
Plano de Ensino
Turma 1302 - Teorias da Comunicação - 2016/1
Curso:
Período: 2
Professor(es): Valdirene Cássia da Silva
Carga Horária: 68 h
Ano/Semestre: 2016/1
Ementa
O objeto da comunicação social. Interdisciplinaridade e comunicação. Evolução dos estudos dos meios de comunicação de massa. Diversas correntes teóricas e os autores mais significativos da teoria da Comunicação Social. Processos de comunicação e suas relações no período contemporâneo.
Competências
Examinar de forma sistemática as teorias que orientam os estudos no campo da Comunicação, relacionando-as com as outras ciências e suas aplicações.
Objetivos
Programa
1. Comunicação: definições e paradigmas
1.1 Comunicação: campo interdisciplinar de conhecimento
1.2 Comunicação: conceitos, modelos, estruturas e paradigmas
1.3 Comunicação como campo de mediação social
2. Teorias clássicas da comunicação
2.1 Mass Communication Research ou Escola Americana
2.1.1 Teoria Hipodérmica
2.1.2 Abordagem Empírico-Experimental ou “da persuasão”
2.1.3 Abordagem Empírica de Campo ou “dos efeitos limitados”
2.1.4 Teoria Funcionalista
2.2 Escola Européia
2.2.1 Teoria Crítica ou Escola de Frankfurt
2.2.2 Teoria Culturológica
2.2.3 O Estruturalismo e a Comunicação
3. A transição no campo da comunicação
3.1 Os estudos culturais
3.2 As contribuições da perspectiva midialógica de Marshall Mcluhan
3.3 A Escola Latino-Americana
4. Novo paradigma da comunicação
4.1 A perspectiva sócio-construtivista
4.2 Novo olhar sobre o receptor
4.3 Mídia e sociabilidade
4.4 Tecnologias digitais
Metodologia
Aulas expositivas, leituras obrigatórias prévias e debates: tais métodos visam a apresentar os conteúdos da disciplina, mesclando a forma tradicional com uma perspectiva dialógica de participação dos alunos; Trabalhos e seminários em grupos: visam promover uma maior integração do corpo discente para que se possa estabelecer o intercâmbio de informações e a produção conjunta de conhecimento, bem como estimular o espírito crítico e a convivência com a pluralidade de formas de pensar; Exibição de filmes, documentários e produtos midiáticos: a partir de produtos midiáticos, pretende-se estabelecer uma articulação destes com os argumentos teóricos e conceituais trabalhados no decorrer da disciplina.
Avaliação
Consistirá em notas parciais atribuídas a provas e a trabalhos realizados no decorrer da disciplina, abordando os conteúdos ministrados.
G1
A avaliação será contínua levando-se em consideração o interesse, a consciência crítica, a criatividade, a postura, a participação e a pontualidade em sala de aula e na entrega e apresentação das atividades realizadas na disciplina (individuais ou em pequenos grupos).
1.Prova escrita individual, com questões objetivas e subjetivas (6.0);
2.Seminário - (2,0) - Temas:
a) Teoria Hipodérmica;
b) Teoria Funcionalista;
c) Teoria da Informação;
d) Escola de Frankfurt;
e) Semiótica;
f) Estudos Culturais;
g) Estudos de Recepção;
h) Agenda Setting.
3.Jornada Teórica - (2,0)
G2
1. Prova escrita individual, com questões objetivas e subjetivas (6.0);
2. Análise de um produto de comunicação à luz das teorias trabalhadas (4.0);.
Substituição de grau: prova escrita individual, com questões objetivas e subjetivas (10,0).
Bibliografia
Básica
DE FLEUR, Melvin L. Teorias da comunicação de massa. Rio de janeiro: Zahar. 1993.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 4 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. 4 ed. Lisboa: Presença. 1995.
Complementar
BERLO, David Kenneth. O processo da comunicação. 10 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BORDENAVE, Juan E. Diaz. Além dos meios e mensagens. 7ed. Petrópolis. Vozes, 1995.
CASTELLS, Manuel. A era da informação. 4 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. 2 ed. São Paulo: Ed. 34, 2000.
MATTERLART, Armand. História das técnicas da comunicação. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2002.
THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade. 5 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.