
Plano de Ensino
Turma 1301 - Fundamentos de Publicidade e Propaganda - 2010/1
Curso:
Período: 1
Professor(es): Luciana Ferraz Abbade
Carga Horária: 68 h
Ano/Semestre: 2010/1
Ementa
História da publicidade; sua origem e fatos marcantes. Percepções da publicidade na sociedade: produção de bens, serviços e consumo. Conceitos de Publicidade e Propaganda, aspectos técnicos e teóricos da profissão. Noções de psicologia na Publicidade. Estrutura de uma agência, o setor da propaganda, legislação, perspectivas e tendências do mercado. Os serviços de comunicação e as novas alternativas de mídia a partir das tecnologias contemporâneas.
Competências
Ao final da disciplina, o acadêmico deve ser capaz de:
Compreender a evolução da publicidade e propaganda e sua interação no contexto sócio-econômico;
Identificar conceitos e linguagens da Publicidade e Propaganda e suas necessidades para os mais diversos campos da Comunicação Social.
Objetivos
Programa
UNIDADE 1 – HISTÓRIA DA PUBLICIDADE
1.1 – Conceitos de Comunicação
1.2 – Histórico da Publicidade no Mundo
1.3 – Histórico da Publicidade no Brasil
1.4 – Evolução da Linguagem Publicitária
1.5 – Propaganda e sua História
1.6 – Publicidade ou Propaganda?
UNIDADE 2 – PERCEPÇÕES DA PUBLICIDADE NA SOCIEDADE: PRODUÇÃO DE BENS, SERVIÇOS E CONSUMO
2.1 – Evolução da Linguagem Publicitária
2.2 – Glossário de Comunicação Social
2.3 – Definição de Bens, Serviços e Consumo
2.4 – Tipos de Propaganda
UNIDADE 3 – CONCEITOS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA, ASPECTOS TÉCNICOS E TEÓRICOS DA PROFISSÃO
3.1 – Glossário básico de Comunicação Social
3.2 – Tipos de Propaganda
3.3 – A propaganda no Marketing Mix
3.4 – Ferramentas do Composto Promocional
3.5 – Briefing
UNIDADE 4 – NOÇÕES DE PSICOLOGIA NA PUBLICIDADE
4.1 – Conceitos de Criatividade
4.2 – Teoria da Gestalt
4.3 – Conceitos psicológicos da formas e cores
UNIDADE 5 – ESTRUTURA DE UMA AGÊNCIA, O SETOR DA PROPAGANDA, LEGISLAÇÃO, PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS DO MERCADO
5.1 – Histórico das Agências
5.2 - Definição de Agência e suas segmentações: comunicação, propaganda, assessoria, consultoria, eventos
5.3 – Atendimento
5.4 – Pesquisa de Opinião e Mercado
5.5 – Planejamento
5.6 – Criação e RTVC
5.7 – Mídia
UNIDADE 6 – OS SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO E AS NOVAS ALTERNATIVAS DE MÍDIA A PARTIR DAS TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS
5.1 – Tipos de Mídia
5.2 – Impressos, jornais e revistas
5.3 – Outdoor e grandes formatos
5.4 – Rádio, Televisão e Cinema
6.5 – Internet e mídias alternativas
Metodologia
O conteúdo programático será desenvolvido através de aulas expositivas e utilizações de recursos midiáticos, com participação dos alunos, análise e produção de textos e imagens, pesquisa bibliográfica e realização de seminários para o aprimoramento da oralidade e da síntese de idéias.
Como elemento prático, os alunos desenvolverão um projeto institucional que pode culminar com a produção de campanha no assunto a ser definido.
Avaliação
A avaliação será processual, contínua, qualitativa e cumulativa, utilizando os seguintes instrumentos:
AVALIAÇÃO DE G1
1- Avaliação escrita (6,0)
2- Trabalhos (2,5)
3- Participação em aula (0,5)
4- Produção Textual (1,0)
AVALIAÇÃO DE G2
1- Avaliação escrita (5,0)
2- Trabalhos Práticos (4,0)
3- Participação em aula (1,0)
SUBSTITUIÇÃO DE GRAU
1- Prova escrita (7,0)
2- Trabalhos Práticos (3,0)
CRITÉRIOS: exatidão de informações, clareza e domínio de conhecimento.
Após cada encontro os alunos deverão produzir um texto e/ou trabalho prático sobre o assunto ministrado/discutido em sala como uma rotina em busca do aperfeiçoamento da produção de texto.
Bibliografia
Básica
RIBEIRO, Júlio et al. Tudo o que você queria saber sobre propaganda e ninguém teve paciência para explicar. São Paulo: Atlas, 1995.
SAMPAIO,Rafael. Propaganda de A a Z: como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
SANT’ANNA, Armando. Propaganda: Teoria, Técnica e Prática. São Paulo: Pioneira, 1990.
Complementar
ATHAYDE, Edson. A publicidade segundo o meu tio Olavo. [S.l.]: Diário Econômico, 1996.
BARRETO, Roberto Menna. Criatividade em Propaganda. São Paulo: Summus, 2004.
OGILVY, David. Confissões de um publicitário. Rio de Janeiro : Bertrand Brasil, 1993.
PETIT, Francesc. Propaganda ilimitada. São Paulo: Siciliano, 2000.
RIBEIRO, Julio. Fazer acontecer: algumas coisas que aprendi em propaganda investindo 1 bilhão de dólares de grandes empresas. São Paulo : Cultura, 1994.