
Plano de Ensino
Turma 1322 - Projeto em Publicidade e Propaganda I - 2008/1
Curso:
Período: 7
Professor(es): Jorge Paulo Rosa
Carga Horária: 68 h
Ano/Semestre: 2008/1
Ementa
Formação de grupos em Agências. Atendimento, planejamento, criação e produção de campanha publicitária para um cliente real. O briefing e a pesquisa de mercado. Crença atual e crença desejada para produto/serviço: a informação no planejamento. Determinação de objetivos, ações e estratégias de criação e mídia. A comunicação/interação entre os departamentos de uma agência, com envolvimento do jornalismo e relações públicas. Definição de verbas.
Competências
-Oportunizar ao acadêmico em processo de finalização do curso de Publicidade e Propaganda desenvolver uma experiência real e prática, de modo a potencializar sua capacidade no processo de atendimento, interação, análise e compreensão das problemáticas, deficiências e necessidades referentes à comunicação mercadológica das marcas, produtos ou serviços. Ao acadêmico será oportunizado vivenciar cada etapa do planejamento de campanha, de modo a ampliar o seu conhecimento e discernimento a respeito das fases inerentes à preparação de um plano estratégico, sabendo fazer uso adequado das ferramentas de comunicação disponíveis, de forma a perceber a comunicação integrada como aliada no processo. Imprimir ao aluno, por meio da sua participação nos encontros e orientações, conhecimento técnico necessário à elaboração de uma campanha publicitária.
Objetivos
Programa
presentação, discussão e aprimoramento da proposta de Projeto em Publicidade I;
Distribuição da sala em grupos, formação de agências;
Análise de segmentos atuantes no mercado regional; processo de seleção de clientes para cada agência desenvolver seu trabalho;
Roteiro para desenvolver uma campanha publicitária;
Modelos e estilos de planos de campanhas publicitárias;
O conteúdo, organização e fluência com que se desenvolve um Plano de Campanha;
A fase do briefing: busca e processamento das informações coletadas junto ao cliente;
Pesquisa de Mercado: roteiro, metodologia, aplicação, tabulação e análise dos resultados;
Ações e Estratégias de mercado adotadas a partir dos resultados;
Objetivos a serem alcançados: de marketing e de comunicação;
Estratégia de criação: apresentação da proposição de compra, idéia criativa para compor a campanha; tema e linguagem padrão;
Estratégia de mídia: meios, veículos, programações e inserções;
Verba: distribuição e uso
Produção das peças contempladas, sendo obrigação conter Vt, Spot e/ou jingle, Anúncio jornal e/ou revista, Outdoor, Peças gráficas (folder e/ou cartaz e/ou folheto e/ou banner, outros), Multimeios, entre outras;
OBS.: a produção de cada peça pode variar quanto à sua qualidade (versões diferentes para um mesmo tema) e quantidade.
Metodologia
Aulas expositivas utilizando quadro;
Utilização de recursos audiovisuais à compreensão do material a ser produzido;
Orientação teórica e técnica aos alunos, de forma a acompanhá-los na capacidade de planejar, criar e produzir campanhas publicitárias.
Será feito acompanhamento por grupos.
Avaliação
Presença e participação em sala de aula;
Resposta às solicitações dos professores orientadores.
A composição das notas se dará da seguinte forma:
> G1.: Briefing: 4,0 pontos + Pré-plano: 6,0 pontos = 10,0 pontos
> G2.: Projeto final escrito e apresentação em banca: 10,0 pontos
G1xpeso 1 + G2xpeso 2 / 3 = nota final (média de 6,0 pontos)
CALENDÁRIO DE ATIVIDADES:
Entrega do Briefing completo: Até 15/Setembro
Entrega do Pré Plano, contendo descrição do anunciante (empresa e produto), análise de mercado, definição de público-alvo, estratégia de comunicação, posicionamento, conceito temático e definição dos meios: Até final de Outubro;
Entrega do Projeto final ao orientador: Até 15/Novembro;
Bancas:
IMPORTANTE:
As Bancas serão formadas por professores do curso, cada um atendendo à uma área específica de sua formação e/ou domínio;
Conforme regulamento da instituição, o limite de faltas permitido ao aluno é de 25% das aulas. Alunos com percentual de faltas superior a este índice serão considerados reprovados;
Média de notas {G1(1)+G2(2) / 3} inferior a 6,0 pontos REPROVA o aluno, não havendo uma segunda chance ou oportunidade;
Os prazos de entrega de tarefas e projetos deverão ser rigorosamente cumpridos;
Não serão aceitos projetos após os prazos estipulados.
Bibliografia
Básica
CABRAL, Plínio. Do outro lado do muro: propaganda para quem paga a conta. São Paulo: Summus, 1986.
SIMÕES, Eloy. Contato imediato com atendimento em propaganda: agências & anunciantes. Rio de Janeiro : Global, 1992.
