
Plano de Ensino
Turma 1311 - Fotografia Publicitária - 2008/1
Curso:
Período: 4
Professor(es): Flaviana de Oliveira Xavier
Carga Horária: 34 h
Ano/Semestre: 2008/1
Ementa
Estudo da linguagem e das técnicas da fotografia publicitária, capacitando para prática e avaliação crítica da forma e do conteúdo de produções nesta área.
Competências
Capacitar o (a) acadêmico (a) no processo de elaboração, produção e execução de fotografias para uso publicitário; bem como possibilitar através do uso da leitura de imagens o desenvolvimento de uma cultura visual.
Objetivos
Programa
Fundamentos estéticos da fotografia.
Iluminação natural e de estúdio.
Produção fotográfica.
Criação, edição e utilização de fotografia digital.
Exercícios de análise de produção e edição de fotografia.
Metodologia
- Exposição Dialogada.
- Aulas práticas.
- Análises de imagens.
- Simulação de campanhas publicitárias e utilização da fotografia publicitária.
Avaliação
A avaliação será contínua levando-se em consideração o interesse, a consciência crítica, a criatividade, a postura, a participação e a pontualidade em sala de aula e na entrega e apresentação das atividades realizadas na disciplina (individuais ou em pequenos grupos). As notas para a avaliação de G1 serão distribuídas da seguinte forma: avaliação escrita (6,0); trabalhos práticos (4,0) (divididos em duas atividades, no valor de 2,0 pontos, cada uma); A avaliação de G2 será cumulativa e terá a seguinte distribuição: avaliação escrita (6,0); execução de campanha publicitária com a utilização da fotografia publicitária (4,0). A substituição de grau consistirá de uma avaliação escrita no valor de 10,0 pontos.
Bibliografia
Básica
TRIGO, Thales. Equipamento Fotográfico. São Paulo: SENAC/SP, 1998
COSTA, Helouise e SILVA Renato Rodrigues da. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosac & Naify, 2004
ARCARI, Antonio. A Fotografia - As formas, os objectos, o Homem. Lisboa: Ed. 70. 2001
TRIGO, Thales. Equipamento Fotográfico. São Paulo: SENAC/SP, 1998
COSTA, Helouise e SILVA Renato Rodrigues da. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosac & Naify, 2004
ARCARI, Antonio. A Fotografia - As formas, os objectos, o Homem. Lisboa: Ed. 70. 2001
TRIGO, Thales. Equipamento Fotográfico. São Paulo: SENAC/SP, 1998
COSTA, Helouise e SILVA Renato Rodrigues da. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosac & Naify, 2004
ARCARI, Antonio. A Fotografia - As formas, os objectos, o Homem. Lisboa: Ed. 70. 2001
TRIGO, Thales. Equipamento Fotográfico. São Paulo: SENAC/SP, 1998
COSTA, Helouise e SILVA Renato Rodrigues da. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosac & Naify, 2004
ARCARI, Antonio. A Fotografia - As formas, os objectos, o Homem. Lisboa: Ed. 70. 2001
TRIGO, Thales. Equipamento Fotográfico. São Paulo: SENAC/SP, 1998
COSTA, Helouise e SILVA Renato Rodrigues da. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosac & Naify, 2004
ARCARI, Antonio. A Fotografia - As formas, os objectos, o Homem. Lisboa: Ed. 70. 2001
TRIGO, Thales. Equipamento Fotográfico. São Paulo: SENAC/SP, 1998
COSTA, Helouise e SILVA Renato Rodrigues da. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosac & Naify, 2004
ARCARI, Antonio. A Fotografia - As formas, os objectos, o Homem. Lisboa: Ed. 70. 2001
TRIGO, Thales. Equipamento Fotográfico. São Paulo: SENAC/SP, 1998
COSTA, Helouise e SILVA Renato Rodrigues da. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosac & Naify, 2004
ARCARI, Antonio. A Fotografia - As formas, os objectos, o Homem. Lisboa: Ed. 70. 2001
TRIGO, Thales. Equipamento Fotográfico. São Paulo: SENAC/SP, 1998
COSTA, Helouise e SILVA Renato Rodrigues da. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosac & Naify, 2004
ARCARI, Antonio. A Fotografia - As formas, os objectos, o Homem. Lisboa: Ed. 70. 2001
Complementar
SCAVONE, Marcio. E entre a sombra e a luz. São Paulo: DBA Artes Gráficas, 1997.
FELDMAN-BIANCO, Bela e MOREIRA LEITE, Miriam L. Desafios da imagem: fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. 2. ed. Campinas: Papirus, 2001.
MONFORTE, Luiz Guimarães. Fotografia pensante. São Paulo: SENAC/SP, 1997.
