Plano de Ensino

Turma 1310 - Redação Publicitária I – Impressos - 2011/1

Curso:

Período: 3

Professor(es): Renato Bichara Grilo

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2011/1

Ementa

Linguagem verbal e não verbal. Figuras de linguagem e estilo. Processos de comunicação aplicados em publicidade e propaganda. Estilos argumentativos. Conceitos e técnicas de redação publicitária. Elaboração e adequação de peças para mídia impressa e visual em campanhas publicitárias de natureza promocional, institucional e comunitária.

Competências

A disciplina redação publicitária contribui no desenvolvimento das seguintes competências:

• Ter capacidade de criar diferentes tipos de peças publicitárias impressas, de acordo com o público-alvo ao qual estão destinadas e ao nicho da campanha, utilizando os conhecimentos sobre linguagem, argumentos e persuasão.

Objetivos

Programa

O processo de comunicação e o texto publicitário.
O texto persuasivo e o feedback pré-determinado.
Interferências do processo de comunicação como argumentos.
A utilização das figuras de linguagem e estilo na publicidade e propaganda.
Linguagem verbal e não-verbal.
Estilos argumentativos.
4C´s - Cross Cultural Consumer Characterization
Conceitos de linguagem subliminar e semiótica e suas aplicações na publicidade e propaganda.
Como definir o mote(tema) da campanha.
As particularidades e criação de textos, a partir de briefing, para as seguintes peças:
• Slogan
• Outdoor
• Busdoor
• Anúncio (revista e jornal)
• Cartaz
• Panfleto, folheto, flyer e filipeta
• Banner´s e painel
• Peças de identidade visual
• Brindes
• Folder
• Gibi
• Revista
• Cartilhas
• Jornal

Metodologia

Para que os objetivos propostos sejam alcançados serão utilizadas as seguintes propostas metodológicas:
• aulas expositivas
•debates mediados pelo professor
•estudos de “cases” locais e nacionais de textos publicitários
•dinâmicas pedagógicas contemplando o programa (parece vago)
• produção de textos publicitários em sala de aula e extra-sala  será realizado.......
Nas aulas presenciais serão utilizadas peças impressas de distintas modalidades e data show como principais recursos pedagógicos. Enquanto as aulas semipresenciais funcionarão no sistema web, via portal da instituição, onde estarão disponíveis três atividades da disciplina a serem realizadas de acordo com os critérios estabelecidos.

Avaliação

• A avaliação será contínua, todos os alunos serão avaliados a cada encontro, entretanto existem atividades com maior grau de dificuldade para avaliar a capacidade e a aprendizagem do aluno como é exposto abaixo:
• Notas de G1:
Trabalhos práticos realizados em sala 4,0
Avaliação escrita 6,0
• Notas de G2:
Criação de campanha publicitária com peças pré-determinadas. (6,0)
Apresentação de campanha reversa e re-criação dessa campanha publicitária de sucesso, com outro conceito criativo.  (4,0)
Substitutiva de grau:
Avaliação- Assunto cumulativo do semestre
Prova (v.10,0), conforme resolução institucional.

Bibliografia

Básica

MARTINS, Zeca. Redação Publicitária: a prática na prática. São Paulo: Atlas, 2003.
CARRASCOZA, João Anzanello. A Evolução do Texto Publicitário: a associação de palavras como elemento de sedução na publicidade. São Paulo: Futura, 2002.
CARRASCOZA, João Anzanello. Redação Publicitária: estudos sobre a retórica do consumo. São Paulo: Futura, 2003.

MARTINS, Zeca. Redação Publicitária: a prática na prática. São Paulo: Atlas, 2003.
CARRASCOZA, João Anzanello. A Evolução do Texto Publicitário: a associação de palavras como elemento de sedução na publicidade. São Paulo: Futura, 2002.
CARRASCOZA, João Anzanello. Redação Publicitária: estudos sobre a retórica do consumo. São Paulo: Futura, 2003.

MARTINS, Zeca. Redação Publicitária: a prática na prática. São Paulo: Atlas, 2003.
CARRASCOZA, João Anzanello. A Evolução do Texto Publicitário: a associação de palavras como elemento de sedução na publicidade. São Paulo: Futura, 2002.
CARRASCOZA, João Anzanello. Redação Publicitária: estudos sobre a retórica do consumo. São Paulo: Futura, 2003.

MARTINS, Zeca. Redação Publicitária: a prática na prática. São Paulo: Atlas, 2003.
CARRASCOZA, João Anzanello. A Evolução do Texto Publicitário: a associação de palavras como elemento de sedução na publicidade. São Paulo: Futura, 2002.
CARRASCOZA, João Anzanello. Redação Publicitária: estudos sobre a retórica do consumo. São Paulo: Futura, 2003.

