
Plano de Ensino
Turma 1302 - Fundamentos de Fotografia para Publicidade e Propaganda - 2011/1
Curso:
Período: 2
Professor(es): Irenides Teixeira
Carga Horária: 68 h
Ano/Semestre: 2011/1
Ementa
História, teoria, técnica e linguagem fotográfica. Revolução documental e suas repercussões sociais. Percepção, expressão e estilo fotográfico. Análise do discurso fotográfico. Produção e Edição de imagens.
Competências
Ao final da disciplina, o acadêmico deve ser capaz de:
- Compreender a fotografia como representação, interpretação e documentação a partir de um ponto de vista, com suas técnicas de configuração visual no mercado publicitário.
Objetivos
Programa
UNIDADE 1 - FOTOGRAFIA E LINGUAGEM
1.1 - Elementos teóricos, filosóficos e técnicos da linguagem fotográfica
1.2 - Linguagem, registro e expressão fotográfica
UNIDADE 2 - A REVOLUÇÃO DOCUMENTAL DA FOTOGRAFIA
2.1 - O histórico da fotografia e sua descoberta isolada no Brasil
2.2 - Os principais fotógrafos e suas influências na fotografia contemporânea
2.3 - A evolução da fotografia na mídia impressa
2.4 - A fotografia como processo de representação social
2.5 - A integração da fotografia e outras linguagens
UNIDADE 3 – OS PRINCIPAIS FOTÓGRAFOS E SUAS NARRATIVAS PUBLICITÁRIAS
3.1 - Leitura, apreciação e crítica fotográfica
3.2 - Análise do discurso fotográfico
3.3 - Prática e edição de imagens
Metodologia
A metodologia privilegiará o desenvolvimento de aulas com caráter teórico, técnico e prático com objetivo de desenvolver nos acadêmicos a capacidade crítica, analítica e do saber-pensar, saber-fazer e saber-ser por meio de exposições dialogadas e aulas de campo com atividades práticas, além de seminários e debates a partir de pesquisa bibliográfica. A disciplina privilegiará tanto a demonstração quanto a utilização de equipamentos, como também produção e exibição de fotografias e realização de ensaios fotográficos temáticos. Enquanto as aulas semipresenciais funcionarão no sistema web, via portal da instituição, onde estarão disponíveis três atividades da disciplina a serem realizadas de acordo com os critérios estabelecidos.
Avaliação
A avaliação será processual, contínua, qualitativa e cumulativa, utilizando os seguintes instrumentos:
AVALIAÇÃO DE G1
- Avaliação escrita com questões objetivas e subjetivas (6,0)
- Debate (1,5) (a partir da leitura das obras Filosofia da Caixa Preta e A Câmara Clara)
- Galeria (1,5) (Os principais fotógrafos e suas influências na fotografia contemporânea)
- Ensaio Fotográfico: A imagem das palavras (1,0) (a concepção será a partir de uma poesia ou música)
AVALIAÇÃO DE G2
- Avaliação escrita com questões objetivas e subjetivas (6,0)
- Debate (1,0) (a partir da leitura das obras Sobre Fotografia e Realidades e Ficções na Trama Fotográfica)
- Ensaio Fotográfico (técnica: 1.5 e narrativa: 1.5)
SUBSTITUIÇÃO DE GRAU
Avaliação escrita com questões objetivas e subjetivas (10,0)
Bibliografia
Básica
COSTA, Helouise e SILVA, Renato da. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosacnaify, 2004.
HEDGECOE, John. Guia completo de fotografia. São Paulo: Martins Fontes. 2001
KOSSOY, Boris. Fotografia e história. São Paulo: Ateliê Editorial. 2003.
COSTA, Helouise e SILVA, Renato da. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosacnaify, 2004.
HEDGECOE, John. Guia completo de fotografia. São Paulo: Martins Fontes. 2001
KOSSOY, Boris. Fotografia e história. São Paulo: Ateliê Editorial. 2003.
COSTA, Helouise e SILVA, Renato da. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosacnaify, 2004.
HEDGECOE, John. Guia completo de fotografia. São Paulo: Martins Fontes. 2001
KOSSOY, Boris. Fotografia e história. São Paulo: Ateliê Editorial. 2003.
COSTA, Helouise e SILVA, Renato da. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosacnaify, 2004.
HEDGECOE, John. Guia completo de fotografia. São Paulo: Martins Fontes. 2001
KOSSOY, Boris. Fotografia e história. São Paulo: Ateliê Editorial. 2003.
COSTA, Helouise e SILVA, Renato da. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosacnaify, 2004.