SANT'ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 7. ed. São Paulo: Pioneira, 1998.
CABRAL, Plínio. Do outro lado do muro: propaganda para quem paga a conta. São Paulo: Summus, 1986.
SIMÕES, Eloy. Contato imediato com atendimento em propaganda: agências & anunciantes. Rio de Janeiro : Global, 1992.
SANT'ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 7. ed. São Paulo: Pioneira, 1998.
CABRAL, Plínio. Do outro lado do muro: propaganda para quem paga a conta. São Paulo: Summus, 1986.
SIMÕES, Eloy. Contato imediato com atendimento em propaganda: agências & anunciantes. Rio de Janeiro : Global, 1992.
SANT'ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 7. ed. São Paulo: Pioneira, 1998.
CABRAL, Plínio. Do outro lado do muro: propaganda para quem paga a conta. São Paulo: Summus, 1986.
SIMÕES, Eloy. Contato imediato com atendimento em propaganda: agências & anunciantes. Rio de Janeiro : Global, 1992.
SANT'ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 7. ed. São Paulo: Pioneira, 1998.
CABRAL, Plínio. Do outro lado do muro: propaganda para quem paga a conta. São Paulo: Summus, 1986.
SIMÕES, Eloy. Contato imediato com atendimento em propaganda: agências & anunciantes. Rio de Janeiro : Global, 1992.
SANT'ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 7. ed. São Paulo: Pioneira, 1998.
CABRAL, Plínio. Do outro lado do muro: propaganda para quem paga a conta. São Paulo: Summus, 1986.
SIMÕES, Eloy. Contato imediato com atendimento em propaganda: agências & anunciantes. Rio de Janeiro : Global, 1992.
SANT'ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 7. ed. São Paulo: Pioneira, 1998.
CABRAL, Plínio. Do outro lado do muro: propaganda para quem paga a conta. São Paulo: Summus, 1986.
SIMÕES, Eloy. Contato imediato com atendimento em propaganda: agências & anunciantes. Rio de Janeiro : Global, 1992.
SANT'ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 7. ed. São Paulo: Pioneira, 1998.
CABRAL, Plínio. Do outro lado do muro: propaganda para quem paga a conta. São Paulo: Summus, 1986.
SIMÕES, Eloy. Contato imediato com atendimento em propaganda: agências & anunciantes. Rio de Janeiro : Global, 1992.
SANT'ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 7. ed. São Paulo: Pioneira, 1998.
CABRAL, Plínio. Do outro lado do muro: propaganda para quem paga a conta. São Paulo: Summus, 1986.
SIMÕES, Eloy. Contato imediato com atendimento em propaganda: agências & anunciantes. Rio de Janeiro : Global, 1992.
SANT'ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 7. ed. São Paulo: Pioneira, 1998.
Complementar
CORRÊA, Roberto. Planejamento de propaganda. 10. ed. rev. e ampl. São Paulo : Global, 2008.
SISSORS, Jack Z. Planejamento de mídia; tradução de Karin Wright. São Paulo : Nobel, 2001.
LUPETTI, Marcélia. Planejamento de comunicação. 5. ed. São Paulo : Futura, 2004.
HOFF, Tânia. Redação publicitária: para cursos de comunicação, publicidade e propaganda. Rio de Janeiro : Elsevier, 2004.
CESAR, Newton. Direção de arte em propaganda. 6. ed. São Paulo: Futura, 2004.
BARBAN, Arnold M. A essência do planejamento de mídia: um ponto de vista mercadológico; tradução de Saulo Krieger. São Paulo: Nobel, 2001.
CORRÊA, Roberto. Planejamento de propaganda. 10. ed. rev. e ampl. São Paulo : Global, 2008.
SISSORS, Jack Z. Planejamento de mídia; tradução de Karin Wright. São Paulo : Nobel, 2001.
LUPETTI, Marcélia. Planejamento de comunicação. 5. ed. São Paulo : Futura, 2004.
HOFF, Tânia. Redação publicitária: para cursos de comunicação, publicidade e propaganda. Rio de Janeiro : Elsevier, 2004.
CESAR, Newton. Direção de arte em propaganda. 6. ed. São Paulo: Futura, 2004.
BARBAN, Arnold M. A essência do planejamento de mídia: um ponto de vista mercadológico; tradução de Saulo Krieger. São Paulo: Nobel, 2001.
CORRÊA, Roberto. Planejamento de propaganda. 10. ed. rev. e ampl. São Paulo : Global, 2008.
SISSORS, Jack Z. Planejamento de mídia; tradução de Karin Wright. São Paulo : Nobel, 2001.
LUPETTI, Marcélia. Planejamento de comunicação. 5. ed. São Paulo : Futura, 2004.
HOFF, Tânia. Redação publicitária: para cursos de comunicação, publicidade e propaganda. Rio de Janeiro : Elsevier, 2004.
CESAR, Newton. Direção de arte em propaganda. 6. ed. São Paulo: Futura, 2004.
