Canoas: ULBRA, 2006.
ALVES JUNIOR, Fábio. Introdução à Linguagem de Programação Python. Rio de Janeiro : Ciência Moderna, 2013.
MENEZES, Nilo Ney Coutinho. Introdução à programação com Python: algorítmos e lógica de programação para iniciantes. São Paulo : Novatec, 2014.

Complementar

ASCENCIO, A. F. G.. Fundamentos de Programação de Computadores. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.(Disponível na Biblioteca Virtual)
CORMEN, T. H. ... [et al.] . Algoritmos: Teoria e prática. Rio de Janeiro : Elsevier, 2012.
FARRER, H.. Algoritmos estruturados. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
LOPES, A.; et. al.. Introdução à programação: 500 algoritmos resolvidos. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

Material Digital

Imprimir
Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000