HEDGECOE, John. Guia completo de fotografia. São Paulo: Martins Fontes. 2001
KOSSOY, Boris. Fotografia e história. São Paulo: Ateliê Editorial. 2003.
COSTA, Helouise e SILVA, Renato da. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosacnaify, 2004.
HEDGECOE, John. Guia completo de fotografia. São Paulo: Martins Fontes. 2001
KOSSOY, Boris. Fotografia e história. São Paulo: Ateliê Editorial. 2003.
COSTA, Helouise e SILVA, Renato da. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosacnaify, 2004.
HEDGECOE, John. Guia completo de fotografia. São Paulo: Martins Fontes. 2001
KOSSOY, Boris. Fotografia e história. São Paulo: Ateliê Editorial. 2003.
COSTA, Helouise e SILVA, Renato da. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosacnaify, 2004.
HEDGECOE, John. Guia completo de fotografia. São Paulo: Martins Fontes. 2001
KOSSOY, Boris. Fotografia e história. São Paulo: Ateliê Editorial. 2003.
COSTA, Helouise e SILVA, Renato da. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosacnaify, 2004.
HEDGECOE, John. Guia completo de fotografia. São Paulo: Martins Fontes. 2001
KOSSOY, Boris. Fotografia e história. São Paulo: Ateliê Editorial. 2003.
Complementar
KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. Cotia: Ateliê Editorial, 2002.
FLUSSER, Vilem. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia.. Rio de Janeiro: Relume Dumara,. 2002.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
PERSICHETTI, Simonetta. Imagens da fotografia brasileira. São Paulo: Estação Liberdade. 2000.
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006
FABRIS, Annateresa (org.). Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: Edusp, 1998.
KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. Cotia: Ateliê Editorial, 2002.
FLUSSER, Vilem. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia.. Rio de Janeiro: Relume Dumara,. 2002.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
PERSICHETTI, Simonetta. Imagens da fotografia brasileira. São Paulo: Estação Liberdade. 2000.
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006
FABRIS, Annateresa (org.). Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: Edusp, 1998.
KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. Cotia: Ateliê Editorial, 2002.
FLUSSER, Vilem. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia.. Rio de Janeiro: Relume Dumara,. 2002.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
PERSICHETTI, Simonetta. Imagens da fotografia brasileira. São Paulo: Estação Liberdade. 2000.
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006
FABRIS, Annateresa (org.). Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: Edusp, 1998.
KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. Cotia: Ateliê Editorial, 2002.
FLUSSER, Vilem. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia.. Rio de Janeiro: Relume Dumara,. 2002.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
PERSICHETTI, Simonetta. Imagens da fotografia brasileira. São Paulo: Estação Liberdade. 2000.
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006
FABRIS, Annateresa (org.). Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: Edusp, 1998.
KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. Cotia: Ateliê Editorial, 2002.
FLUSSER, Vilem. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia.. Rio de Janeiro: Relume Dumara,. 2002.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
PERSICHETTI, Simonetta. Imagens da fotografia brasileira. São Paulo: Estação Liberdade. 2000.
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006
FABRIS, Annateresa (org.). Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: Edusp, 1998.
KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. Cotia: Ateliê Editorial, 2002.
FLUSSER, Vilem. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia.. Rio de Janeiro: Relume Dumara,. 2002.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
PERSICHETTI, Simonetta. Imagens da fotografia brasileira. São Paulo: Estação Liberdade. 2000.
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006
FABRIS, Annateresa (org.). Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: Edusp, 1998.
KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. Cotia: Ateliê Editorial, 2002.
FLUSSER, Vilem. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia.. Rio de Janeiro: Relume Dumara,. 2002.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
PERSICHETTI, Simonetta. Imagens da fotografia brasileira. São Paulo: Estação Liberdade. 2000.
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006
FABRIS, Annateresa (org.). Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: Edusp, 1998.
KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. Cotia: Ateliê Editorial, 2002.
FLUSSER, Vilem. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia.. Rio de Janeiro: Relume Dumara,. 2002.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
PERSICHETTI, Simonetta. Imagens da fotografia brasileira. São Paulo: Estação Liberdade. 2000.
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006
FABRIS, Annateresa (org.). Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: Edusp, 1998.
KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. Cotia: Ateliê Editorial, 2002.
FLUSSER, Vilem. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia.. Rio de Janeiro: Relume Dumara,. 2002.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
PERSICHETTI, Simonetta. Imagens da fotografia brasileira. São Paulo: Estação Liberdade. 2000.
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006
FABRIS, Annateresa (org.). Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: Edusp, 1998.