Plano de Ensino

Turma 1318 - Psicologia da Comunicação (Optativa) - 2014/1

Curso:

Período: 1

Professor(es): Irenides Teixeira

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2014/1

Ementa

A relação homem – linguagens - comunicação. Questões sociais e culturais que influenciam o comportamento humano. A cultura digital e o sujeito contemporâneo. Psicologia das cores. Psicologia do consumidor e da propaganda. Mídias, subjetividades e representações sociais.

Competências

Ao final da disciplina, o acadêmico deve ser capaz de:

- Desenvolver a capacidade crítica, a análise reflexiva e o poder de síntese a partir da compreensão dos assuntos estudados pela psicologia da comunicação.

Objetivos

Programa

A psicologia enquanto ciência e sua aplicação no campo da comunicação
Definições e aplicabilidade da Psicologia e da Comunicação no mundo contemporâneo
A interdisciplinaridade na Psicologia e na Psicologia da Comunicação
Linguagem, Comunicação e Cultura
O impacto da cultura no comportamento humano
Os grupos sociais e a Comunicação
Cultura digital e as tessituras das subjetividades
O narcisismo, a individualidade na contemporaneidade
A espetacularização do Eu
Narrativas pessoais e intimidade coletiva
Psicologia das cores
Psicologia do consumidor e da propaganda

Metodologia

A metodologia privilegia a condução teórico-reflexiva com objetivo de desenvolver nos acadêmicos a capacidade crítica, analítica e do saber-pensar, saber-fazer e saber-ser por meio de aulas expositivas e dialogadas, seminários para apresentação de trabalhos de pesquisa, web-atividades e estudos em sala de aula.

Avaliação

A avaliação será processual, contínua, qualitativa e cumulativa, utilizando os seguintes instrumentos:

AVALIAÇÃO DE G1
- Avaliação escrita com questões objetivas e subjetivas (6.0)
- Atividade: As classes sociais na publicidade e propaganda (1.5)
-  Atividade: A linguagem persuasiva e divulgação de marcas por meio da publicidade e propaganda. (2.5)

AVALIAÇÃO DE G2
- Avaliação escrita com questões objetivas e subjetivas (6.0)
- Atividade: O papel das mídias na difusão das representações sociais. (4.0)

SUBSTITUIÇÃO DE GRAU
- Avaliação escrita com questões objetivas e subjetivas (10.0)

CRITÉRIOS: exatidão de informações, clareza e domínio de conhecimento.

Bibliografia

Básica

BOCK, Ana Mercês. Furtado, Odair. Teixeira, Maria de Lourdes. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva. 1996.
COUTO, Edvaldo S., SILVA, Valdirene Cássia da e TEIXEIRA, Irenides (orgs.). Cultura e Comunicação visual. Canoas, RS: Editora da ULBRA, 2013. p
GADE, Christiane. Psicologia do consumidor. São Paulo: EPU, 1980.

BOCK, Ana Mercês. Furtado, Odair. Teixeira, Maria de Lourdes. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva. 1996.
COUTO, Edvaldo S., SILVA, Valdirene Cássia da e TEIXEIRA, Irenides (orgs.). Cultura e Comunicação visual. Canoas, RS: Editora da ULBRA, 2013. p
GADE, Christiane. Psicologia do consumidor. São Paulo: EPU, 1980.

BOCK, Ana Mercês. Furtado, Odair. Teixeira, Maria de Lourdes. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva. 1996.
COUTO, Edvaldo S., SILVA, Valdirene Cássia da e TEIXEIRA, Irenides (orgs.). Cultura e Comunicação visual. Canoas, RS: Editora da ULBRA, 2013. p
GADE, Christiane. Psicologia do consumidor. São Paulo: EPU, 1980.

BOCK, Ana Mercês. Furtado, Odair. Teixeira, Maria de Lourdes. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva. 1996.
COUTO, Edvaldo S., SILVA, Valdirene Cássia da e TEIXEIRA, Irenides (orgs.). Cultura e Comunicação visual. Canoas, RS: Editora da ULBRA, 2013. p
GADE, Christiane. Psicologia do consumidor. São Paulo: EPU, 1980.

BOCK, Ana Mercês. Furtado, Odair. Teixeira, Maria de Lourdes. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva. 1996.
COUTO, Edvaldo S., SILVA, Valdirene Cássia da e TEIXEIRA, Irenides (orgs.). Cultura e Comunicação visual. Canoas, RS: Editora da ULBRA, 2013. p
GADE, Christiane. Psicologia do consumidor. São Paulo: EPU, 1980.

