
Plano de Ensino
Turma 0016 - Assessoria e Consultoria em Comunicação - 2011/1
Curso:
Período: 6
Professor(es): Valdirene Cássia da Silva
Carga Horária: 68 h
Ano/Semestre: 2011/1
Ementa
Desenvolver competências práticas de assessoria e consultoria em comunicação. Construir projeto de implantação de uma assessoria de comunicação integrada, aprimorando os processos de gestão organizacional.
Competências
Ao final da disciplina, o acadêmico deve ser capaz de:
Compreender a natureza da comunicação organizacional em seus aspectos políticos, sociais e culturais e sua importância no processo de construção da imagem empresarial.
Objetivos
Programa
1. Conceitos e terminologias em Comunicação Organizacional
2. A comunicação como poder nas organizações
3. Comunicação organizacional versus comunicação empresarial
3.1 Comunicação Organizacional: processo histórico no Brasil e no mundo.
4. A prática em assessoria de comunicação: instrumentos e estratégias.
5. Assessoria e consultoria de imprensa
6. As relações com a Imprensa
7. Ferramentas de Publicidade na Comunicação Organizacional
7.1 Ferramentas do Jornalismo na Comunicação Organizacional: técnicas de redação em assessoria
7.2 Ferramentas de Relações Públicas (RP) na Comunicação Organizacional
8. A mídia e a construção da imagem organizacional
9. A comunicação integrada
9.1 Planos projetos e programas de assessoria em comunicação integrada
9.2 Roteiro de um plano de comunicação
10. Consultoria em comunicação – atividade prática
10.1 Definição dos locais de estágio, definição de horários para primeira visita a campo e horários para os encontros semanais; implicações éticas nas atividades de estágio em comunicação social; conhecer a estrutura da organização (campo de estágio), organograma, missão, visão, serviços, público alvo, publico institucional e das demandas de trabalho nas áreas que formam o tripé da comunicação.
Metodologia
Para o desenvolvimento da disciplina serão adotadas técnicas de ensino diversificadas, tais como: aula expositivo-dialogadas; leitura prévia e análise de textos; exercícios orientados com apresentação; produção de textos em assessoria (release), projeto de consultoria e atendimento organizacional, dentre outros.
A proposta implica em utilizar, de forma adequada, a reflexão em torno da disciplina e alcançar os objetivos preestabelecidos no plano de ensino. Como a disciplina apresenta um aporte prático, serão realizadas atividades de observação junto às instituições da cidade.
Para as aulas semipresenciais será utilizado sistema web, via plataforma da Instituição (www.ulbra-to.br), onde estarão disponíveis atividades da disciplina, como também os critérios a serem observados pelo acadêmico ao publicar as respostas solicitadas.
A carga horária deste estágio é de 4h semanais, em campo, por aluno. Os horários para o campo serão acordados com os alunos e o supervisor do campo. As atividades de estágio ocorrerão em três escolas, com presença obrigatória até o final do semestre. Estas acontecerão de forma interativa, socializada e reflexiva, utilizando-se relatos, discussões e supervisão das experiências dos estagiários, assim como estudo para embasamento teórico.
Os estagiários são responsáveis pelo preenchimento de documentos solicitados pela coordenação de estágio. FICHA DE CADASTRO DO ESTAGIÁRIO E REGISTRO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO ESTAGIO.
Avaliação
No que diz respeito aos conteúdos da disciplina, a avaliação será contínua levando-se em consideração o interesse, a consciência crítica, a criatividade, a postura, a participação e a pontualidade em sala de aula e na entrega e apresentação das atividades realizadas na disciplina (individuais ou em pequenos grupos).
Consistirá em notas parciais atribuídas a uma prova e a trabalhos realizados no decorrer da disciplina, abordando os conteúdos ministrados. Em relação ao estágio: conforme ficha de avaliação apresentada aos alunos e relatório com seqüência estabelecida pelo conselho de curso.
G1
Avaliação escrita com questões objetivas e subjetivas (4,0)
Leituras e debates de textos em sala (2,0)
Produção de releases (1,0).
Consultoria e produção de relatório das atividades em campo (3,0)
G2
Avaliação escrita com questões objetivas e subjetivas (4,0)
Pesquisa e construção do dignóstico da situação de comunicação da instituição em questão (3,0)
Proposição dos planos de ação (3,0)
Substituição de grau: avaliação com questões objetivas e subjetivas - assunto ministrado durante o semestre letivo (10,0), conforme resolução institucional.
Bibliografia
Básica
DUARTE, Jorge (Org.). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia – Teoria e técnica. São Paulo: Atlas, 2003.
FRANÇA, Fábio. Manual da qualidade em projetos de comunicação. São Paulo: Pioneira, 1997.
KOPPLIN, Elisa e FERRARETO, Luiz Artur. Assessoria de imprensa: teoria e prática. Porto Alegre: Sagra, 1996.
Complementar
ADIZES, Ichak. Os ciclos de vida das organizações: como e por que as empresas crescem e morrem e o que fazer a respeito. Tradução [de] Carlos Afonso Malferrari. São Paulo: Pioneira, 1990.
BAHIA, Juarez. Introdução à Comunicação Empresarial. Rio de Janeiro: Editora Mauad, 1995.
CAHEN, Roger. Tudo que seus gurus não lhe contaram sobre comunicação empresarial: a imagem como patrimônio da empresa e ferramenta de marketing. São Paulo: Best Seller, 1990.
PINHO, José Benedito. Propaganda institucional: usos e funções da propaganda em relações públicas / José Benedito Pinho. 2. ed. São Paulo : Summus, 1990.
REGO, Francisco Gaudêncio Torquato do. Comunicação empresarial, comunicação institucional: conceitos, estratégias, sistemas, estrutura, planejamento e técnicas. 5. ed. São Paulo: Summus, 1986.