Plano de Ensino

Turma 0008 - Redação I - Reportagem - 2011/1

Curso:

Período: 3

Professor(es): Kezia Reis de Souza

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2011/1

Ementa

Valor-notícia. Tipos de pauta. Jornalismo informativo e noticioso. Apuração da notícia. Relação com a fonte. Teoria e técnica para elaboração do texto interpretativo. Estrutura e técnica da reportagem e da entrevista.

Competências

Identificar a notícia e realizar reportagens em seus diferentes modelos conhecendo os critérios éticos e os diferentes gêneros jornalísticos.

Objetivos

Programa

Unidade I
- Conceito e definição da Notícia
- A Pauta, tipos e suas peculiaridades                                                                                                                       - A Produção da notícia – Os métodos de apuração
- A relação com a fonte/ Fontes primárias e secundárias                                                                  
- Jornalismo Informativo (Notícia, reportagem - notícia ampliada -, história de interesse humano, informação pela imagem)
- A estruturação do texto informativo                                                                                                              
- O Lead e sua estrutura                                                                                                      
- Pirâmide invertida                                                                                                                        
- Entrevista


Unidade II
- Jornalismo Interpretativo (Reportagens em profundidade)                                                
- A estrutura da reportagem e seus modelos
- O ângulo da reportagem                                                                                                            
- Reportagem dissertativa
- Reportagem narrativa
- Reportagem descritiva
- Perfil como gênero de reportagem
- Reportagem de revista: o estilo magazine, suas peculiaridades

Metodologia

Aulas expositivas e dialogadas, promovendo o alinhamento da teoria e prática. Utilização de estudos de casos por meio da análise de matérias publicadas em jornais locais, nacionais, além da internet. Atividades práticas com a produção de notícias, reportagens e entrevistas utilizando o Laboratório de Informática. Desenvolvimento de Blog da disciplina gerenciado pelos alunos, com o objetivo de trabalhar conceitos de edição, estética, linha editorial, tomadas de decisão, avaliação de conteúdo e produção textual. Para as aulas semipresenciais será utilizado sistema web, via plataforma da Instituição (www.ulbra-to.br), onde estarão disponíveis três atividades da disciplina que envolvam conteúdos previamente trabalhado em sala de aula e como também os critérios a serem observados pelo acadêmico ao publicar as respostas solicitadas.

Avaliação

Os alunos serão avaliados de forma continua, por meio da participação em sala de aula, cumprimento dos prazos previstos para as atividades, produção das atividades práticas e desempenho nas avaliações teóricas. E ainda, pela criação e manutenção de um blog sobre os temas inerentes a disciplina, em gerenciamento e reflexão de conteúdo, produção textual, pesquisa e divulgação do blog . Espera-se que nas atividades solicitadas pela disciplina, sejam orais e/ou por escrito, os alunos demonstrem conhecimento do conteúdo, coerência, adequação, entusiasmo, consciência crítica, além de posturas ética e profissional. Como também é desejável o uso adequado de recursos didáticos e/ou audiovisuais.
Assim, a pontuação será dividida da seguinte forma:
G1
- Produção de pauta e notícia de forma individual (1,5)
- Elaboração de entrevista de forma individual (1,5)
- Criação e manutenção, em grupo, do Blog da disciplina (1,0)
- Avaliação teórica (6,0)
G2
- Elaboração de reportagem de aprofundamento (1,0)
- Elaboração de perfil (1,0)
- Elaboração de reportagem para revista (1,0)
- Gerenciamento em grupo, do conteúdo do Blog da disciplina (1,0)
- Avaliação teórica (6,0)
Obs.: Todos os textos serão feitos individualmente, já as atividades inerentes ao blog em grupo.

Substitutiva de grau:
Avaliação- Assunto cumulativo do semestre
Prova (10,0), conforme resolução institucional.

Bibliografia

Básica

CALDAS, Álvaro (org.). Deu no jornal – O jornalismo Impresso na era da internet. São Paulo: Loyola, 2002.

COIMBRA, Oswaldo. O Texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.

LAGE, Nilson. Ideologia e técnica da notícia. Petrópolis: Vozes. 2001.

Complementar

CAPUTO, Stela Guedes. Sobre entrevista: teoria, práticas e experiências. Petrópolis: Vozes, 2006.

ERBOLATO, Mário L.. Técnicas de codificação em jornalismo. São Paulo: Ática. 1991.

KOTSCHO, Ricardo. A prática da reportagem. 4ª ed. São Paulo: Ática, 2001

LAGE, Nilson. A Reportagem : Teoria e Técnica de Entrevista e Pesquisa Jornalística. Rio de Janeiro: Record, 2004.

PEREIRA JÚNIOR, Luiz Costa. A apuração da notícia – Métodos de investigação na imprensa. Petrópolis: Vozes, 2006.