
Plano de Ensino
Turma 1301 - Comunicação Visual - 2012/1
Curso:
Período: 1
Professor(es): Vladimir Alencastro Feitosa
Carga Horária: 68 h
Ano/Semestre: 2012/1
Ementa
Desenvolvimento da comunicação visual. Elementos da linguagem visual. Funções e princípios de planejamento. Imagem como instrumento do contexto social.
Competências
A disciplina contribui no desenvolvimento das seguintes competências:
• Proporcionar ao acadêmico o conhecimento e o re-conhecimento dos elementos básicos das linguagens visuais, bem como a percepção dos processos que permeiam o universo da comunicação visual;
• Ser ético, pontual e entusiasmado pela compreensão da comunicação visual, visando posterior atuação profissional.
Objetivos
Programa
Alfabetismo Visual
Conceitos de Semiótica e Semiologia
Funções da imagem
Imagem e significação
Cores
Tipologias
Artes visuais
Influência das novas tecnologias na comunicação visual
Metodologia
As aulas terão caráter teórico-expositivos, com exposição teórica pelo professor, posterior discussão sobre o tema abordado e aplicação prática aos conteúdos estudados, através de análises visuais em diferentes suportes de comunicação (jornais, programas de televisão, capas de CD,s, DVD,s, cartazes de cinema, folders, banners e peças gráficas em geral). Para as aulas semipresenciais será utilizado sistema web, via plataforma da Instituição (www.ulbra-to.br), onde estarão disponíveis três atividades da disciplina que deverão ser respondidas pelos alunos e analisadas pelo professor definindo pela sua validação ou não, de acordo com a qualidade da resposta apresentada. Para a realização dessas atividades metodológicas é imprescindível a leitura antecipada dos textos teóricos definidos.
Avaliação
• O processo avaliativo será contínuo (diagnóstico, formativo e somativo), por meio de observação quanto à participação, ao interesse e à pontualidade na apresentação e entrega de trabalhos individuais e em pequenos grupos. Espera-se que as apresentações dos alunos, orais e/ou por escrito, demonstrem conhecimento do conteúdo, coerência, adequação, entusiasmo, consciência crítica e postura profissional. Como também é desejável o uso adequado de recursos didáticos e/ou audiovisuais.
• Notas de G1:
As notas para a avaliação de G1 serão distribuídas da seguinte forma:
avaliação escrita (6,0);
produção de textos sobre os assuntos discutidos (2,0);
análise visual de peças publicitárias (2,0)
• Notas de G2:
As notas para a avaliação de G2 serão distribuídas da seguinte forma:
avaliação escrita (6,0);
análise visual e crítica de evento a ser definido (1,0);
produção de texto sobre a comunicação visual em eventos a serem definidos (2,0);
produção de textos analisando cartazes de cinema (1,0).
Substitutiva de grau:
Avaliação- Assunto cumulativo do semestre
Prova (10,0), conforme resolução institucional.
OBS: nas produções escritas será considerado o processo desenvolvido pelo acadêmico e sua capacidade se síntese e consciência crítica. Às cópias de textos da Internet ou de outras fontes serão atribuídos a nota zero.
Bibliografia
Básica
FARINA, Modesto, Psicodinâmica das cores em comunicação. 5° ed. São Paulo: Edgard Blusher, 2000.
NEIVA JR, Eduardo. A imagem. São Paulo: Ática, 1994.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual; tradução de Jefferson Luiz Camargo. 2a ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997
FARINA, Modesto, Psicodinâmica das cores em comunicação. 5° ed. São Paulo: Edgard Blusher, 2000.
NEIVA JR, Eduardo. A imagem. São Paulo: Ática, 1994.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual; tradução de Jefferson Luiz Camargo. 2a ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997
FARINA, Modesto, Psicodinâmica das cores em comunicação. 5° ed. São Paulo: Edgard Blusher, 2000.
NEIVA JR, Eduardo. A imagem. São Paulo: Ática, 1994.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual; tradução de Jefferson Luiz Camargo. 2a ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997
FARINA, Modesto, Psicodinâmica das cores em comunicação. 5° ed. São Paulo: Edgard Blusher, 2000.
NEIVA JR, Eduardo. A imagem. São Paulo: Ática, 1994.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual; tradução de Jefferson Luiz Camargo. 2a ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997
FARINA, Modesto, Psicodinâmica das cores em comunicação. 5° ed. São Paulo: Edgard Blusher, 2000.
NEIVA JR, Eduardo. A imagem. São Paulo: Ática, 1994.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual; tradução de Jefferson Luiz Camargo. 2a ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997
FARINA, Modesto, Psicodinâmica das cores em comunicação. 5° ed. São Paulo: Edgard Blusher, 2000.