ADAMS, Ansel. A câmera. 2. ed. São Paulo: SENAC/SP. 2002.
CESAR, Newton e PIOVAN, Marco. Making of: revoluções do dia-a-dia da fotografia. São Paulo: Futura. 2003
SCAVONE, Marcio. E entre a sombra e a luz. São Paulo: DBA Artes Gráficas, 1997.
FELDMAN-BIANCO, Bela e MOREIRA LEITE, Miriam L. Desafios da imagem: fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. 2. ed. Campinas: Papirus, 2001.
MONFORTE, Luiz Guimarães. Fotografia pensante. São Paulo: SENAC/SP, 1997.
ADAMS, Ansel. A câmera. 2. ed. São Paulo: SENAC/SP. 2002.
CESAR, Newton e PIOVAN, Marco. Making of: revoluções do dia-a-dia da fotografia. São Paulo: Futura. 2003
SCAVONE, Marcio. E entre a sombra e a luz. São Paulo: DBA Artes Gráficas, 1997.
FELDMAN-BIANCO, Bela e MOREIRA LEITE, Miriam L. Desafios da imagem: fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. 2. ed. Campinas: Papirus, 2001.
MONFORTE, Luiz Guimarães. Fotografia pensante. São Paulo: SENAC/SP, 1997.
ADAMS, Ansel. A câmera. 2. ed. São Paulo: SENAC/SP. 2002.
CESAR, Newton e PIOVAN, Marco. Making of: revoluções do dia-a-dia da fotografia. São Paulo: Futura. 2003
SCAVONE, Marcio. E entre a sombra e a luz. São Paulo: DBA Artes Gráficas, 1997.
FELDMAN-BIANCO, Bela e MOREIRA LEITE, Miriam L. Desafios da imagem: fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. 2. ed. Campinas: Papirus, 2001.
MONFORTE, Luiz Guimarães. Fotografia pensante. São Paulo: SENAC/SP, 1997.
ADAMS, Ansel. A câmera. 2. ed. São Paulo: SENAC/SP. 2002.
CESAR, Newton e PIOVAN, Marco. Making of: revoluções do dia-a-dia da fotografia. São Paulo: Futura. 2003
SCAVONE, Marcio. E entre a sombra e a luz. São Paulo: DBA Artes Gráficas, 1997.
FELDMAN-BIANCO, Bela e MOREIRA LEITE, Miriam L. Desafios da imagem: fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. 2. ed. Campinas: Papirus, 2001.
MONFORTE, Luiz Guimarães. Fotografia pensante. São Paulo: SENAC/SP, 1997.
ADAMS, Ansel. A câmera. 2. ed. São Paulo: SENAC/SP. 2002.
CESAR, Newton e PIOVAN, Marco. Making of: revoluções do dia-a-dia da fotografia. São Paulo: Futura. 2003
SCAVONE, Marcio. E entre a sombra e a luz. São Paulo: DBA Artes Gráficas, 1997.
FELDMAN-BIANCO, Bela e MOREIRA LEITE, Miriam L. Desafios da imagem: fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. 2. ed. Campinas: Papirus, 2001.
MONFORTE, Luiz Guimarães. Fotografia pensante. São Paulo: SENAC/SP, 1997.
ADAMS, Ansel. A câmera. 2. ed. São Paulo: SENAC/SP. 2002.
CESAR, Newton e PIOVAN, Marco. Making of: revoluções do dia-a-dia da fotografia. São Paulo: Futura. 2003
SCAVONE, Marcio. E entre a sombra e a luz. São Paulo: DBA Artes Gráficas, 1997.
FELDMAN-BIANCO, Bela e MOREIRA LEITE, Miriam L. Desafios da imagem: fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. 2. ed. Campinas: Papirus, 2001.
MONFORTE, Luiz Guimarães. Fotografia pensante. São Paulo: SENAC/SP, 1997.
ADAMS, Ansel. A câmera. 2. ed. São Paulo: SENAC/SP. 2002.
CESAR, Newton e PIOVAN, Marco. Making of: revoluções do dia-a-dia da fotografia. São Paulo: Futura. 2003
SCAVONE, Marcio. E entre a sombra e a luz. São Paulo: DBA Artes Gráficas, 1997.
FELDMAN-BIANCO, Bela e MOREIRA LEITE, Miriam L. Desafios da imagem: fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. 2. ed. Campinas: Papirus, 2001.
MONFORTE, Luiz Guimarães. Fotografia pensante. São Paulo: SENAC/SP, 1997.
ADAMS, Ansel. A câmera. 2. ed. São Paulo: SENAC/SP. 2002.
CESAR, Newton e PIOVAN, Marco. Making of: revoluções do dia-a-dia da fotografia. São Paulo: Futura. 2003