Plano de Ensino

Turma 1316 - Propaganda Ideológica – Marketing Político - 2011/1

Curso:

Período: 6

Professor(es): Renato Bichara Grilo

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2011/1

Ementa

História política do Brasil. Conceitos básicos no estudo dos métodos e técnicas para propagação ideológica. Planejamento estratégico de campanhas eleitorais. Pesquisas eleitorais. Organização de campanha. Comunicação aplicada ao processo eleitoral. Marketing político.

Competências

A disciplina propaganda ideológica e política contribui no desenvolvimento das seguintes competências:

Que o aluno seja capaz de aplicar os conceitos do marketing político e eleitoral a partir do conhecimento das noções básicas da política, do marketing e da propaganda.

Objetivos

Programa

- Propaganda Política: Características Históricas e Ideológicas
- As Assessorias de Marketing, Propaganda, Política e o Candidato
- Conceito de Propaganda Política, Imagem Pública, Marketing Político e Marketing Eleitoral
- A Arte de Administrar uma Campanha
- Organograma da Campanha
- Planejamento da Campanha
- O Programa de Governo ou a Ação Parlamentar
- Pesquisa na Área Política
- Orçamento da Campanha
- Veículos de Comunicação de Massa: Relacionamento do Candidato x Imprensa
- Assessoria Jurídica e Legislação Eleitoral
- Propaganda Política Local e Regional
- Análise Semiótica da Propaganda Eleitoral
- Projeto Interdisciplinar e Campanha Eleitoral
- Revisão

Metodologia

Tem-se como proposta uma condução que transite do texto/conteúdo técnico da propaganda ideológica para o contexto/situações características do marketing político, visando, por meio de aulas expositivas, desenvolver no aluno a capacidade analítica e aplicativa relativa à sua atuação como publicitário. Ainda fazem parte da metodologia simulação de situações reais de campanha política, seminários para apresentação de trabalhos de pesquisa e estudos dirigidos em sala de aula. Quanto às aulas semipresenciais, funcionarão no sistema web, via portal da instituição, onde estarão disponíveis três atividades da disciplina a serem realizadas de acordo com os critérios estabelecidos.

Avaliação

• O processo avaliativo será contínuo (diagnóstico, formativo e somativo), por meio de observação quanto à participação, ao interesse e à pontualidade na apresentação e entrega de trabalhos individuais e em pequenos grupos. Espera-se que as apresentações dos alunos, orais e/ou por escrito, demonstrem conhecimento do conteúdo, coerência, adequação, entusiasmo, consciência crítica e postura profissional. Como também é desejável o uso adequado de recursos didáticos e/ou audiovisuais. A prática da elaboração de peças publicitárias ocupará lugar de destaque.
• Notas de G1:
Avaliação escrita (5,0)
Formação das coligações e preparativos para a realização de um referendo, inclusive pesquisas virgens qualitativas e quantitativas (4,0)
Notas de G2:
Desenvolvimento e veiculação da Campanha Política, realização de debate e pesquisas eleitorais e relatório pós-campanha (7,0)
Avaliação escrita (3,0)

Substitutiva de grau:
Avaliação- Assunto cumulativo do semestre
Prova (v.10,0), conforme resolução institucional.

Bibliografia

Básica

ARISTÓTELES. Política. 2.ed Tradução de Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Martins Fontes, 2000
GAUDÊNCIO, Torquato. Tratado de comunicação organizacional e política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
RITA, Chico Santa. Batalhas eleitorais: (25 anos de Marketing Político). São Paulo: Geração Editorial, 2002.

ARISTÓTELES. Política. 2.ed Tradução de Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Martins Fontes, 2000
GAUDÊNCIO, Torquato. Tratado de comunicação organizacional e política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
RITA, Chico Santa. Batalhas eleitorais: (25 anos de Marketing Político). São Paulo: Geração Editorial, 2002.

ARISTÓTELES. Política. 2.ed Tradução de Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Martins Fontes, 2000
GAUDÊNCIO, Torquato. Tratado de comunicação organizacional e política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
RITA, Chico Santa. Batalhas eleitorais: (25 anos de Marketing Político). São Paulo: Geração Editorial, 2002.

ARISTÓTELES. Política. 2.ed Tradução de Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Martins Fontes, 2000
GAUDÊNCIO, Torquato. Tratado de comunicação organizacional e política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
RITA, Chico Santa. Batalhas eleitorais: (25 anos de Marketing Político). São Paulo: Geração Editorial, 2002.