BOCK, Ana Mercês. Furtado, Odair. Teixeira, Maria de Lourdes. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva. 1996.
COUTO, Edvaldo S., SILVA, Valdirene Cássia da e TEIXEIRA, Irenides (orgs.). Cultura e Comunicação visual. Canoas, RS: Editora da ULBRA, 2013. p
GADE, Christiane. Psicologia do consumidor. São Paulo: EPU, 1980.

BOCK, Ana Mercês. Furtado, Odair. Teixeira, Maria de Lourdes. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva. 1996.
COUTO, Edvaldo S., SILVA, Valdirene Cássia da e TEIXEIRA, Irenides (orgs.). Cultura e Comunicação visual. Canoas, RS: Editora da ULBRA, 2013. p
GADE, Christiane. Psicologia do consumidor. São Paulo: EPU, 1980.

BOCK, Ana Mercês. Furtado, Odair. Teixeira, Maria de Lourdes. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva. 1996.
COUTO, Edvaldo S., SILVA, Valdirene Cássia da e TEIXEIRA, Irenides (orgs.). Cultura e Comunicação visual. Canoas, RS: Editora da ULBRA, 2013. p
GADE, Christiane. Psicologia do consumidor. São Paulo: EPU, 1980.

Complementar

SANTAELLA, Lúcia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
ROCHA, Everardo P. Guimarães. A sociedade do sonho: comunicação, cultura e consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 1995.
LIPOVETSKY, Gilles: A Era do Vazio: ensaios sobre o individualismo contemporâneo. São Paulo: Manole, 2005.
BAUMAN, ZYGMUNT. Modernidade liquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 2001.
SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

SANTAELLA, Lúcia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
ROCHA, Everardo P. Guimarães. A sociedade do sonho: comunicação, cultura e consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 1995.
LIPOVETSKY, Gilles: A Era do Vazio: ensaios sobre o individualismo contemporâneo. São Paulo: Manole, 2005.
BAUMAN, ZYGMUNT. Modernidade liquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 2001.
SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

SANTAELLA, Lúcia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
ROCHA, Everardo P. Guimarães. A sociedade do sonho: comunicação, cultura e consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 1995.
LIPOVETSKY, Gilles: A Era do Vazio: ensaios sobre o individualismo contemporâneo. São Paulo: Manole, 2005.
BAUMAN, ZYGMUNT. Modernidade liquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 2001.
SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

SANTAELLA, Lúcia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
ROCHA, Everardo P. Guimarães. A sociedade do sonho: comunicação, cultura e consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 1995.
LIPOVETSKY, Gilles: A Era do Vazio: ensaios sobre o individualismo contemporâneo. São Paulo: Manole, 2005.
BAUMAN, ZYGMUNT. Modernidade liquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 2001.
SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

SANTAELLA, Lúcia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
ROCHA, Everardo P. Guimarães. A sociedade do sonho: comunicação, cultura e consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 1995.
LIPOVETSKY, Gilles: A Era do Vazio: ensaios sobre o individualismo contemporâneo. São Paulo: Manole, 2005.
BAUMAN, ZYGMUNT. Modernidade liquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 2001.
SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

SANTAELLA, Lúcia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
ROCHA, Everardo P. Guimarães. A sociedade do sonho: comunicação, cultura e consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 1995.
LIPOVETSKY, Gilles: A Era do Vazio: ensaios sobre o individualismo contemporâneo. São Paulo: Manole, 2005.
BAUMAN, ZYGMUNT. Modernidade liquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 2001.
SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

SANTAELLA, Lúcia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
ROCHA, Everardo P. Guimarães. A sociedade do sonho: comunicação, cultura e consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 1995.
LIPOVETSKY, Gilles: A Era do Vazio: ensaios sobre o individualismo contemporâneo. São Paulo: Manole, 2005.
BAUMAN, ZYGMUNT. Modernidade liquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 2001.
SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

SANTAELLA, Lúcia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
ROCHA, Everardo P. Guimarães. A sociedade do sonho: comunicação, cultura e consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 1995.
LIPOVETSKY, Gilles: A Era do Vazio: ensaios sobre o individualismo contemporâneo. São Paulo: Manole, 2005.
BAUMAN, ZYGMUNT. Modernidade liquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 2001.
SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

Material Digital