NEIVA JR, Eduardo. A imagem. São Paulo: Ática, 1994.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual; tradução de Jefferson Luiz Camargo. 2a ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997
FARINA, Modesto, Psicodinâmica das cores em comunicação. 5° ed. São Paulo: Edgard Blusher, 2000.
NEIVA JR, Eduardo. A imagem. São Paulo: Ática, 1994.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual; tradução de Jefferson Luiz Camargo. 2a ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997
FARINA, Modesto, Psicodinâmica das cores em comunicação. 5° ed. São Paulo: Edgard Blusher, 2000.
NEIVA JR, Eduardo. A imagem. São Paulo: Ática, 1994.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual; tradução de Jefferson Luiz Camargo. 2a ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997
FARINA, Modesto, Psicodinâmica das cores em comunicação. 5° ed. São Paulo: Edgard Blusher, 2000.
NEIVA JR, Eduardo. A imagem. São Paulo: Ática, 1994.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual; tradução de Jefferson Luiz Camargo. 2a ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997
Complementar
PLAZA, Júlio e TAVARES, Mônica. Processos criativos com os meios eletrônicos: poéticas digitais. São Paulo: Hucitec, 1998.
AUMONT, Jacques. A Imagem. Campinas: Papirus, 1993.
MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BERGER, John. Modos de ver; tradução de Lúcia Olinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1999
HURLBURT, A. Layout: o design da página impressa. São Paulo: Nobel, 1999.
PLAZA, Júlio e TAVARES, Mônica. Processos criativos com os meios eletrônicos: poéticas digitais. São Paulo: Hucitec, 1998.
AUMONT, Jacques. A Imagem. Campinas: Papirus, 1993.
MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BERGER, John. Modos de ver; tradução de Lúcia Olinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1999
HURLBURT, A. Layout: o design da página impressa. São Paulo: Nobel, 1999.
PLAZA, Júlio e TAVARES, Mônica. Processos criativos com os meios eletrônicos: poéticas digitais. São Paulo: Hucitec, 1998.
AUMONT, Jacques. A Imagem. Campinas: Papirus, 1993.
MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BERGER, John. Modos de ver; tradução de Lúcia Olinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1999
HURLBURT, A. Layout: o design da página impressa. São Paulo: Nobel, 1999.
PLAZA, Júlio e TAVARES, Mônica. Processos criativos com os meios eletrônicos: poéticas digitais. São Paulo: Hucitec, 1998.
AUMONT, Jacques. A Imagem. Campinas: Papirus, 1993.
MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BERGER, John. Modos de ver; tradução de Lúcia Olinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1999
HURLBURT, A. Layout: o design da página impressa. São Paulo: Nobel, 1999.
PLAZA, Júlio e TAVARES, Mônica. Processos criativos com os meios eletrônicos: poéticas digitais. São Paulo: Hucitec, 1998.
AUMONT, Jacques. A Imagem. Campinas: Papirus, 1993.
MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BERGER, John. Modos de ver; tradução de Lúcia Olinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1999
HURLBURT, A. Layout: o design da página impressa. São Paulo: Nobel, 1999.
PLAZA, Júlio e TAVARES, Mônica. Processos criativos com os meios eletrônicos: poéticas digitais. São Paulo: Hucitec, 1998.
AUMONT, Jacques. A Imagem. Campinas: Papirus, 1993.
MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BERGER, John. Modos de ver; tradução de Lúcia Olinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1999
HURLBURT, A. Layout: o design da página impressa. São Paulo: Nobel, 1999.
PLAZA, Júlio e TAVARES, Mônica. Processos criativos com os meios eletrônicos: poéticas digitais. São Paulo: Hucitec, 1998.
AUMONT, Jacques. A Imagem. Campinas: Papirus, 1993.
MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BERGER, John. Modos de ver; tradução de Lúcia Olinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1999
HURLBURT, A. Layout: o design da página impressa. São Paulo: Nobel, 1999.
PLAZA, Júlio e TAVARES, Mônica. Processos criativos com os meios eletrônicos: poéticas digitais. São Paulo: Hucitec, 1998.
AUMONT, Jacques. A Imagem. Campinas: Papirus, 1993.
MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BERGER, John. Modos de ver; tradução de Lúcia Olinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1999
HURLBURT, A. Layout: o design da página impressa. São Paulo: Nobel, 1999.
PLAZA, Júlio e TAVARES, Mônica. Processos criativos com os meios eletrônicos: poéticas digitais. São Paulo: Hucitec, 1998.
AUMONT, Jacques. A Imagem. Campinas: Papirus, 1993.
MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BERGER, John. Modos de ver; tradução de Lúcia Olinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1999
HURLBURT, A. Layout: o design da página impressa. São Paulo: Nobel, 1999.