
Plano de Ensino
Turma 1311 - Redação Publicitária II – Áudio - 2012/1
Curso:
Período: 4
Professor(es): Suzi Américo Nogueira da Silva
Carga Horária: 68 h
Ano/Semestre: 2012/1
Ementa
História do rádio no Brasil e no mundo. Linguagem auditiva. Técnicas de criação. Estilos de redação. Departamentos de rádio e produtoras de áudio.
Competências
A disciplina Redação Publicitária II: Rádio contribui no desenvolvimento das seguintes competências:
Que o aluno seja capaz de aplicar os conceitos da redação publicitária no veículo rádio, conhecendo as nuances deste veículo e sendo capaz de adaptar as diferentes linguagens publicitárias para este meio.
Objetivos
Programa
- A invenção do Rádio e sua contribuição social.
-História do Rádio no Brasil e no mundo.
- Linguagem auditiva.
- Técnicas de criação.
- Roteiro para Spot.
- Roteiro para Jingle.
- Efeitos sonoros e seus impactos na publicidade para rádio.
- Estilos de redação.
- Integrando o rádio à campanha publicitária.
- Departamentos de rádio e produtoras de áudio.
Metodologia
Tem-se como proposta desenvolver no aluno a capacidade analítica e aplicativa relativa à sua atuação como publicitário no meio rádio. Ainda fazem parte da metodologia simulação de situações reais de utilização de rádio em campanhas publicitárias, seminários para apresentação de trabalhos de pesquisa e estudos dirigidos em sala de aula. Quanto às aulas semipresenciais, funcionarão no sistema web, via portal da instituição, onde estarão disponíveis três atividades da disciplina a serem realizadas de acordo com os critérios estabelecidos.
Avaliação
O processo avaliativo será contínuo, por meio de observação quanto à participação, ao interesse e à pontualidade na apresentação e entrega de trabalhos individuais e em pequenos grupos. Espera-se que as apresentações dos alunos, orais e/ou por escrito, demonstrem conhecimento do conteúdo, coerência, adequação, entusiasmo, consciência crítica e postura profissional. Como também é desejável o uso adequado de recursos didáticos e/ou audiovisuais. A prática da elaboração de peças publicitárias ocupará lugar de destaque.
Notas de G1:
• 1- Avaliação escrita (6,0)
• 2 – Seminários (2,0)
• 3- Trabalhos (2,0)
Notas de G2:
1- Avaliação escrita (6,0)
2- Trabalhos (4,0)
Prova Substitutiva de grau:
Avaliação- Assunto cumulativo do semestre. Prova (v.10,0), conforme resolução institucional
Bibliografia
Básica
FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio: o veículo, a história e a técnica. 2. ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2001. GABRIELLI, Lourdes. Redação publicitária. São Paulo: Campus Elsevier, 2004. MCLEISH, Robert. Produção de Rádio: um guia abrangente de produção radiofônica. 2. ed. São Paulo: Summus, 2001.
FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio: o veículo, a história e a técnica. 2. ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2001. GABRIELLI, Lourdes. Redação publicitária. São Paulo: Campus Elsevier, 2004. MCLEISH, Robert. Produção de Rádio: um guia abrangente de produção radiofônica. 2. ed. São Paulo: Summus, 2001.
FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio: o veículo, a história e a técnica. 2. ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2001. GABRIELLI, Lourdes. Redação publicitária. São Paulo: Campus Elsevier, 2004. MCLEISH, Robert. Produção de Rádio: um guia abrangente de produção radiofônica. 2. ed. São Paulo: Summus, 2001.
Complementar
SANT’ANNA, Armando; Propaganda: Teoria, Técnica e Prática. São Paulo: Pioneira; Thomson, 2002. PEDREBOM, José; Curso de Propaganda: do anúncio à comunicação integrada; São Paulo: Atlas, 2008. MARTINS, Zeca; Redação Publicitária: a prática na prática; São Paulo: Atlas, 2003.
SANT’ANNA, Armando; Propaganda: Teoria, Técnica e Prática. São Paulo: Pioneira; Thomson, 2002. PEDREBOM, José; Curso de Propaganda: do anúncio à comunicação integrada; São Paulo: Atlas, 2008. MARTINS, Zeca; Redação Publicitária: a prática na prática; São Paulo: Atlas, 2003.
SANT’ANNA, Armando; Propaganda: Teoria, Técnica e Prática. São Paulo: Pioneira; Thomson, 2002. PEDREBOM, José; Curso de Propaganda: do anúncio à comunicação integrada; São Paulo: Atlas, 2008. MARTINS, Zeca; Redação Publicitária: a prática na prática; São Paulo: Atlas, 2003.