Plano de Ensino

Turma 1302 - Teorias da Comunicação - 2016/1

Curso:

Período: 2

Professor(es): Valdirene Cássia da Silva

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2016/1

Ementa

O objeto da comunicação social. Interdisciplinaridade e comunicação. Evolução dos estudos dos meios de comunicação de massa. Diversas correntes teóricas e os autores mais significativos da teoria da Comunicação Social. Processos de comunicação e suas relações no período contemporâneo.

Competências

Examinar de forma sistemática as teorias que orientam os estudos no campo da Comunicação, relacionando-as com as outras ciências e suas aplicações.

Objetivos

Programa

1. Comunicação: definições e paradigmas
1.1 Comunicação: campo interdisciplinar de conhecimento
1.2 Comunicação: conceitos, modelos, estruturas e paradigmas
1.3 Comunicação como campo de mediação social

2. Teorias clássicas da comunicação
2.1 Mass Communication Research ou Escola Americana
2.1.1 Teoria Hipodérmica
2.1.2 Abordagem Empírico-Experimental ou “da persuasão”
2.1.3 Abordagem Empírica de Campo ou “dos efeitos limitados”
2.1.4 Teoria Funcionalista

2.2 Escola Européia
2.2.1 Teoria Crítica ou Escola de Frankfurt
2.2.2 Teoria Culturológica
2.2.3 O Estruturalismo e a Comunicação

3. A transição no campo da comunicação
3.1 Os estudos culturais
3.2 As contribuições da perspectiva midialógica de Marshall Mcluhan
3.3 A Escola Latino-Americana

4. Novo paradigma da comunicação
4.1 A perspectiva sócio-construtivista
4.2 Novo olhar sobre o receptor
4.3 Mídia e sociabilidade
4.4 Tecnologias digitais

Metodologia

Aulas expositivas, leituras obrigatórias prévias e debates: tais métodos visam a apresentar os conteúdos da disciplina, mesclando a forma tradicional com uma perspectiva dialógica de participação dos alunos; Trabalhos e seminários em grupos: visam promover uma maior integração do corpo discente para que se possa estabelecer o intercâmbio de informações e a produção conjunta de conhecimento, bem como estimular o espírito crítico e a convivência com a pluralidade de formas de pensar; Exibição de filmes, documentários e produtos midiáticos: a partir de produtos midiáticos, pretende-se estabelecer uma articulação destes com os argumentos teóricos e conceituais trabalhados no decorrer da disciplina.

Avaliação

Consistirá em notas parciais atribuídas a  provas e a trabalhos realizados no decorrer da disciplina, abordando os conteúdos ministrados.

G1
A avaliação será contínua levando-se em consideração o interesse, a consciência crítica, a criatividade, a postura, a participação e a pontualidade em sala de aula e na entrega e apresentação das atividades realizadas na disciplina (individuais ou em pequenos grupos).

1.Prova escrita individual, com questões objetivas e subjetivas (6.0);

2.Seminário - (2,0) - Temas:
a) Teoria Hipodérmica;
b) Teoria Funcionalista;
c) Teoria da Informação;
d) Escola de Frankfurt;
e) Semiótica;
f) Estudos Culturais;
g) Estudos de Recepção;
h) Agenda Setting.

3.Jornada Teórica - (2,0)

G2

1. Prova escrita individual, com questões objetivas e subjetivas (6.0);

2. Análise de um produto de comunicação à luz das teorias trabalhadas (4.0);.

Substituição de grau: prova escrita individual, com questões objetivas e subjetivas (10,0).

Bibliografia

Básica

DE FLEUR, Melvin L. Teorias da comunicação de massa. Rio de janeiro: Zahar. 1993.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 4 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. 4 ed. Lisboa: Presença. 1995.

Complementar

BERLO, David Kenneth. O processo da comunicação. 10 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BORDENAVE, Juan E. Diaz. Além dos meios e mensagens. 7ed. Petrópolis. Vozes, 1995.
CASTELLS, Manuel. A era da informação. 4 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. 2 ed. São Paulo: Ed. 34, 2000.
MATTERLART, Armand. História das técnicas da comunicação. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2002.
THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade. 5 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

Material Digital