MARTINS, Zeca. Redação Publicitária: a prática na prática. São Paulo: Atlas, 2003.
CARRASCOZA, João Anzanello. A Evolução do Texto Publicitário: a associação de palavras como elemento de sedução na publicidade. São Paulo: Futura, 2002.
CARRASCOZA, João Anzanello. Redação Publicitária: estudos sobre a retórica do consumo. São Paulo: Futura, 2003.

MARTINS, Zeca. Redação Publicitária: a prática na prática. São Paulo: Atlas, 2003.
CARRASCOZA, João Anzanello. A Evolução do Texto Publicitário: a associação de palavras como elemento de sedução na publicidade. São Paulo: Futura, 2002.
CARRASCOZA, João Anzanello. Redação Publicitária: estudos sobre a retórica do consumo. São Paulo: Futura, 2003.

MARTINS, Zeca. Redação Publicitária: a prática na prática. São Paulo: Atlas, 2003.
CARRASCOZA, João Anzanello. A Evolução do Texto Publicitário: a associação de palavras como elemento de sedução na publicidade. São Paulo: Futura, 2002.
CARRASCOZA, João Anzanello. Redação Publicitária: estudos sobre a retórica do consumo. São Paulo: Futura, 2003.

Complementar

LADEIRA, Julieta de Godoy. Criação de Propaganda. São Paulo: Global, 1997.
VIEIRA, Stalimir. Raciocínio Criativo na Publicidade. São Paulo: Loyola, 2001.
BERTOMEU, João Vicente Cegato. Criação na Propaganda Impressa. São Paulo: Futura, 2002.
HOFF, Tânia; GABRIELLI, Lourdes. Redação Publicitária: para cursos de comunicação, publicidade e propaganda. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

LADEIRA, Julieta de Godoy. Criação de Propaganda. São Paulo: Global, 1997.
VIEIRA, Stalimir. Raciocínio Criativo na Publicidade. São Paulo: Loyola, 2001.
BERTOMEU, João Vicente Cegato. Criação na Propaganda Impressa. São Paulo: Futura, 2002.
HOFF, Tânia; GABRIELLI, Lourdes. Redação Publicitária: para cursos de comunicação, publicidade e propaganda. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

LADEIRA, Julieta de Godoy. Criação de Propaganda. São Paulo: Global, 1997.
VIEIRA, Stalimir. Raciocínio Criativo na Publicidade. São Paulo: Loyola, 2001.
BERTOMEU, João Vicente Cegato. Criação na Propaganda Impressa. São Paulo: Futura, 2002.
HOFF, Tânia; GABRIELLI, Lourdes. Redação Publicitária: para cursos de comunicação, publicidade e propaganda. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

LADEIRA, Julieta de Godoy. Criação de Propaganda. São Paulo: Global, 1997.
VIEIRA, Stalimir. Raciocínio Criativo na Publicidade. São Paulo: Loyola, 2001.
BERTOMEU, João Vicente Cegato. Criação na Propaganda Impressa. São Paulo: Futura, 2002.
HOFF, Tânia; GABRIELLI, Lourdes. Redação Publicitária: para cursos de comunicação, publicidade e propaganda. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

LADEIRA, Julieta de Godoy. Criação de Propaganda. São Paulo: Global, 1997.
VIEIRA, Stalimir. Raciocínio Criativo na Publicidade. São Paulo: Loyola, 2001.
BERTOMEU, João Vicente Cegato. Criação na Propaganda Impressa. São Paulo: Futura, 2002.
HOFF, Tânia; GABRIELLI, Lourdes. Redação Publicitária: para cursos de comunicação, publicidade e propaganda. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

LADEIRA, Julieta de Godoy. Criação de Propaganda. São Paulo: Global, 1997.
VIEIRA, Stalimir. Raciocínio Criativo na Publicidade. São Paulo: Loyola, 2001.
BERTOMEU, João Vicente Cegato. Criação na Propaganda Impressa. São Paulo: Futura, 2002.
HOFF, Tânia; GABRIELLI, Lourdes. Redação Publicitária: para cursos de comunicação, publicidade e propaganda. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

LADEIRA, Julieta de Godoy. Criação de Propaganda. São Paulo: Global, 1997.
VIEIRA, Stalimir. Raciocínio Criativo na Publicidade. São Paulo: Loyola, 2001.
BERTOMEU, João Vicente Cegato. Criação na Propaganda Impressa. São Paulo: Futura, 2002.
HOFF, Tânia; GABRIELLI, Lourdes. Redação Publicitária: para cursos de comunicação, publicidade e propaganda. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

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