Plano de Ensino

Turma 1317 - Gestão da Comunicação Integrada - 2014/1

Curso:

Período: 7

Professor(es): Valdirene Cássia da Silva

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2014/1

Ementa

Conjunto de conhecimentos e atividades direcionadas para o desenvolvimento de competências e habilidades práticas que assegurem a ação profissional na área de gestão da comunicação integrada. Implementação do projeto de comunicação integrada.

Competências

Ao final da disciplina, o acadêmico deve ser capaz de:

Entender a comunicação como um setor integrado à estrutura organizacional e seu desenvolvimento no contexto das organizações em geral.

Objetivos

Programa

1. Planejamento: conceituação geral e abrangência
2. Planejamento estratégico: evolução conceitual e processo metodológico de implementação.
3. Cultura e identidade nas sociedades contemporâneas.
4. Plano estratégico de comunicação organizacional: princípios, processos e formulação.
5. Planejamento de comunicação integrada: função básica.

Metodologia

A proposta implica em utilizar, de forma adequada, a reflexão em torno da disciplina e alcançar os objetivos preestabelecidos no plano de ensino, a partir de aulas expositivas, atividades em grupo; realização de seminários e debates em sala de aula.
Como a disciplina apresenta um aporte prático, serão realizadas atividades junto às instituições da cidade.
A carga horária deste estágio é de 4h semanais, em campo, por aluno. Os horários para o campo serão acordados com os alunos e o supervisor do campo. As atividades de estágio ocorrerão em instituições, com presença obrigatória até o final do semestre. Estas acontecerão de forma interativa, socializada e reflexiva, utilizando-se relatos, discussões e supervisão das experiências dos estagiários, assim como estudo para embasamento teórico. Os estagiários são responsáveis pelo preenchimento de documentos solicitados pela coordenação de estágio. FICHA DE CADASTRO DO ESTAGIÁRIO E REGISTRO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO ESTAGIO.

Avaliação

No que diz respeito aos conteúdos da disciplina, a avaliação será contínua levando-se em consideração o interesse, a consciência crítica, a criatividade, a postura, a participação e a pontualidade em sala de aula e na entrega e apresentação das atividades realizadas na disciplina (individuais ou em pequenos grupos). Consistirá em notas parciais atribuídas a uma prova e a trabalhos realizados no decorrer da disciplina, abordando os conteúdos ministrados. Em relação ao estágio: conforme ficha de avaliação apresentada aos alunos e relatório com seqüência estabelecida pelo conselho de curso.
G1
1.Prova escrita individual, com questões objetivas e subjetivas (5.0)
2.Leitura e debate de 04 textos (0.5 cada um)
3.Apresentação de seminários (3.0)
G2
Implementação do planejamento de comunicação (8,0)
Relatório final do estágio (2,0)
OBS: nas produções escritas será considerado o processo desenvolvido pelo acadêmico e sua capacidade se síntese e consciência crítica. Às cópias de textos da Internet ou de outras fontes será atribuída a nota zero.

Bibliografia

Básica

KUNSCH, Margarida M. Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003.

REED, Nelson; LOUREIRO, Mauro. Cultura organizacional: vencendo o dragão da resistência. Rio de Janeiro : Imagem, 1996.

TORQUATO DO REGO, Francisco Gaudêncio. Comunicação empresarial, comunicação institucional: conceitos, estratégias, sistemas, estruturas, planejamento e técnicas. São Paulo: Summus, 1986.

Complementar

BARQUERO CABRERO, José Daniel & BARQUERO CABRERO, Mário. O livro de ouro das relações públicas. Trad. de Abílio Fonseca. Porto: Porto Editora, 2001.

CAHEN, Roger. Tudo que seus gurus não lhe contaram sobre comunicação empresarial: a imagem como patrimônio da empresa e ferramenta de marketing. São Paulo: Best Seller, 1990.

FRANÇA, Fábio. Manual da qualidade em projetos de comunicação. São Paulo: Pioneira, 1997.

GIA GALGLIA, Maria Cecília. Organização de eventos: teoria e prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

TORQUATO DO REGO, Francisco Gaudêncio. Cultura, poder, comunicação e imagem: fundamentos da nova empresa. São Paulo: Pioneira, 1991.