Plano de Ensino

Turma 2108 - Ecologia de Populações e Comunidades - 2013/1

Curso:

Período: 2

Professor(es): Pedro Heber Estevam Ribeiro

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2013/1

Ementa

A disciplina se propõe a habilitar os alunos a dominar os conhecimentos básicos que embasam as diferentes áreas de concentração englobadas sob o termos de Ecologia de Populações e Ecologia de Comunidades. Tem como meta final à formação de um profissional independente, criativo e inovador – capaz de aplicar os conhecimentos desenvolvidos na prática, alo que pressupõe a habilidade de organizar atividades de ensino motivadoras, atualizadas no conteúdo e adaptadas à dinâmica do avanço dos conhecimentos científicos na área de ecologia.

Competências

•Conceituar população, comunidade e ecossistema.
•Compreender população, comunidade e ecossistema como níveis de organização biológicos com características específicas a serem estudadas.
•Reconhecer as principais características ao nível de população, e sua dinâmica.
•Reconhecer os tipos de interações existentes no nível de comunidades.
•Compreender a sucessão de um ecossistema e as reações do mesmo frente a diferentes perturbações (antrópicas e naturais).
•Descrever as observações feitas em aula prática através da elaboração de relatório.

Objetivos

Programa

1. Níveis de Organização biológica, conceito de Ecologia de populações e comunidades;
2. Organismos modulares e unitários, subpopulação e metapopulação.
3. Atributos populacionais: tamanho, densidade, distribuição geográfica, distribuição espacial, proporção sexual, distribuição etária;
4. Determinantes populacionais: natalidade, mortalidade, emigração e imigração.
5. Curvas de Sobrevivência
6. Crescimento e regulação populacional;
7. Estimativas de Tamanho Populacional;
8. Tipos de interações entre duas populações: mutualismo, competição, parasitismo e predação;
9. Diversidade Biológica: riqueza e abundância;
10. Otimização de energia, Seleção r (reprodução) e k (competição);
11. Biologia da Conservação.

Metodologia

Exposição dialogada do conteúdo, com a utilização de equipamentos como quadro e retro-projetor. Exercícios para fixação do conteúdo. Exibição de filmes relativos a matéria. Aulas práticas com vivência de campo e laboratório. Observações em campo com coleta, registro, seleção e organização de dados.

Avaliação


Avaliação G1
•Atividades em Biologia: Determinantes Populacionais (0,5 ponto)
•Atividades em Biologia: Variações no tamanho de uma população (0,5 ponto)
•Atividade marcação-recaptura (0,5 ponto)
•Relatório aula de campo I: Densidade Populacional (1,5 pontos)
•Avaliação escrita (7,0 pontos)

G2
•Interações Ecológicas em livros didáticos (1,5 pontos)
•Atividade sobre filme (0,5 ponto)
•Relatório aula de campo II: Diversidade Biológica (2,0 pontos)
•Avaliação escrita (6,0 pontos)

Bibliografia

Básica

DAJOZ, Roger. Ecologia geral. 4. ed.. Petrópolis: Vozes. 1971.

DORST, Jean. Antes que a natureza morra :. São Paulo: E. Blücher. 2001.

ODUM, E. Ecologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1988. 434 p.

ODUM, Eugene P.. Fundamentos de ecologia. 6. ed.. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 2001.

PINTO-COELHO, Ricardo Motta. Fundamentos em ecologia. Porto Alegre: ARTMED. 2002.

RICKLEFS, R. E.. A Economia da Natureza. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1993.

Complementar

PAULINO, Wilson Roberto. Biologia atual. 10. ed.. São Paulo: Ática. 1998.

PRIMACK, Richard B.. Biologia da conservação. 3. impr.. Londrina: E. Rodrigues. 2002.

REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. 2. reimp.. São Paulo: Brasiliense. 1998.

SOLOMON, M. E. Dinâmica de Populações. São Paulo: E.P.U., 1980.