ARISTÓTELES. Política. 2.ed Tradução de Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Martins Fontes, 2000
GAUDÊNCIO, Torquato. Tratado de comunicação organizacional e política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
RITA, Chico Santa. Batalhas eleitorais: (25 anos de Marketing Político). São Paulo: Geração Editorial, 2002.

ARISTÓTELES. Política. 2.ed Tradução de Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Martins Fontes, 2000
GAUDÊNCIO, Torquato. Tratado de comunicação organizacional e política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
RITA, Chico Santa. Batalhas eleitorais: (25 anos de Marketing Político). São Paulo: Geração Editorial, 2002.

ARISTÓTELES. Política. 2.ed Tradução de Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Martins Fontes, 2000
GAUDÊNCIO, Torquato. Tratado de comunicação organizacional e política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
RITA, Chico Santa. Batalhas eleitorais: (25 anos de Marketing Político). São Paulo: Geração Editorial, 2002.

Complementar

KUNTZ, Ronald. Manual de campanha eleitoral: marketing político. São Paulo: Global, 2002.
QUEIROZ, Adolfo. Na arena do marketing político: ideologia e propaganda nas campanhas presidenciais brasileiras. São Paulo: Summus, 2006.
MANHANELLI, Carlos Augusto. Eleição é guerra. São Paulo: Summus, 1995.
TEIXEIRA, Dilma. Marketing político e eleitoral. São Paulo: Novo século, 2006.

KUNTZ, Ronald. Manual de campanha eleitoral: marketing político. São Paulo: Global, 2002.
QUEIROZ, Adolfo. Na arena do marketing político: ideologia e propaganda nas campanhas presidenciais brasileiras. São Paulo: Summus, 2006.
MANHANELLI, Carlos Augusto. Eleição é guerra. São Paulo: Summus, 1995.
TEIXEIRA, Dilma. Marketing político e eleitoral. São Paulo: Novo século, 2006.

KUNTZ, Ronald. Manual de campanha eleitoral: marketing político. São Paulo: Global, 2002.
QUEIROZ, Adolfo. Na arena do marketing político: ideologia e propaganda nas campanhas presidenciais brasileiras. São Paulo: Summus, 2006.
MANHANELLI, Carlos Augusto. Eleição é guerra. São Paulo: Summus, 1995.
TEIXEIRA, Dilma. Marketing político e eleitoral. São Paulo: Novo século, 2006.

KUNTZ, Ronald. Manual de campanha eleitoral: marketing político. São Paulo: Global, 2002.
QUEIROZ, Adolfo. Na arena do marketing político: ideologia e propaganda nas campanhas presidenciais brasileiras. São Paulo: Summus, 2006.
MANHANELLI, Carlos Augusto. Eleição é guerra. São Paulo: Summus, 1995.
TEIXEIRA, Dilma. Marketing político e eleitoral. São Paulo: Novo século, 2006.

KUNTZ, Ronald. Manual de campanha eleitoral: marketing político. São Paulo: Global, 2002.
QUEIROZ, Adolfo. Na arena do marketing político: ideologia e propaganda nas campanhas presidenciais brasileiras. São Paulo: Summus, 2006.
MANHANELLI, Carlos Augusto. Eleição é guerra. São Paulo: Summus, 1995.
TEIXEIRA, Dilma. Marketing político e eleitoral. São Paulo: Novo século, 2006.

KUNTZ, Ronald. Manual de campanha eleitoral: marketing político. São Paulo: Global, 2002.
QUEIROZ, Adolfo. Na arena do marketing político: ideologia e propaganda nas campanhas presidenciais brasileiras. São Paulo: Summus, 2006.
MANHANELLI, Carlos Augusto. Eleição é guerra. São Paulo: Summus, 1995.
TEIXEIRA, Dilma. Marketing político e eleitoral. São Paulo: Novo século, 2006.

KUNTZ, Ronald. Manual de campanha eleitoral: marketing político. São Paulo: Global, 2002.
QUEIROZ, Adolfo. Na arena do marketing político: ideologia e propaganda nas campanhas presidenciais brasileiras. São Paulo: Summus, 2006.
MANHANELLI, Carlos Augusto. Eleição é guerra. São Paulo: Summus, 1995.
TEIXEIRA, Dilma. Marketing político e eleitoral. São Paulo: Novo século, 2006.

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