
Plano de Ensino
Turma 0014 - Gestão da Comunicação Integrada - 2011/1
Curso:
Período: 7
Professor(es): Valdirene Cássia da Silva
Carga Horária: 68 h
Ano/Semestre: 2011/1
Ementa
Conjunto de conhecimentos e atividades direcionadas para o desenvolvimento de competências e habilidades práticas que assegurem a ação profissional na área de gestão da comunicação integrada. Implementação do projeto de comunicação integrada.
Competências
Ao final da disciplina, o acadêmico deve ser capaz de:
Entender a comunicação como um setor integrado à estrutura organizacional e seu desenvolvimento no contexto das organizações em geral.
Desenvolver competências para elaboração de projetos de comunicação integrada.
Dominar o conhecimento específico sobre as estratégias a serem adotadas, bem como conhecer a instituição campo de atuação.
Objetivos
Programa
1. Planejamento: conceituação geral e abrangência.
2. Planejamento estratégico: evolução conceitual e processo metodológico de implementação.
3. Cultura e identidade nas sociedades contemporâneas.
4. Plano estratégico de comunicação organizacional: princípios, processos e formulação.
5. Planejamento de comunicação integrada: função básica.
6. Definição dos locais de estágio, definição de horários para primeira visita a campo e horários para os encontros semanais; implicações éticas nas atividades de estágio em comunicação social; conhecer a estrutura da organização (campo de estágio), organograma, missão, visão, serviços, público alvo, publico institucional e das demandas de trabalho nas áreas que formam o tripé da comunicação.
Metodologia
A proposta implica em utilizar, de forma adequada, a reflexão em torno da disciplina e alcançar os objetivos preestabelecidos no plano de ensino, a partir de aulas expositivas, atividades em grupo; realização de seminários e debates em sala de aula. Como a disciplina apresenta um aporte prático, serão realizadas atividades junto às instituições da cidade.
Para as aulas semipresenciais será utilizado sistema web, via plataforma da Instituição (www.ulbra-to.br), onde estarão disponíveis atividades da disciplina, como também os critérios a serem observados pelo acadêmico ao publicar as respostas solicitadas.
A carga horária deste estágio é de 4h semanais, em campo, por aluno. Os horários para o campo serão acordados com os alunos e o supervisor do campo. As atividades de estágio ocorrerão em três escolas, com presença obrigatória até o final do semestre. Estas acontecerão de forma interativa, socializada e reflexiva, utilizando-se relatos, discussões e supervisão das experiências dos estagiários, assim como estudo para embasamento teórico.
Os estagiários são responsáveis pelo preenchimento de documentos solicitados pela coordenação de estágio. FICHA DE CADASTRO DO ESTAGIÁRIO E REGISTRO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO ESTAGIO.
Para as aulas semipresenciais será utilizado sistema web, via plataforma da Instituição (www.ulbra-to.br), onde estarão disponíveis atividades da disciplina, como também os critérios a serem observados pelo acadêmico ao publicar as respostas solicitadas.
A carga horária deste estágio é de 4h semanais, em campo, por aluno. Os horários para o campo serão acordados com os alunos e o supervisor do campo. As atividades de estágio ocorrerão em três escolas, com presença obrigatória até o final do semestre. Estas acontecerão de forma interativa, socializada e reflexiva, utilizando-se relatos, discussões e supervisão das experiências dos estagiários, assim como estudo para embasamento teórico. Os estagiários são responsáveis pelo preenchimento de documentos solicitados pela coordenação de estágio. FICHA DE CADASTRO DO ESTAGIÁRIO E REGISTRO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO ESTAGIO.
Avaliação
No que diz respeito aos conteúdos da disciplina, a avaliação será contínua levando-se em consideração o interesse, a consciência crítica, a criatividade, a postura, a participação e a pontualidade em sala de aula e na entrega e apresentação das atividades realizadas na disciplina (individuais ou em pequenos grupos).
Consistirá em notas parciais atribuídas a uma prova e a trabalhos realizados no decorrer da disciplina, abordando os conteúdos ministrados. Em relação ao estágio: conforme ficha de avaliação apresentada aos alunos e relatório com seqüência estabelecida pelo conselho de curso.
G1
1.Prova escrita individual, com questões objetivas e subjetivas (5.0)
2.Leitura e debate de 04 textos (0.5 cada um)
3.Apresentação de seminários (3.0)
G2
1.Atividade prática interdisplinar - atividade de estágio (10,0)
A execução do trabalho de estágio, de acordo com o planejamento apresentado na disciplina Assessoria e Consultoria em Comunicação, será avaliado em 10 pontos, assim distribuídos:
Assessoria Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus
Produção de evento – 4 pts;
Produto de comunicação – 3 pts;
Implantação do jardim – 1 pt;
Estratégias de divulgação das ações – 1 pt.
Assiduidade nas orientações – 1 pt.
Senai
Ação de endomarketing – 3 pts;
Produção de evento – 4 pts;
Estratégias de divulgação das ações – 1 pt;
Assiduidade nas orientações – 1 pt.
OBS: nas produções escritas será considerado o processo desenvolvido pelo acadêmico e sua capacidade de síntese e consciência crítica. Será atribuida a nota zero cópias de textos da Internet.
Bibliografia
Básica
CESCA, Cleuza Gertrudes Gimenes. Organização de eventos: manual para planejamento e execução. 5. ed. São Paulo: Summus, 2000.
REED, Nelson; LOUREIRO, Mauro. Cultura organizacional: vencendo o dragão da resistência. Rio de Janeiro : Imagem, 1996.
Complementar
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Obtendo resultados com relações públicas. São Paulo : Pioneira, 1997.
BARQUERO CABRERO, José Daniel & BARQUERO CABRERO, Mário. O livro de ouro das relações públicas. Trad. de Abílio Fonseca. Porto: Porto Editora, 2001.
CAHEN, Roger. Tudo que seus gurus não lhe contaram sobre comunicação empresarial: a imagem como patrimônio da empresa e ferramenta de marketing. São Paulo: Best Seller, 1990.
FRANÇA, Fábio. Manual da qualidade em projetos de comunicação. São Paulo: Pioneira, 1997.
KUNSCH, Margarida M. Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003.
TORQUATO DO REGO, Francisco Gaudêncio. Cultura, poder, comunicação e imagem: fundamentos da nova empresa. São Paulo: Pioneira, 1991.