
Plano de Ensino
Turma 1315 - Projeto Experimental em Publicidade e Propaganda II - Ação Comunitária - 2014/1
Curso:
Período: 7
Professor(es): Valdirene Cássia da Silva
Carga Horária: 68 h
Ano/Semestre: 2014/1
Ementa
Responsabilidade social nas organizações. Ação comunitária como estratégia de comunicação. Etapas do projeto de ação comunitária.
Competências
Ao final da disciplina, o acadêmico deve ser capaz de:
Planejar e executar projeto publicitário de intervenção social na comunidade.
Objetivos
Programa
1. O papel social da comunicação.
2. O que é ação comunitária e suas interfaces com a comunicação social
3. A ação comunitária enquanto elemento agregador no processo de construção de imagem.
4. Cobertura midiática com foco social.
5. Modelos e etapas do projeto de ação comunitária.
6. Preparação, execução e finalização do projeto de ação comunitária.
Metodologia
A proposta implica em utilizar, de forma adequada, a reflexão em torno da disciplina e alcançar os objetivos preestabelecidos no plano de ensino, a partir de aulas expositivas, atividades em grupo; realização de seminários e debates em sala de aula. Como a disciplina apresenta um aporte prático, os alunos deverão produzir o projeto de ação comunitária. Este projeto será apresentado e avaliado em banca, constituída por professores do Curso de Comunicação. Execução das atividades previstas. Para as aulas semipresenciais será utilizado sistema web, via plataforma da Instituição (www.ulbra-to.br), onde estarão disponíveis duas atividades da disciplina, como também os critérios a serem observados pelo acadêmico ao publicar as respostas solicitadas.
Avaliação
A avaliação será contínua levando em consideração o interesse, a consciência crítica, a criatividade, a postura, a participação e a pontualidade em sala de aula e na entrega e apresentação das atividades realizadas na disciplina (individuais ou em pequenos grupos).
G1
Confecção do projeto escrito de ação comunitária - qualificação (individual) (10,0)
G2
Implementação da proposta e apresentação em banca (10,0)
Conforme definido nas normas que regulamentam os projetos experimentais, a substituição não se aplica a essa disciplina.
OBS: na produção escrita serão considerados o processo desenvolvido pelo acadêmico e sua capacidade se síntese e consciência crítica. Às cópias de textos da Internet ou de outras fontes será atribuída a nota zero.
Bibliografia
Básica
PINHO, José Benedito. Propaganda institucional: usos e funções da propaganda em relações públicas. 2. ed. São Paulo: Summus, 1990.
ANDRADE, Cândido Teobaldo de Souza. Curso de relações públicas: relações com os diferentes públicos. 5. ed. São Paulo : Atlas, 1994.
NEVES, Roberto de Castro. Imagem empresarial: como as organizações [e as pessoas] podem proteger e tirar partido do seu maior patrimônio. 3. ed. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.
Complementar
FRANÇA, Fábio; FREITAS, Sidinéia Gomes. Manual da qualidade em projetos de comunicação. São Paulo: Pioneira, 1997.
KUNSCH, Margarida Maria Krchling. Universidade e comunicação na edificação da sociedade. São Paulo : Loyola, 1992.
MEDEIROS FILHO, Bernabé. Como as empresas podem participar de programas de segurança alimentar com mobilização dos funcionários. São Paulo: Ethos, 2003.
NOGUEIRA, Nemércio. Opinião pública e democracia: desafios à empresa. São Paulo: Nobel, 1987.
SROUR, Robert Henry. Ética empresarial: posturas responsáveis nos negócios, na política e nas relações pessoais. Rio de Janeiro: Campus, 2000.