BARBAN, Arnold M. A essência do planejamento de mídia: um ponto de vista mercadológico; tradução de Saulo Krieger. São Paulo: Nobel, 2001.
CORRÊA, Roberto. Planejamento de propaganda. 10. ed. rev. e ampl. São Paulo : Global, 2008.
SISSORS, Jack Z. Planejamento de mídia; tradução de Karin Wright. São Paulo : Nobel, 2001.
LUPETTI, Marcélia. Planejamento de comunicação. 5. ed. São Paulo : Futura, 2004.
HOFF, Tânia. Redação publicitária: para cursos de comunicação, publicidade e propaganda. Rio de Janeiro : Elsevier, 2004.
CESAR, Newton. Direção de arte em propaganda. 6. ed. São Paulo: Futura, 2004.
BARBAN, Arnold M. A essência do planejamento de mídia: um ponto de vista mercadológico; tradução de Saulo Krieger. São Paulo: Nobel, 2001.
CORRÊA, Roberto. Planejamento de propaganda. 10. ed. rev. e ampl. São Paulo : Global, 2008.
SISSORS, Jack Z. Planejamento de mídia; tradução de Karin Wright. São Paulo : Nobel, 2001.
LUPETTI, Marcélia. Planejamento de comunicação. 5. ed. São Paulo : Futura, 2004.
HOFF, Tânia. Redação publicitária: para cursos de comunicação, publicidade e propaganda. Rio de Janeiro : Elsevier, 2004.
CESAR, Newton. Direção de arte em propaganda. 6. ed. São Paulo: Futura, 2004.
BARBAN, Arnold M. A essência do planejamento de mídia: um ponto de vista mercadológico; tradução de Saulo Krieger. São Paulo: Nobel, 2001.
CORRÊA, Roberto. Planejamento de propaganda. 10. ed. rev. e ampl. São Paulo : Global, 2008.
SISSORS, Jack Z. Planejamento de mídia; tradução de Karin Wright. São Paulo : Nobel, 2001.
LUPETTI, Marcélia. Planejamento de comunicação. 5. ed. São Paulo : Futura, 2004.
HOFF, Tânia. Redação publicitária: para cursos de comunicação, publicidade e propaganda. Rio de Janeiro : Elsevier, 2004.
CESAR, Newton. Direção de arte em propaganda. 6. ed. São Paulo: Futura, 2004.
BARBAN, Arnold M. A essência do planejamento de mídia: um ponto de vista mercadológico; tradução de Saulo Krieger. São Paulo: Nobel, 2001.
CORRÊA, Roberto. Planejamento de propaganda. 10. ed. rev. e ampl. São Paulo : Global, 2008.
SISSORS, Jack Z. Planejamento de mídia; tradução de Karin Wright. São Paulo : Nobel, 2001.
LUPETTI, Marcélia. Planejamento de comunicação. 5. ed. São Paulo : Futura, 2004.
HOFF, Tânia. Redação publicitária: para cursos de comunicação, publicidade e propaganda. Rio de Janeiro : Elsevier, 2004.
CESAR, Newton. Direção de arte em propaganda. 6. ed. São Paulo: Futura, 2004.
BARBAN, Arnold M. A essência do planejamento de mídia: um ponto de vista mercadológico; tradução de Saulo Krieger. São Paulo: Nobel, 2001.
CORRÊA, Roberto. Planejamento de propaganda. 10. ed. rev. e ampl. São Paulo : Global, 2008.
SISSORS, Jack Z. Planejamento de mídia; tradução de Karin Wright. São Paulo : Nobel, 2001.
LUPETTI, Marcélia. Planejamento de comunicação. 5. ed. São Paulo : Futura, 2004.
HOFF, Tânia. Redação publicitária: para cursos de comunicação, publicidade e propaganda. Rio de Janeiro : Elsevier, 2004.
CESAR, Newton. Direção de arte em propaganda. 6. ed. São Paulo: Futura, 2004.
BARBAN, Arnold M. A essência do planejamento de mídia: um ponto de vista mercadológico; tradução de Saulo Krieger. São Paulo: Nobel, 2001.
CORRÊA, Roberto. Planejamento de propaganda. 10. ed. rev. e ampl. São Paulo : Global, 2008.
SISSORS, Jack Z. Planejamento de mídia; tradução de Karin Wright. São Paulo : Nobel, 2001.
LUPETTI, Marcélia. Planejamento de comunicação. 5. ed. São Paulo : Futura, 2004.
HOFF, Tânia. Redação publicitária: para cursos de comunicação, publicidade e propaganda. Rio de Janeiro : Elsevier, 2004.
CESAR, Newton. Direção de arte em propaganda. 6. ed. São Paulo: Futura, 2004.
BARBAN, Arnold M. A essência do planejamento de mídia: um ponto de vista mercadológico; tradução de Saulo Krieger. São Paulo: Nobel, 2001.